24 de abril de 2018

Londres ou Paris?

Não tenho dúvidas, mas admito que a capital parisiense tem seus encantos, como de resto toda a França.

Ao contrário do que pensava um amigo, de origem modesta e poucas letras,  mas que ganhou dinheiro empreendendo, Paris não é cognominada "Cidade Luz" porque tem uma iluminação feérica.

Berço do iluminismo desde o século XVIII transformou-se na Meca de escritores, compositores, pintores, pensadores.

Woody Allen, em seu filme "Meia Noite em Paris", aborda de passagem, ao fazer o personagem central retroagir no tempo, uma época memorável, quando se encontravam, em Montparnasse, figuras como Hemingway, Scott Fitzgerald, Cole Porter, Gertrude Stein, Picasso.

Hemingway e Fitzgerald, supracitados, são autores que fizeram de Paris e da Riviera cenários para suas obras de referência: "Paris é uma festa" e "Suave é a noite".











Romances, filmes, músicas aos milhares, não esgotaram as belezas da cidade, o charme, a elegância, o savoir-vivre dos perisienses.


Sim, pode ser que tenha procedência a critica feita por alguns de que os parisienses são arrogantes, não admitem falar outra língua, mas atribuo tal fato ao nosso estilo muito informal no trato.

Experimente um "je suis désolé" , um "pardon, monsieur", "um excusez moi", e verá que tudo se arranja.

Sim, aquele francês ginasiano tem seu valor quando na França. Veja o caso abaixo. Assinale a imagem que poderia ter como legenda "petit gateau":

 



Viu só? Sem sobremesa você não ficará.

Notas:
1) Trilha sonora do post em 

2) Locais famosos, cenários do filme de Woody Allen, em

3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Preciso perguntar ao Carlinhos, que conhece muito bem toda a França, se ele teve oportunidade de fazer o cruzeiro fluvial pelo rio Ródano, entre as cidades de Lyon e Avignon.

O trajeto permite conhecer vilarejos na Borgonha e na Provence.
Sem falar na gastronomia rica, desde os simples bouchons até os mais refinados restaurantes em Lyon.

Kayla disse...

Ah! Sem dúvida Paris. Viu como você descreveu? Ela e cheia de romance e música e comida. Ashuashuashua. Quer mais o que?

Jorge Carrano disse...

Bom gosto e refinamento, Kayla.

Música, para mim, nem tanto. Senão o jazz que é uma paixão dos franceses. Já foi mais, no passado, mas ainda é um pouco.