15 de dezembro de 2015

Silêncio obsequioso

Estou me impondo o silêncio obsequioso. A Santa Sé nada tem a ver com isso.

Assumo toda a culpa, ou melhor, como diria o Eurico, assumo toda a responsabilidade, não a culpa.


Quem achar que pode - e deve - atire a primeira pedra.

32 comentários:

Riva disse...

Não captei a mensagem, Amado Mestre !! rsrsrs

O que houve ?

Jorge Carrano disse...

O hermetismo é um recurso muito eficaz. Quantos poetas se consagraram e quantos filmes franceses foram premiados por conta desta manobra linguística?

Riva disse...

Non omnia quae vera sunt recte dixeris ....

Jorge Carrano disse...

Isso aí (rsrsrs).

Freddy disse...

Leitores, não fiquem nervosos com os textos em latim. É simples: instalem o Google Tradutor.
Para ler, copiem e colem do lado esquerdo, podendo deixar a opção de escolha automática de idioma. Do lado direito, escolham português. Pronto!

Para responder à altura, optem por português do lado esquerdo e escrevam seu comentário. Do lado direito, optem por latim ( ou grego, romeno, russo... ). Aí é só copiar e colar na área de comentários.

Só me faltava essa...

Jorge Carrano disse...

O STF tomará, hoje, uma decisão importantíssima para aos destinos do país.
O relator - Fachin - é novato, vamos ver como julgará.

Jorge Carrano disse...

Deixa eu explicar. A imprensa está noticiando que o ministro-relator irá manter, em seu voto, a eleição secreta para escolha da comissão de impeachment, na câmara dos deputados. Ou seja, fica valendo o procedimento adotado pelo Cunha.

A|tentem, entretanto, para os seguintes aspectos: os demais ministros não têm, necessariamente, que acompanhar o relator em seu voto.

Existem outros pontos igualmente relevantes, que serão objeto de decisão, quanto ao rito do processo de impeachment, se o mesmo for acatado.

Sim, a imprensa está antecipando a posição do min. Fachin porque ele já encaminhou aos seus pares o seu voto, e acabou vazando para a imprensa.

Jorge Carrano disse...

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2015/12/1719635-fachin-mantem-voto-secreto-para-comissao-do-impeachment.shtml

(Selecione e cole na barra do navegador)

Freddy disse...

Banco Central muda compulsório e favorece BTG-Pactual.
Disfarçou dizendo que é demanda de bancos pequenos desde 2003 mas... que coincidência...
http://oglobo.globo.com/economia/banco-central-muda-compulsorio-favorece-btg-18307822

Freddy disse...

Essa é antiga (de ontem): Plenário do Supremo aprova extinção da pena imposta a José Genoíno, ex-presidente do PT, no processo do Mensalão. Foi beneficiado por decreto assinado em dez/2014 por Dilma Rousseff.
Pode isso, Arnaldo?

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,plenario-do-supremo-aprova-perdao-para-genoino-no-processo-do-mensalao,1644295

Riva disse...

Circus armatus est. Sumus omnes pagani.
Clibanus succensus est in.



Jorge Carrano disse...

KKKKKK
Latim clássico ou latim vulgar? Pronúncia clássica ou reconstituída?
Parece coisa do Odorico Paraguaçu do senado romano.

Riva disse...

Paraguaçu cai bem ... os caras estão até envolvendo Cícero em seus discursos por lá !!

Agnus Dei qui tolis pecata mundi, misereri nobis .......... dona nobis pacem ...

PS: Et mulieres ???

Jorge Carrano disse...

Dominus vobiscum, dizia o padre; eu, coroinha, respondia: et cum spiritu tuo. O latim me persegue de longe ...

Sim, fui coroinha dois anos. Sou um ateu não praticante com passado católico. Tenho enorme respeito - e fé - por seu Ogum.

Por noblesse oblige, se o caso, vou a sinagogas e templos de quaisquer credos.

Riva disse...

Exato ... também fui coroinha nas missas do Instituto Abel (63 e 64), nas 1ª e 2ª séries do extinto Ginasial, quando as missas eram rezadas em latim, e isso me faz (ou seria faz-me, Profª Rachel ?) ter até hoje na memória muitas passagens decoradas em latim.

Também não sou católico, mas fui criado como um, até me rebelar, sem precisar usar a força kkkkkkk. E também gosto de , quando possível, assistir outros ritos.

O rito mais bonito que assisti na minha vida foi sem dúvida a Missa do Peregrino, em Santiago de Compostela, Espanha, que ocorre todos os domingos ao meio dia.
Atenção : aqui, again, uma observação : apesar de estar no mesmo meridiano que Lisboa e Porto, Santiago de Compostela é uma hora mais tarde do que o horário dessas cidades.

Um outro rito muito bonito mesmo que assisti foi o dos Mórmons, dominical, em Salt Lake City, Utah, EUA. Um coral de 150 vozes masculinas e femininas acompanhado de um mega órgão litúrgico, belíssimo. Eles escolhem um tema para a cerimônia do dia, que não dura mais que 45 minutos.

PS1: assistindo Barcelona x Time do Felipão, camp. mundial de clubes.

PS2: o que houve com elas, pq nos abandonaram ? Ana, Kayla, Beth, Alessandra ..... que blog machista !! rs



Jorge Carrano disse...

Sem dúvida, Riva. A Missa do Paregrino, quando efetuado todo o ritual (nem sempre ocorre), é fantástica, independentemente de fé religiosa. Nem sempre (é preciso pagar) põem em ação o incensário (botafumeiro). E o coral (todos os fiéis) com tenores e sopranos religiosos (frades e freiras) é de arrepiar. Tudo complementado pelo cheiro dos incensos. Já escrevi sobre isso, assim como você também (vide link abaixo), mas aqui, para variar, prefiro me referir à Universidade local, mencionada em post que está no outro link. Para quem não conhece o ritual, coloco um link com uma amostra.

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/10/portugal-emocao-cultura-e-gastronomia.html

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/09/universidades.html

https://www.youtube.com/watch?v=KPvZy-td7x4

(Selecionar cada qual de per si e colar na barra do navegador).

Freddy disse...

Quem é que vai se interessar por um blog que só publica política e futebol, em geral enfatizando algum lado negativo? Para se aborrecer com o cotidiano brasileiro, basta abrir qualquer jornal, virtual ou não.

Foi-se o tempo em que as generalidades eram mescladas a esses temas, gerando interesse pela diversidade. Para mim, essa é a maior razão do afastamento de comentaristas diversos, não só do sexo feminino. Sim, porque se garimpar o passado recente, só verá comentários do próprio Carrano, mais Riva, Freddy (reluto postar comentários políticos), um ou outro do Bouhid, além de 2 ou 3 de anônimos.

Faço votos de que um dia, quem sabe só no próximo ano, o Generalidades Especializadas tenha novamente em suas páginas política, futebol, viagens, música, piadas (de bom gosto), gastronomia (comidas e bebidas), curiosidades, ciências, filosofia, amenidades, etc.

Quem sabe plantando flores não atrairá pássaros e demais frequentadores de jardins? Sem deixar de ter em mente que entre o plantio e o florescer leva um tempo...

Enquanto isso, não me custa continuar divulgando o blog recentemente inaugurado de minha filha Flávia, sobre hotéis e destinos de viagem. Visitem (copiar e colar em seu navegador):

http://apaixonadosporhoteis.com.br/

Decerto é uma leitura bem mais amena que Dilma, Lula, Cunha, Câmara, Senado, CBF, etc.

Jorge Carrano disse...

Sem colaborador especializado ná rea, o manager teve que pinçar um link sobre descoberta que pode ser interessante:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2015/12/17/australianos-descobrem-planeta-potencialmente-habitavel-mais-proximo-da-terra.htm

Riva disse...

Antes, um take da nossa Pequenez ..... em:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2015/12/15/satelite-a-quase-2-milhoes-de-km-da-terra-captura-imagem-inedita-de-eclipse-lunar.htm

Esse assunto é para o Freddy dissecar para nós, mas vou dar meu pitaco. Se já é hiper difícil chegar e colonizar Marte, imaginem um planeta a 14 anos luz da Terra !!

Marte, quando na menor distância da Terra, dista 60.000.000 de km !!!!! Uau .....

14 anos luz, pelos meus cálculos, dá apenas 132.451.200.000.000 de kms .... traduzindo, 132 trilhões de kilômetros rsrsrsrs

A APOLLO XI, por exemplo, navegou a 38.000 km/h. Ou seja, com a nossa atual tecnologia, para alcançar esse planeta, a viagem duraria uns 397.000 anos !!

É isso mesmo, Freddy?

Os extraterrestres já dominam essa tecnologia, tanto é que estão sempre por aqui. Um dia talvez o ser humano atinja essa maturidade tecnológica, se não se autodestruir.

Jorge Carrano disse...

No frigir dos avos, a decisão do STF, ao julgar a ADPF, favoreceu Dilma.
Fiquei menos esperançoso no encaminhamento do processo de impedimento.

Freddy disse...

Eu ia mandar uma resposta antes do Riva, mas assuntos diversos tomaram a frente e me demorei, portanto...

Começo dizendo que mesmo que se descubra planetas em zonas habitáveis em estrelas tão próximas como o sistema Alfa de Centauro, a cerca de 4 anos luz de distância, é inviável com tecnologia convencional chegar a ele. Ou a qualquer outro.

Wolf 1061 é uma estrela anã, fria e provavelmente avermelhada (não consegui confirmar). O 3º planeta tem massa 4 vezes a da Terra e orbita Wolf 1061 em 67 dias, mais rápido que Mercúrio orbita o nosso Sol. Há várias consequências nessa proximidade, uma delas que pode estar com a mesma face virada para sua estrela, o que traz consequências climáticas desconhecidas pra nós, caso tenha água e atmosfera.

De qualquer maneira, tudo são conjecturas e a menos que haja no âmbito da física alguma descoberta que mude todos os conceitos atuais, jamais a alcançaremos. Nem ela nem nenhuma estrela próxima ou distante. As contas de Riva são corretas.

Quanto a fotografar um eclipse visto do outro lado, bem... Há muito que conversar sobre o que as sondas veem e que é impossível a nós, plantados que estamos no solo terrestre. Apesar de interessante, me impressionou muuuuito menos que as imagens da Cassini ou da New Horizons.

Quem sabe escrevo sobre isso, já que estou devendo a atualização das notícias de Plutão. Nos meios científicos, 2015 já é denominado "o ano de Plutão". Motivos não faltam.

Jorge Carrano disse...

Aguardaremos, então, Freddy.

Riva disse...

Voltando ao tema interplanetário, como viabilizar para um ser humano, uma viagem para um planeta distante 14 anos luz da Terra .... a descobrir e desenvolver essa tecnologia de se livrar da gravidade terrestre com pouco combustível, e se transportar em velocidades inimagináveis hoje em dia.
Que ela existe, existe !! Os extraterrestres têm nos visitado !!

Quanto ao STF hoje .... eu acho que quaquer coisa que decidirem, se for contrário à derrubada da Disgraça, o POVO vai botar pra quebrar. Não tem jeito. Esse governo acabou, a começar pelas mentiras da campanha.

Uma questão de ..... meses.

PS1: assisti todas as baterias de hoje do SURF. Foi emocionante !

A mega vitória do Medina sobre o Fanning nas semifinais, abrindo caminho para o Mineirinho, que surfou pra KCT também. E a cena dos brasileiros invadindo o mar para comemorar a conquista foi sensacional !!

Uma gota de alegria, nesse oceano de desesperança.

PS2: estava tenso para saber se meus cálculos poderiam estar errados, mas Freddy os confirmou .... ufa !! rsss



Riva ávido por conhecimento disse...

Um outro comentário para Freddy me explicar .... o que significa um planeta fazer a órbita em 67 dias, quando a fazemos em 365 dias ?

E que isso impacta ? Altera o que, para um ser humano ?

Jorge Carrano disse...

Riva,
Acho que esta o Freddy vai responder "dis costas".

Freddy disse...

O "ano" de cada planeta depende de sua distância ao seu sol e à massa de ambos. No sistema solar, dou uns exemplos de "ano", sendo a palavra dia relacionada diretamente às nossas 24 horas e os valores são aproximados, pois há vírgulas nas contas e algumas outras considerações sobre em que momento se considera que a órbita está completa:
Mercúrio - 88 dias
Vênus - 243 dias
Terra - 365 dias
Marte - 687 dias
Plutão - 248 anos terrestres

No caso de Wolf 1061, que é uma estrela anã, nela foram descobertos 3 planetas, todos muito próximos a ela, portanto a circulam bem rápidos. Contudo, a zona habitável dela também é muito próxima, pois é um sistema “compacto”. O planeta mais adequado à vida é grande, 4 Terras de massa.

Por características que aqui ficariam longas de explicar, é da natureza deles, depois de certo tempo, apresentar a mesma face para aquele ao redor do qual orbitam. Temos um exemplo clássico: a nossa Lua. No sistema solar, a quase totalidade dos satélites dos planetas também mostram a mesma face a seus “donos”.

Por isso, dadas as circunstâncias do tal sistema de Wolf 1061, eu estou supondo que, pela proximidade e jeitão de estrela e planeta, ele (na verdade todos os 3) já deve estar com a rotação sincronizada ao ano. Mera suposição.

O que impactaria... a questão de clima. Um lado sempre aquecido (verão tórrido) e outro no frio eterno, tendo apenas a atmosfera para tentar equalizar tudo, com ventanias, tornados, essas coisas todas por conta das diferenças no divisor dia/noite. Não chega a impedir o aparecimento de vida, mas as condições seriam bem diferentes das que encontramos aqui.

Chuto também que os seres seriam pequenos e fortes, porque num planeta 4 vezes maior que a Terra, a gravidade na superfície deve ser alarmante. Pouca chance de um elefante ou uma girafa sobreviverem...

Isso dá conversa para Pub Berê ao vivo...

Riva disse...

Freddy, e a intensidade do calor da estrela mor, do "sol" desse sistema que tem lá ? Com certeza não deve emanar a mesma carga térmica do nosso Sol ....

Os especiaistas não deveriam tentar definir esse parâmetro ?

Penso que isso é VITAL em tudo que vc comentou acima ..... ou estou enganado ?

Freddy disse...

As estrelas têm um ciclo de vida e nascem, desenvolvem, chegam à vida adulta, envelhecem e morrem como tudo no Universo. São classificadas de acordo com tamanho, luminosidade, velocidade com que queimam seu fluido vital. Escrevi algo a respeito em

http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/02/reflexoes-sobre-o-universo.html

Porém meu foco era outro, era comparar a evolução estelar com o comportamento humano. Não é o caso agora.

Durante a vida de uma estrela, seja ela inicialmente pequena ou grande, forte ou frágil, ela segue estágios que são colocados num diagrama chamado de Hertzsprung-Russell. Ou seja, ela não nasce e fica parada num ponto do diagrama. à medida que envelhece, ela "caminha" no diagrama.

http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node2.htm

Ou seja, a intensidade de calor emanado de cada estrela ao longo de sua vida está mais que dissecada há séculos. Eventualmente, em seu estágio final, a estrela explode e vira uma estrela de nêutrons ou um buraco negro. Mas se apenas expele seu envólucro gasoso e imenso (vai "engordando" e esfriando à medida que envelhece), o que sobra é uma anã-branca, que vai finalmente esfriar e desaparecer de vista como um objeto frio e sem vida, um cadáver: é o esperado para o nosso Sol e antes disso ele terá engolido a Terra.

Para fechar de momento a questão colocada, a temperatura superficial, a quantidade de energia emanada, a massa total da estrela, tudo isso é base de cálculo da chamada zona habitável, onde se espera haver condições para o desenvolvimento de vida como a que exite na Terra.

A segunda figura de meu post

http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/03/papo-de-astronomia-vida-inteligente.html

dá noção imediata de tudo o que falei acima, ou seja, como a tal da zona habitável varia de acordo com o tipo de estrela do sistema.

Assim sendo, é razoável se esperar que no caso de Wolf 1061 (uma anã) a zona habitável esteja tão ou mais perto dela do que a órbita de Mercúrio em nosso próprio sistema solar.

Freddy disse...

Gostaria de complementar que um planeta estar na zona habitável não significa que ele possa vir a ser habitado. Outros fatores interferem. Como exemplo, temos a nossa própria Lua, que está na zona habitável do Sol e é totalmente inóspita.
Marte se situa no extremo distante dessa zona e, bem trabalhado, pode se tornar habitável. Por isso a NASA e outras coligadas estão se esmerando em chegar lá. Quem viver na década de 2030 verá.

Vida de uma maneira geral não necessita de nada disso. Basta água no estado líquido, alguns sais e uma fonte de calor, interna ou externa. Por causa disso outras missões estão sendo programadas para estudar Europa e Ganimedes (satélites de Júpiter) e Enceladus (satélite de Saturno). Todos esses 3 possuem os requisitos básicos para desenvolverem algum tipo de vida, microbiológica ou até mais evoluída.

Jorge Carrano disse...

Gostaria de sugerir ao Freddy, tendo tempo e disposição, que coligisse todos os comentários acima, que ficaram deslocados num post de temática diferente e publicados de forma esparsa, e fizesse um post sob titulo adequado de "universo", "ciberespaço", "cosmos" ou "astronomia".
Que tal? Facilitaria para nós outros leigos ter tudo concentrado.

Freddy disse...

Cheguei a pensar nisso, Carrano, mas tinha de responder no próprio post, para ter alguma coerência.
De qualquer modo, está registrada a sugestão.
Bom fim de semana, se não torrarmos ao sol...
<:o)

Riva disse...

Nos 31 comentários acima, de um único post, tivemos assuntos de :

- hermetismo

- latim

- politica brasileira

- impeachment

- corrupção

- missas católicas de décadas anteriores

- propaganda de outros blogs

- astronomia

- rituais religiosos

.... E NADA DE FUTEBOL !!!!!!!!!!!!!!!! não vou deixar passar em branco hehehe. Ainda mais num domingo !

Acabo de assistir mais uma mega conquista desse timaço do Barceona, atropelando o River Plate, Campeão das Américas ! 3x0 foi pouco.

Sem exagero, um time comparável ao Santos da era Pelé, ao Benfica da era Eusébio, demais !!!!!