9 de maio de 2014

Papo de Astronomia: Lua de Sangue x Homem na Lua



Por
Carlos Frederico March
(Freddy)









Recentemente (no dia 15/04/2014) ocorreu mais um eclipse total da Lua. Um eclipse lunar ocorre sempre que a Terra se interpõe entre ela e o Sol. Quando a interposição é exata, ocorre o eclipse total, caso contrário são os parciais - todos eles sempre em luas cheias.

No caso de um eclipse total, idealmente ela ficaria totalmente escura. No entanto, a atmosfera terrestre provoca um fenômeno de difração que acaba permitindo a chegada de raios solares na Lua, iluminando-a ligeiramente apesar do Sol oculto.  No caso do referido eclipse, ocorreu a chamada Lua de Sangue. A intensa cor avermelhada decorreu da presença maciça de partículas em suspensão na nossa atmosfera, por conta de recentes erupções vulcânicas de grande intensidade.

Abaixo, mostro uma sequência de imagens, reunidas numa só foto, da evolução de um eclipse do tipo “lua de sangue” (não é do dia 15/04/2014).

Eclipse tipo Lua de Sangue

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dar um testemunho científico que visa dirimir algumas dúvidas ainda existentes sobre o homem ter ou não pousado na Lua nos anos 69-71.

Existe um experimento astronômico que consiste no disparo, a partir do telescópio de 3,5 metros do Observatório Apache Point , no sul do Novo México /EUA, de um feixe poderosíssimo de raio laser verde direcionado exatamente sobre um espelho que foi diligentemente colocado por astronautas da nave Apollo 15, em 1971, no solo lunar.

Feixe laser enviado à Lua no recente eclipse de 15/04/2014
O raio é recebido de volta, evidentemente hiper reduzido em intensidade, e serve para medidas milimétricas da distância entre a Terra e a Lua, além de poder eventualmente recolher informações sobre sismos lunares, se e quando existirem (não pesquisei). Há relatos, inclusive, de perda recente de potência de sinal, fato que está sendo atribuída a lento depósito de poeira cósmica sobre o espelho, que não demora se tornará inútil a menos que alguém vá lá limpá-lo!

Na linda foto postada (autêntica), o raio laser se tornou visível por conta de espalhamento do feixe por partículas da nossa atmosfera. A vantagem de realizar a medida durante um eclipse é porque o espelho, por conta da posição em que foi depositado no solo da Lua, permite medidas mais precisas durante um eclipse do que em plena luz solar.

Onde quero chegar? Se existe um experimento científico regular em andamento usando um espelho colocado na Lua, é porque alguém lá o colocou! Óbvio? Sim, mas existe quem diga que as imagens das descidas de homens no nosso satélite natural são filmes de cinema, e que as amostras de pedras lunares foram recolhidas em desertos terrestres!

Então quem teria colocado o espelho no solo lunar, perfeitamente direcionado para um observatório aqui na Terra? ET’s? 

Créditos:
Sequência de eclipse: banco de imagens do Google
Lua de sangue c/ laser: Copyright: Dan Long (Apache Point Observatory) - Courtesy: Tom Murphy (UC San Diego)


17 comentários:

Helga Maria disse...

Qual é a resposta mais aceitável para a indagação que fecha o post? É coisa de ET mesmo?
Helga

Jorge Carrano disse...

Eu aposto num dos insondáveis mistérios da natureza.

Freddy disse...

Qualquer dia desses eu conseguirei a resposta, mas se quiserem saber logo... Basta entrar num Google desses e perguntar qual o nome dos astronautas que saltaram da nave Apollo 15 para fazer os passeios no solo lunar. Um deles é o responsável pela instalação e alinhamento do espelho numa operação em conjunto com o Observatório do Novo México, nos EUA.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Ah! Bom. Nem a natureza nem extraterrestre. Coisa do homem mesmo.
Valeu!

Riva disse...

Quem garante que o espelho existe ?
Quem garante que a foto acima é verdadeira ?
Na foto, pelo ângulo que vai se formando entre os dois focos de luz verde, deve chegar na Terra com que distância entre eles ??? Estranho ....
Por que quem tirou essa foto do feixe chegando na Lua, não mostrou na Terra também ?

Imaginem quantas perguntas um leigo ou ignorante tem a fazer ? Acreditar como ?

Década de 60 : No Pé Pequeno construíram no alto de um dos morros ( no campinho de futebol no topo da rua Maricá) uma enorme torre metálica, que seria usada posteriormente (bem depois) para fixação e passagem de cabos de energia elétrica (distribuição).

A empregada doméstica do meu vizinho, S. Getúlio, disse que foi dali que saiu o foguete que levou os astronautas à Lua !! Falava isso para todos com convicção ....

Jorge Carrano disse...

Acabo de ser chamado de ignorante, na frente de todo o mundo plugado na internet. Vejam o que disse o Riva:
"Imaginem quantas perguntas um leigo ou ignorante tem a fazer ? Acreditar como ?"
Pois é, eu acreditei na resposta explicativa dada pelo Freddy, sem fazer novas perguntas.

Freddy disse...

Existem nichos de conhecimento, que evoluem com a experiência adquirida no tempo.

Hoje se sabe que nem ratos nem as baratas nascem por geração espontânea, como acreditavam leigos antes do século XIX: bastava juntar um pouco de lixo e eles apareciam. Um arqueólogo enxerga um dinossauro num pedaço de osso. Um médico percebeu uma endocardite em nosso já falecido pai porque viu um ponto preto em seu dedão do pé. Um pesquisador percebe um pedaço de Marte num meteorito achado num deserto, que para qualquer um seria apenas mais um seixo.

Eu sei que a Terra pode passar por dentro da cauda de um cometa sem asfixiar a população inteira do planeta. Alguém leu sobre a comoção popular em 1910 com a Terra cruzando a cauda do Halley? Naquela época essa era a expectativa do leigo. Tem gente que vendeu tudo e torrou em farra, achando que ia morrer.

Eu também sei que a Terra é redonda, que a Lua orbita a Terra e ambos orbitam o Sol, que é uma estrela como quase todos aqueles pontinhos de luz à noite. Não preciso ir ao espaço sideral para constatar essas verdades.

Da mesma forma eu não preciso ter ido à Lua para acreditar que os astronautas lá pousaram e deixaram experimentos para serem realizados aqui da Terra. Como explicar isso a um leigo? Foi minha intenção, admito. Divulgar um dos referidos experimentos científicos, o realizado no Observatório do Novo México com a emissão do laser verde pretende ser uma prova, apesar de que o feixe de retorno não é visível, pois é extremamente tênue. Só instrumentos o detectam, portanto não deixa de ser uma verdade restrita a meios científicos. E eu pertenço a esse meio.

Mas não dá para tentar convencer um incrédulo fanático ou uma empregada doméstica. Vai ver ela recebe bolsa família e vai votar na Dilma.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Peraí, Freddy. Conheci pessoas que morreram duvidando que o homem foi a lua. E gente que eu respeitava por muitos valores, inclusive intelectuais.
Meu sogro, por exemplo.

Freddy disse...

A ida do homem à Lua tem detratores por conta de anti-americanismo, por exemplo. Olha que eu nem gosto de americanos em geral, mas as evidências científicas são muitas. Até porque foram diversas missões, não apenas uma.
Depois, por conta de maior atenção quanto a riscos dos astronautas, começaram a usar sondas não tripuladas e até hoje se discute a validade ou não da volta do homem à Lua (realmente desnecessária) ou a ida do homem a Marte. As sondas têm feito um bom trabalho por lá sem maiores riscos para pessoas, mas o que não falta é gente querendo ir.
Fiquemos frios quanto a isso.
Afinal a Terra é redonda, isso a gente já sabe - apesar de ainda ter gente que jura que é plana.
<:o)
Freddy

Riva disse...

kkkkkkkkkkkkkkk ....

O português é uma estranha língua mesmo ..... há que se tomar muito cuidado com vírgulas, sinônimos, regências verbais e nominais, próclise, ênclises, etc .... rsrsrs.

Claro que não chamei meu amigo de ignorante, apenas mencionei que eu e muitos outros que não entendem o assunto ou não tem acesso à informação, acham realmente que não é verdade.

Minhas dúvidas sobre o ângulo do feiche de luz não foram respondidas ..... e com certeza não o serão !

Vocês, da minha geração, se lembram daquela nota de 5 cruzeiros, que tinha uma vitória régia em seu desenho ? Pois bem, ela ainda é usada em algumas cidades do interior do Pará, plenamente aceita pelo comércio local. Vocês acham que essas pessoas acreditam em homem na Lua ???

Outra para acreditar ou não : o Boeing 777 da Malaysia Airlines caiu no mar ????? Ou foi abduzido ???? Ou vocês não acreditam em abdução ??

E amanhã tem estresse no Maraca !

Jorge Carrano disse...

Amanhã serei tricolor roxo desde garotinho. Desde a época em que São Jorge habitava a lua.
Desde a época em que a lua era dos namorados.
Salve o Fluminense com o verde da esperança...

Freddy disse...

Concordo que a maioria das pessoas que acham que o homem não pisou na Lua, que a Terra é plana e que aceitam a circulação de notas antigas no comércio são as que não têm acesso à informação. Concordo também que algumas das coisas inexplicadas (como o Triângulo das Bermudas ou alguns desaparecimentos) povoam o imaginário popular até o dia em que uma explicação válida seja encontrada.

Quanto ao feixe de laser, não entendi a pergunta ou não me entenderam a resposta. O feixe mostrado e fotografado (ligeiramente reforçado com edição de foto para ficar mais bonito) é o de IDA. Não há ângulo entre feixes justo porque você NÃO VÊ o feixe de retorno. Simples assim.

Se a pergunta se refere ao ângulo em que ele incide na Lua, que para todos os fins práticos se encontra quase no infinito, só comprando um apontador laser específico para astronomia e mostrá-lo apontando para uma estrela no infinito. Não dá para explicar com poucas palavras e é difícil de acreditar que funciona, só comprando e vendo. É bem similar ao feixe da foto, só que tem o objetivo simples de apontar astros em reuniões astronômicas.

<:o) Freddy

Riva disse...

Deixa pra lá o feiche .... pergunto pessoalmente. rs
Mas que a foto é estranha isso é ....

Jorge Carrano disse...

Leiam em:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/fotos/2014/10/fotos-lua-de-sangue-e-vista-durante-eclipse-lunar-total.html

Freddy disse...

Sim, Carrano
Mais uma vez ocorre um eclipse total lunar em época de recentes erupções vulcânicas, que é um dos motivos para avermelhar os raios solares que atingem a Lua no momento crucial.
Infelizmente para nós, brasileiros, ele ocorreu num momento em que a Lua Cheia não estava visível no Brasil, a não ser de manhã bem cedo na região Norte.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Valeu!
Obrigado.

Jorge Carrano disse...

A chamada "Lua de Sangue" voltou às manchetes. Vejam em:
https://www.youtube.com/watch?v=57BQHGNOyCw

O Freddy, autor do post e astrônomo de plantão no blog dá uma má noticia para os interessados na obervação:
"É prevista a chegada de frente fria justo na hora do eclipse."