22 de abril de 2018

Proudly de novo, cinco anos depois

Cinco anos após assistir sua defesa de tese de doutorado, fui assistir, no dia 19 último (Dia do Exército) no Palácio "Duque de Caxias", a condecoração de meu filho, distinguido, assim como outros professores da UFF, com a "Medalha do Exército".



Onde encontrar as palavras para descrever o orgulho, a emoção?  Na cabeça impossível, ela estava envolta num turbilhão de sentimentos. No coração transbordante de alegrias muito menos.

Meu semblante, na foto ao lado dele, segurando o diploma que complementa medalha, diz tudo.


Outras pessoas, civis e militares, inclusive das outras armas (Marinha e Aeronáutica), também receberam a honraria.

Jamais havia entrado no Palácio Duque de Caxias, imponente edificação na Av. Presidente Vargas, no Rio de Janeiro.

Fachada do Palácio, com o Pantheon de Caxias na frente.

O salão nobre, chique, elegante, localizado no 9º andar, foi o local de entrega das medalhas e diplomas. Assisti das galerias, no 10º andar. 

Teto do salão com visão da galeria no 10º andar


Ricardo, meu filho, recebendo sua medalha, entregue por um oficial general

Quando da execução do Hino do Exército, pela banda militar acompanhada de um imenso coral dos militares (de todas as patentes) presentes à solenidade, foi emocionante.

Fiquei todo pimpão mesmo, e aquele pai, ou mãe, ou irmão que não ficaria, que atire a primeira pedra.

Notas:
1) Foi um projeto desenvolvido por alunos e professores da UFF, voltado a atendimento médico à longa distância que ensejou a condecoração. O Exército, desde logo, comprou e encampou a ideia.

2) Como prestei serviço militar obrigatório, ouvir o hino remeteu-me à juventude.. Todas as manhãs perfilados no pátio da 3ºRI, ouvíamos um hino e a "Ordem do Dia".

3) Imagem:
 Por Andrevruas - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12999647

6 comentários:

Riva disse...

Bom dia, meu caro.
Parabéns pela conquista do seu filho, consequência direta dos ensinamentos de vcs, Carrano e Wanda. Motivos mil para se sentirem orgulhosos e emocionados.

One more mission accomplished !

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Riva.

Bem sei o quanto você e Isa têm de orgulho dos filhos. Isso facilita avaliar os meus sentimentos.

Alódio Moledo dos Santos disse...

Parabéns, Carrano, pela homenagem prestada pelo exercito de Caxias ao seu filho em virtude do mérito dele e da educação recebida de seus pais

Jorge Carrano disse...

Muito obrigado, Alódio.

Maria Cecilia disse...

Parabéns ao Ricardo e a toda equipe. Estamos previsando de boas notícias no país. Parabéns ao pai coruja. Corujice plenamente justicada.

Jorge Carrano disse...

Transmitirei a ele, Ceci.

Quanto a mim terei que ir a uma loja de confecções comprar um terno mais largo. Não estou cabendo nos disponíveis no guarda-roupa (rsrsrs).