11 de maio de 2014

Pela estatização da Rede Globo

Ninguém me perguntou o porquê de minha campanha contra a Rede Globo de Televisão e o jornal O Globo. Mas vou dar a explicação:

Nem sempre fui contra a TV Globo, ou as Organizações Globo como um todo. Por que mudei de opinião? Porque eles mudaram!

Esse Grupo Econômico cresceu à sombra do regime capitalista. Vivíamos numa economia de mercado, valorizando o mérito individual, incentivando a livre iniciativa, numa democracia representativa.

Esses princípios e valores sociais são característicos dos regimes democráticos e não dos socialistas com inspiração comunista.

Quando a Globo deu uma guinada na sua linha editorial e de atuação  rejeitando o apoio que deu ao movimento militar de 1964, como uma “Madalena arrependida”, na verdade deu um tiro no pé.
Explico minha tese.

Imaginemos um pequeno partido de esquerda (PSTU, PCO, PC do B, por exemplo) levantando a bandeira da estatização da Rede Globo. E porque não?
Se eles se opõem em manifestações ruidosas, quebradeiras, piquetes, e todas as outras possíveis turbações da ordem, nos atos de privatização de empresas públicas, e são peremptoriamente contra a privatização da Petrobras e do Banco do Brasil, seria perfeitamente coerente propugnar pela estatização da Globo.

Por que só os Marinho ganham dinheiro (e muito dinheiro) explorando uma concessão de serviço público? Por que criar uma Rede Brasil se a Globo está aí mesmo, prontinha, com recursos técnicos e artísticos disponíveis. Seria só mexer um pouquinho na programação.

Digo mexer um pouquinho porque de certo modo a aludida emissora já é chapa branca. Ela se vendeu oportunisticamente ao governo. Seu jornalismo está a serviço do governo.

Ora, se eles querem o socialismo que a Revolução de 1964 impediu fosse implantado no Brasil, certamente não poderão reclamar se, instalados definitivamente no poder, sem uma oposição forte e atuante, a esquerda radical pense na estatização de todos os meios de comunicação.

Eu, por exemplo, se vingar no país, o que não acredito (tenho fé), um regime socialista tipo os cubano e venezuelano, posso mudar de opinião (como fez a Globo) e pensar em me filiar a um partido da chamada esquerda mais à esquerda e iniciar, no seio deste partido, uma campanha pela ESTATIZAÇÃO DA REDE GLOBO.

Repelir, não apoiar tortura, é obrigação de ser humano. Assim como deveriam ter sido repelidos e punidos com severidade os sequestros dos terroristas da esquerda.

Fui e sou a favor do movimento militar (eu e milhares de brasileiros que foram às ruas dar seu apoio). Recuso-me a chamar de golpe militar. Golpe militar foi a Proclamação da República, quando os milicos derrubando a monarquia, alteraram o regime de governo e se instalaram no poder.

E inobstante enaltecemos e comemoramos com entusiasmo este golpe.

Se erro houve na revolução de 1964, foi o de não ter havido derramamento se sangue. Essa opinião não é minha, pelo amor de Deus, mas sim da esquerda que perdeu mesmo tendo se utilizado das greves, dos assaltos a bancos  e das guerrilhas.

Se tivéssemos tido derramamento de sangue, como fez, por exemplo, o Fidel em Cuba, com os paredões que eliminaram sumariamente milhares de oponentes, queria ver se eles estariam ai agora tentando, de novo, implantar um regime que não encontra apoio da grande maioria silenciosa. É contra nossa vocação.

A Globo, insisto, deveria ter continuado combatendo a tentativa de implantação de um regime socialista. Se por filosofia não fosse, pelo menos por interesses econômicos e de sobrevivência futura.

Acho que o Franklin Martins deveria pensar num projeto de estatização das Organizações Globos. E nem seria difícil pois parece que eles gostam dos regimes socialistas, que coíbem a liberdade de expressão, controlam os meios de produção e são contra a propriedade privada.

Nem poderiam reagir. Quando a porta estiver arrombada irão chorar na cama que é lugar quente, como diria minha avó.


12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Leio desde então o jornal "O Estado de São Paulo" - (Estadão)
Encontrável em Niterói na banca da rua Paulo Alves, defronte ao "Pão de Açúcar".
Mas certamente haverá em outros pontos da cidade.

Jorge Carrano disse...

As Organizações Globo “preferem ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. O que move esta metamorfose é um hormônio chamado dinheiro. O plim,plim como já escrevi outras vezes, é o som da caixa registradora deles.
Quem disse que um órgão de imprensa não pode ter opinião? Não pode ter um perfil, um viés político? Senão para que serviriam as colunas “Opinião” ou “Nossa opinião” que o próprio jornal O Globo mantém? O jornal pode e deve ter opinião coerente, consistente, independente e corajosa. Entidade abstrata, porque pessoa jurídica, também tem que ter "personalidade", voz e caráter. Já conhecemos outras histórias, através de filmes e romances, nas quais o personagem vende sua alma ao diabo em troca de sucesso. E sabemos os finais destas histórias.

Helga Maria disse...

Pior do que a mudança plolítica, se é que houve, é que a Rede Globo, com todo o poder de penetração na sociedade invadindo nossas casas, vem introduzindo, silenciosamente, uma cultura de libertinagem, traição, adultério e rompimento com a célula familiar de forma sutil. Com que propósitos? É nos BBBs, geralmente armados com gays e lésbicas, é nas novelas, a valorização e exploração sensacionalista do beijo gay é uma coisa lamentável. Um grupo de autores, diretores e atores do núcleo de dramaturgia , assumidamente homossexuais, querem nos impor seus sentimentos, angústias e frustrações como numa catarse. E a violência? Tanto a física quanto a moral são exploradas em todos os programas. Tem solução sim, chama-se controle remoto na mão e siga em frente. Mas mesmo quem não assiste não fica imune porque estas pragas se espalham e repercutem nos jornais, nas emissoras de radio e no restante da programação da mesma emissora. Acho que o blogueiro não está falando a sério. Está sendo irônico. Acredito que é apenas uma revolta. É imperioso acabar com a libertinagem, mau exemplo para os adolescentes e tirar a mordaça do jornalismo para lutar pela democracia. A critica aos desmandos do governo e aos rumos que estão tentando dar ao pais são necessários para manutenção da democracia que queremos.
Cumprimento as outras mães que estão lendo neste domingo que nos dedicam, pedindo que façam coro clamando pela manutenção dos valores éticos e morais que herdamos.
Helga

Jorge Carrano disse...

Fui criticado na família, por pessoa próxima e querida, que afirmou que só estou agora contra a Globo porque eles têm opinião diferente da minha.
Número um: é verdade!
Número dois: quem gosta de ser traído pelo melhor amigo? Ou saber que sua mulher está saindo com outro homem?
Olha só, apenas para argumentar, se eles queriam (eu diria precisavam) mudar de lado, bastava ir aos poucos mudando o discurso. Não precisavam renegar o passado. Isto foi covardia, ou subserviência, ou falta de vergonha na cara, de respeito a Roberto Marinho e até de gratidão pois foi com os militares no poder que o grupo cresceu e se consolidou como líder.
....................................................................

Bem lembrado Helga. Feliz “Dia das Mães". Não é pecado esquecer o dia criado pelo mercantilismo do homem. Pecado é esquecer da mãe todos os dias.

Jorge Carrano disse...

Encaminhei, para alguns amigos e clientes, via e-mail, o link do post, com a mensagem abaixo. Para bom entendedor, está dito tudo:

"Minha birra com a Globo começou no ano passado, depois da publicação do malsinado edital em lamentavam e se arrependiam de ter colaborado com o movimento militar de 1964, desculpando-se.
Ora, cuspiram no prato em que comeram e vergonhosamente agora foram para a cama com o PT de Dilma e Lula. Venderam-se a quem tem a chave do cofre do BNDES.
Daí que por ter ficado indignado e revoltado com a “Madalena arrependida”, que está sendo imediatista, e sem preocupação com o futuro, é que tenho combatido as Organizações Globo. Como no post cujo link está a seguir.
Vamos levantar a bandeira da estatização de uma vez, já que viraram chapa branca."

Riva disse...

Missão : $$$$$$$$$$$$$ e poder

Visão = Missão $$$$$$$$$$$$$$$ e poder

Valores : qualquer um que permita atingir $$$$$$$$$$$$$$$ e poder

Jorge Carrano disse...

Riva,
Está muito cifrado seu comentário. Muito hermético, muito subjetivo, para meu estado de espírito hoje.
Não fora a vitória do Flu e estaria prostrado.
Em velhos tempos, alguém diria para mim que estou gozando com o pau dos outros. Mas foi o seu tricolor que aliviou a barra hoje.

Jorge Carrano disse...

Desculpe, primo Rick.

Freddy disse...

Helga escreveu o que eu nunca consegui apesar de ser minha mais inabalável opinião, talvez por receio de estar caluniando sem provas:
"Um grupo de autores, diretores e atores do núcleo de dramaturgia , assumidamente homossexuais, querem nos impor seus sentimentos, angústias e frustrações como numa catarse."
De posse de poderoso instrumento da mídia, estão forçando uma alteração profunda no comportamento social para deixarem de ser marginalizados e poderem ser considerados "normais".
Parabéns, Helga.
Abraço
Freddy

Anônimo disse...

SAUDADES DOS MILICOS.......

Jorge Carrano disse...

Rede Globo tem queda acentuada de receita oriunda do governo federal:

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/07/06/governo-cortou-r-206-milhoes-em-publicidade-da-tv-globo-em-2015/

Jorge Carrano disse...

Olha no que deu a conivência da Globo com a roubalheira do PT, na Petrobrás e no Grupo JBS: uma das maiores e piores crises econômicas do país, por causa da corrupção desenfreada. E a Globo na cama com o PT de Lula e Dilma.

https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2017/06/27/celeiro-de-atores-malhacao-tem-salarios-achatados-nos-ultimos-7-anos.htm