31 de dezembro de 2015

Natal com bacalhau, torta de nozes e quiz

Para esquentar a reunião e enquanto era apurado o sabor do bacalhau, a esta altura já no fogo, montamos dois times entre os presentes e passamos a disputa do troféu “Cultura Inútil “, versão 2015.


A taça já fora adquirida e mandado gravar o nome dado ao troféu: Cultura Inútil.

O dono da loja, surpreso com o nome que atribuí e mandei gravar, na hora de me entregar, no dia seguinte, entrando no espírito da brincadeira me perguntou: qual o nome das irmãs de Pedro II.

Achei graça e disse que aproveitaria a pergunta no próximo game, em 2016. Ele, entretanto, retrucou: não sei se Pedro II teve irmãs.

Bem, como estava em dúvida de quantas foram as irmãs de Pedro II, filhas de Pedro I, e seus respectivos nomes, resolvi passar a bola e perguntei para ele os afluentes do Amazonas na margem esquerda. Ele riu e perguntou: isso é cultura inútil?

Voltando ao nosso quiz, as perguntas versavam sobre artes (literatura, cinema, teatro), esportes, história, geografia, mitologia e atualidades.

Eram 25 perguntas para cada time e as perguntas, respondidas ou não, morriam. Ou seja, não eram repassadas para a outra equipe.

Pela regra definida era possível pular (descartar) duas perguntas, que eram então substituídas por outras já constantes do banco de perguntas.

O tempo máximo para resposta era de 1 minuto, controlado no smartphone. O Renato, amigo de meus filhos, culto e inteligente, fez o papel de universitário, ou seja, em duas oportunidades os times poderiam recorrer a ele para responder. Só que neste caso a pergunta valeria apenas um ponto e não dois como regra geral. Ele foi acionado uma vez e acertou a resposta: qual o atual vice-presidente dos USA?

Alguns exemplos de perguntas, no quesito atualidades:
O que vem a ser delação premiada;
O que é acordo de leniência;
Quem, se apresentando em Paris, antes do início do show, proferiu a seguinte frase: “se você ama a liberdade sua cidade é Paris”?

No respeitante as artes, por exemplo:
Que escritor, dramaturgo, conseguiu ganhar o Oscar e o Nobel?
Quem é o autor de “Cyrano de Bergerac”?
De que peça de Shakespeare são os personagens: Duque Orsino, Viola, Sebastian e Malvolio?

Nos esportes as perguntas giraram em torno do ranking da ATP, masculino e feminino, campeonato brasileiro, etc.

E assim foram feitas as 50 perguntas (25 para cada time) com um ótimo nível de acerto.

A equipe vencedora estava composta por Lenir (sogra do Ricardo), pela Erika (filha da Lenir) e pelo Ricardo (genro da Lenir, casado com Erika).



Coube a Wanda entregar a taça aos vitoriosos, que comemoraram ruidosamente.


Em seguida, com o bacalhau já prontinho, foi só servir. A noite encerrou com a entrega dos presentes dos amigos ocultos. Eu me dei muito bem, pois ganhei uma garrafa do “Marques de Casa Concha” da safra de 2012, elaborado com a casta Syrah.

Torta de nozes feita em casa, mais barata e mais gostosa
Que mais poderíamos exigir ? Saúde, diversão, comida na mesa, vinho (e refrigerantes) nas taças, tortas (a Erika também preparou uma sobremesa gourmet). E presentes.

Cheesecake de tiramisù, by Erika

A virada do ano será na casa da Erika e do Ricardo. Sem game. Somente (e não é pouco) boa ceia com um espumante honesto.

FELIZ e PRÓSPERO ANO NOVO, com saúde e paz para todos nós. 

24 comentários:

Jorge Carrano disse...

Fotos tiradas com um Samsung Galaxy Ace. Bem antigo.

Para simples registro, sem pretensões artísticas.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Lamento que você tenha ficado impossibilitada de estar conosco. Além do prazer da companhia certamente iria conferir ao game uma disputa mais acirrada ainda.

Veja se acertaria esta:
Puccini escreveu a "Tosca". Quem é o autor da ópera "Fosca"?

Não vale ir à Wikipedia (rsrsrs).

Ana Maria disse...

Sei não. E olhe que tenho treinado no joguinho do face chamada Triviador Brasil. Rs

Paulo Bouhid disse...

Nomes dos 4 cavalos de Ben-Hur (os brancos árabes), que derrotam os cavalos negros de Messala?

Desconheço "Fosca"... e das 3 do texto, sem colar, só sei que foi Edmond Rostand que escreveu o "Cyrano"... acertei?

Jorge Carrano disse...

Acertou! Edmond Rostand é o autor de "Cyrano de Bergerac". O time para o qual caiu esta pergunta não lembrou.

Li este livro quando liceísta, pegando na Biblioteca Pública do outro lado da Praça da República.

A ópera "Fosca" foi composta por Antônio Carlos Gomes, sobre libreto de um italiano (?) e foi apresentada pela primeira vez no famoso Teatro Scala de Milão.
Nunca esquecerei as obras de Carlos Gomes (as mais famosas) por causa de um samba de enredo de uma escola de Niterói. Desafio que alguém lembre ou que tenha ouvido. Alguns versos:
"Antonio Carlos Gomes, seu nome é imortal,
a sua fama é mundial,
A Fosca, Salvador Rosa, Maria Tudor,
Maria de Flanders e o Condor.
O Guarani, o poema varonil,
Teve grande consagração,
No Escala de Milão.
E, entre vários nomes mil,
Honrou a nossa música do Brasil"

Se me não falha a atribulada memória era um samba da Acadêmicos do Cubango ao tempo em que esta escola alternava as vitórias, nos desfiles em Niterói, com a Unidos do Viradouro. Samba também é cultura.

A letra pode ter um ou outro equívoco, afinal são passados 60 anos, ou um pouco mais. Mas quanto as obras acho que estão corretas. E a melodia está em minha cabeça.

Não, não sei os nomes dos 4 cavalos de Ben-Hur, que derrotaram os de Messala. Mas sei que o filme, um épico do cinema, foi premiadíssimo. Acho que ainda é (a conferir) o recordista de Oscars. Lembro que Messala trapaceou usando recurso escuso em sua biga.

A propósito, quais os nomes dos cavalos negros do Messala? Vai que no próximo quiz, resolva incluir esta pergunta.


Paulo Bouhid disse...

Claro que depois de postar, fui procurar a autoria de "Fosca"... e me surpreendi. Jamais ouvi falar!!! (embora isso não signifique nada...)

Vai mais uma: nome das irmãs Cajazeiras, de "O Bem Amado"...

Paulo Bouhid disse...

Os cavalos negros de Messala não tinham nome. Eu me referi aos 4 de Ben-
Hur: Aldebaran, Altair, Rigel e Antares.

Jorge Carrano disse...

Se a pergunta fosse sobre o cavalo de Alexandre, o Grande, saberia a resposta: Bucéfalo.
Bucéfalo - a palavra - acabou por ser incorporada ao nosso idioma. Está no Aurélio.

Freddy disse...

Alguém sabe algo mais sobre Aldebaran, Rigel, Altair e Antares?
Eu posso garantir a vocês que pra mim significam muito, mas nem de longe conheço os cavalos de Ben-Hur.

Sobre perguntas, fiz uma num post recente e ninguém se animou. A gente aprendeu que existem 4 raças humanas. Branca, negra, amarela e vermelha. Alguém sabe classificar árabes e indianos?

Sobre fotografia (1º comentário acima): na viagem que fizemos a Natal em novembro eu e Mary batemos centenas de fotos com meu Samsung Galaxy A5 e com o Motorola Moto G dela. Perdi todas da dança árabe com pouca luz e teve um nascer da lua que me deixou com saudades de minha HX300, que (como diz Riva) é um trambolho em viagem. Mas como foram poucas perdas entre centenas, a gente acaba, como todo John Doe, relevando.

Riva disse...

A única coisa que sei de Ben-Hur é que o filme que vi no MANDARO do Largo do Marron durava 4 horas !!! Tinha intervalo.

CULTURA INÚTIL foi bem bolado, embora as perguntas não tenham muito a ver (no Twitter se escreve haver) com inutilidade.

Sobre esse tema deveriam ser perguntas focadas na Câmara, no Senado, no regimento dessas casas, nos projetos de lei que passam por lá, aprovados ou não ..... aí sim, seria um troféu justo !

PS: essa nota final sobre o smartphone foi uma cutucada ? rsrs

Jorge Carrano disse...

O dono da loja de taças e troféus também questionou que saber (decorados) os afluentes do Amazonas, na margem esquerda, seja cultura inútil.
Quando dei como exemplo, ele estrilou: mas isto é cultura inútil?
KKKKKKK

São coisas que desconhecer ou não lembrar em nada alteram nossa vida.

Francamente, saber que dos 9 vice-presidentes americanos que assumiram para complementar mandato, apenas um foi por renúncia, e declinar o nome do renunciante e o do vice que assumiu, só interessa em mesa de pub. Depois de 5 doses. Nem para Obama isso é relevante.

Essa pergunta, aliás, o time perdedor acertou.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Vamos por partes:
O confrade Paulo Bouhid é de origem árabe. Quem sabe ele se classifica como raça. Homo sapiens sei que é (rsrsrs).
Quanto as camisas vermelhas, imagino que seu comentário em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/12/os-execraveis.html seja porque é torcedor do Grêmio. Os tricolores gaúchos não usam nada vermelho.

Jorge Carrano disse...

"Conforme lembrou o Paulo Bouhid, em e-mail de hoje, houve uma época em que rolava uma competição de "conhecimentos gerais", que iam desde personagens de histórias em quadrinhos até Física Quântica, passando por novelas... Toda semana, no antigo Don Roale (é isso mesmo, era aqui na Álvares de Azevedo), numa terça-feira, grupos disputavam entre si, respondendo séries de perguntas formuladas pelo casal organizador. Era um barato.
Depois do Don Roale, o casal foi para o "Um grau" (ou "Humgrau"...) lá em Charitas. Nosso grupo (eu, minha segunda mulher, meu filho do meio, um dos filhos dela e uma amiga deles) era bastante forte, pq cada um dominava uma área. Eram 4 rodadas de 10 perguntas, sendo que o grupo vencedor de cada rodada ganhava uma rodada de chopp, e o vencedor da noite, ganhava uma picanha fatiada. Era bastante divertido".

Esta é, confesso, a origem da brincadeira que instituí, há algum tempo, em encontros da família.

Paulo Bouhid disse...

Sobre a pergunta do Freddy... sem pesquisar... Rigel e Aldebaran são estrelas da constelação de Orion.

Não as "3 Marias" que formam o cinturão de Órion (Mintaka, Alnilan e Alnitaka... acho) - ou "Os 3 Reis", como eram chamados na Antiguidade. Daí os 3 Reis Magos "seguirem" a estrela mais brilhante no céu no dia 25/dez - Sirius - para chegar ao local do "nascimento"... mas isso é uma outra história.

Antair e Antares teria que colar.

E já que ninguém respondeu, as irmãs Cajazeiras eram Dorotéia, Dulcinéia e Judicéia (Juju).

Freddy disse...

Já não sei se reclamo ou me vanglorio com a atenção especial que recebo do nosso BM (blog manager).
Percebo que ele se preocupou com meu comentário sobre uso da famigerada camisa vermelha no Réveillon, mas nem deu bola pro comentário de Riva sugerindo a ele trocar a cor da camisa só esse ano.

Jorge Carrano disse...

Conheci as estrelas Iris Brüzzi, Nelia Paula, Virginia Lane, Renata Fronzi, Sônia Mamed, Dorinha Duval, Elvira Pagã, Luz del Fuego e outras do "teatro rebolado", que atuaram em peças do Walter Pinto, em teatro na Praça Tiradentes. Chamavam de "Teatro de Revista"

Estas estrelas brilharam intensamente. E levavam longe nossa imaginação de adolescente.

Nenhuma deve estar no céu (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Riva,
Atendendo a pedidos informo que não trocarei a cor da camisa. A deste ano (a cada ano compro nova) já está devidamente passada sobre a cama.

E olha que sendo torcedor da Arsenal deveria desprezar o vermelho do Liverpool e Manchester United (red devils).

Ah! O pedido foi do Freddy.

Ana Maria disse...

Estou deprimida. Descobri que minha enorme ignorância é elevada à potência 10. Não sei um terço do que tem sido perguntado, e(pior) não tenho a menos curiosidade em pesquisar. Ouço discorrerem sobre estrelas e constelações e me encanto, mas não a ponto de estudar o tema. O nome dos cavalos de Calígula, Dom Quixote e Alexandre Magno eu sei, mas não pergunte como decorei esta importante informação. Gosto de Qizz e muita vezes, embora o Jorge não lembre, eu promovia estas rodadas nos almços da família. Como ja citei, habitualmente jogo o Triviador Brasil no facebook. E uma competição interessante com temas variados e contagem de pontos. Recomendo.

Kayla disse...

Feliz ano novo, pessoal. Uma passadinha para o brinde aqui no Pub. Serve qualquer bebida viu? Vou beber só um gole pq tenho um ritual religioso a cumprir.
Pronto? Tim Tim. Feliz 2016.

Ana Maria disse...

Sobre a cor da camisa, deixei minha opinião em outra postagem. nem seu em qual.

Jorge Carrano disse...

Obrigado Kayla.
Também desejamos um feliz Ano Novo para você e os seus.
Apareça sempre.

Jorge Carrano disse...

Uma boa notícia. Amanhá teremos post da Alessandra. Depois de longo sumiço reapareceu em grande estilo.

Riva disse...

Esse Pub da Berê é realmente sensacional ..... tem de tudo aqui, rola de tudo ...

Ana, não se reprima, digo, não se deprima ...eu também faria feio nessa reunião. De repente, por esse lado, foi bom vc não ter ido kkkkkkkkkkk

Carrano, sua observação sobre vice-presidentes americanos me remete há alguns anos, quando nos EUA, eu soube que o IBOPE dos debates a vice é maior ou quase igual aos de presidente !!!! Faz sentido rssss

Freddy disse...

Altair: alfa da Águia
Rigel: beta de Orion (onde ficam as 3 Marias apontadas pelo Paulo)
Aldebaran: alfa do Touro
Antares: alfa do Escorpião.
Todas fazem parte do grupo de estrelas mais brilhantes do céu, com outras como Sirius (a mais brilhante de todas), Procion, Canopus, Vega, Alfa Centauri, etc