6 de maio de 2014

FRISSON

Não sei por que tanto frisson em torno da convocação dos jogadores que integrarão a seleção nacional.

Viram o aparato montado? Cenário especial, dezenas de jornalistas, cobertura das TVs e emissoras de rádio. Montaram até um  amplo e confortável camarim para o técnico, maior celebridade do país amanhã, alvo de todas as câmeras e solicitado em todos os microfones.

É muito ôba-ôba para o fim a que se destina. Escolher 23 jogadores é mais importante do que escolher os 513 brasileiros que integrarão a Câmara dos Deputados, o plenário que tem o encargo de propor as leis que regem nosso destino como nação,  e fiscalizar os atos do executivo.

Amanhã o país vai parar às 11:15hs. Uma lástima!

Pergunto eu, contrapondo a opinião de Nelson Rodrigues  (a quem admiro por outras opiniões), nós queremos que a seleção seja  a pátria de chuteiras?

Queremos ser e confirmar que o Brasil é o país do futebol? Acho muito pouco.

Será que os suíços querem ser o país dos queijos? Que os franceses querem ser o país dos vinhos? Os alemães das cervejas? Aposto que não; eles se orgulham de construir e viver em países desenvolvidos, civilizados, que TAMBÉM, e não unicamente, fabricam queijos, vinhos e cervejas.

Gostaria que o Brasil fosse o país das oportunidades para todos, que nosso nome fosse associado às pesquisas científicas de interesse para a humanidade, primeiro em patentes de inventos importantes, que fossemos detentores de tecnologia de ponta nas diferentes áreas.

E principalmente tivéssemos nosso nome - Brasil - associado à erradicação da miséria, ao fim do analfabetismo, ao menor índice de mortalidade infantil no planeta.

Gostaria que fôssemos, enfim, considerados um país de primeiro mundo.

Não seria capaz de torcer contra, mas me incomoda ver os comerciais todos aludindo à competição esportiva, esquecendo tudo o mais (é o circo da célebre pregação?). Tudo virou verde e amarelo. Músicas ufanistas, slogans, vinhetas, tudo está relacionado ao evento esportivo.

Ao custo de alguns bilhões (não menciono as cifras porque os números são contraditórios), que certamente fazem falta na educação, na saúde e na segurança. Nós tínhamos estádios prontos. Neste caso estou com o presidente da Infraero: bastaria maquiagem.

E como o governo está apostando muito (e precisando do resultado) e a Globo lucrando muito, tenho a coragem de admitir que meu coração não irá parar, nem lágrimas correrão no meu rosto na hipótese de derrota, se ela vier para nos dar melhores perspectivas de futuro, não como país do futebol,  mas como nação respeitada pelo Índice de Desenvolvimento Humano.

Com estes indicadores atingidos poderíamos nos orgulhar e arrostar o resto do mundo: além de tudo somos campeões absolutos no futebol. 

Ouçam e vejam o vídeo abaixo. A linguagem é chula, mas a mensagem é procedente:

  

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Quem me conhece sabe o quanto aprecio futebol. Acompanho com interesse no Brasil e no mundo.
Mas como dizia minha avó nascida em Trás-os-Montes: "Primeiro as obrigações, depois as devoções".
A velha matriarca tinha razão, penso eu. O Brasil tem muitas obrigações a cumprir.

Jorge Carrano disse...

Depois de anunciada a lista, segui-se-ão as mesas-redondas de debates, as resenhas, as edições extraordinárias dos programas esportivos e todo mundo grudado na telinha, para concordar ou discordar dos nomes escolhidos.
Eu tenho minha lista e dela não fazem parte nem Dilma e nem Lula. E a competição não terá a duração de 30 dias, mas sim de 4 anos.

Jorge Carrano disse...

Haverá patrulhamento ideológico nas entradas dos estádios. Vejam a que ponto chegamos.
A nação entregue à FIFA. Selecione e cole o link abaixo na barra de seu navegador:
https://www.facebook.com/photo.php?v=650443888338815&set=vb.323825217667352&type=2&theater

Helga Maria disse...

Esse blog ficou muito prolífero, para usar a linguagem do blogueiro.
Antigamente tinha um post diário. Agora são vários ao longo do dia.
A cada acesso já mudou o assunto.
Helga

Jorge Carrano disse...

Helga, minha cara, eu não diria prolífero, diria produtivo, pois sou pela simplicidade (rsrsrs).
Ademais não são vários os assuntos, pois alguns são recorrentes.
Quer exemplos?
1) Fora Dilma
2) Fora Dinamite
3) Cadeia para Lula
4) Fraude, corrupção e incompetência na Petrobrás

Freddy disse...

Dinamite já afirmou que se houver interesse de alguma chapa, ele tem fôlego para se candidatar e permanecer!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Ridiculo. Não tem senso do ridiculo.
Falta simancol.

Freddy disse...

Carrano, vou confessar que temo pelo futuro do Vasco da Gama como clube de futebol de primeira linha.
Desde que torço, já deu para perceber que sua política interna sempre foi centrada em representantes da colônia portuguesa no Rio de Janeiro. Os chamados beneméritos não raro tiravam do próprio bolso para dar uma mãozinha na contratação de craques, mesmo que mais tarde cobrassem o retorno do investimento. Mas dinheiro sempre teve quando precisava.

Os tempos mudaram... Alguns deles faleceram... A colônia portuguesa já não é tão participativa no clube como antes, digamos que se mesclou à população em geral e deixou um pouco de lado a questão de raízes. Talvez até pelos problemas econômicos do mundo atual, que afetaram (e ainda afetam) bastante a santa terrinha.

A última gestão dessa geração lusitana de grande porte foi a de Calçada. Depois vieram Eurico e Dinamite. Um corrupto, o outro incompetente como gerente, praticante de nepotismo. Quem virá a seguir?

Independente de quem seja, terá pela frente o grande desafio de levantar um clube que, por seu passado de glórias necessita de grandes investimentos, mas que no momento dá garantias pífias de retorno. Como a quase totalidade dos clubes, está mergulhado em dívidas mas, com um quadro jurídico fraco, perdeu várias causas e tem prazos imediatos para cumprir. O que recebe de investimentos vai imediatamente para credores.

Temo tornar-me um torcedor como o da Portuguesa de Desportos... Quando não do América...
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

Muita pompa e circunstância para a convocação. Muito ôba-ôba. Muita mobilização das mídias, anunciantes e de boa parte da população. Tema debatido ad nauseam em todos os canais televisivos e emissoras de rádio como se fosse um fato sem precedentes na história, um feito inesquecível.Tudo muito "over".
Estou cogitando torcer contra (heresia? impatriotismo?) e olha que a tarefa nem seria muito difícil, pois o elenco é fraco. É minha opinião.
Se eu estivesse seguro de que a perda da copa seria também a derrota do PT, não titubearia em torcer contra.

Jorge Carrano disse...

Só para não deixar de registar, Oscar e Ramires (Chelsea)e Paulinho (Tottenham), fizeram um péssimo final de temporada na Inglaterra. E o Marcelo também andou mal no Real Madrid.
Enquanto isso Felipe Coutinho no Liverpool e Felipe Luiz no Atlético de Madrid, jogaram muita bola.
Posso até queimar a língua, mas Henrique é nome de dono de botequim, daqueles clássicos, com serragem no chão.

Jorge Carrano disse...

Patrulhamento na porta dos estádios. Assistam:
https://www.facebook.com/photo.php?v=650443888338815&set=vb.323825217667352&type=2&theater

(Selecione e cole o link em seu navegador)

Freddy disse...

Vejo o povo dividido.
Tem aqueles que vão ver futebol e que, ou são alienados políticos, ou resolveram deixar a manifestação para outro fórum.
Tem aqueles que estão enxergando que "a hora é essa", gostando ou não de futebol => esses serão alvo de perseguição durante o evento.

Como exemplo do primeiro caso, tenho amigos que não são analfabetos políticos mas que estão com ingressos comprados e fazendo álbum de figurinha da Copa...
=8-/
Freddy