23 de janeiro de 2013

Western, far west e cowboy


A gente simplificava tudo chamando de bang-bang. Ou faroeste.

Pois é, este era um gênero de filme cinematográfico muito em voga (expressão da época) nas décadas de 1940, 1950 e início da de 1960.


Logo, se você não tem 60 anos ou mais não alcançou o auge deste gênero que consagrou diretores e atores. Pode até ter assistido a alguns dos clássicos produzidos antigamente, mas já tão distanciados das histórias reais de bandoleiros, assaltantes de trens e bancos, ladrões de gado e outros aspectos do velho oeste americano, tais como os conflitos entre a cavalaria do exército e os índios (cheyennes, sioux, etc) que fica difícil entender alguns comportamentos e atitudes.

Mais recentemente foram produzidos, e até premiados com Oscars, filmes do gênero, tais como Dança com Lobos e Os imperdoáveis, mas não despertaram nenhum impacto maior junto ao público.

Os westerns eram muito populares. E alguns se tornaram clássicos, a ponto de um deles, intitulado “Rastros de ódio”, haver sido incluído pela revista britânica "Sight&Sound”, entre os 10 melhores filmes de todos os tempos. A cada 10 anos esta revista divulga esta lista e, como esperado, acontecem algumas mudanças.

 Este “Rastros de ódio” é de 1956 e foi dirigido por um dos mais festejados diretores de cinema, em especial de bang-bang: John Ford.

Antes de mencionar outros clássicos dos filmes de cowboys, quero dizer duas palavras sobre “Os imperdoáveis”, que já mencionei lá no alto. Trata-se de um filme de e com Clint Eastwood, que é do ramo. Foi neste gênero que deu os primeiros passos na carreira de ator, inclusive estrelando os chamados “westerns spaghettis”porque produzidos por estúdios italianos. Três destes westerns são muito populares e exibidos reiteradamente em canais por assinatura. São do diretor Sergio Leone e têm os seguintes títulos em português: “Por um punhado de dólares”, “Por uns dólares a mais” e “Três homens em conflito”.

Pois bem, este filme do Clint, “Os imperdoáveis”, lançado inteiramente fora de época, abocanhou 4 oscares, das 9 indicações que recebeu. E Clint levou o de melhor diretor. Ah! E ganhou o de melhor filme. O que significa... nada. O filme é bom e ponto. Nem sempre o Oscar quer dizer, pelo menos para mim, grande coisa ou represente uma importante credencial.

Veja por exemplo o filme, também laureado com o Oscar e também classificado como faroeste chamado “Dança com lobos”, que é uma chatice só,  na minha opinião.

Minha lista preferencial do gênero inclui os seguintes títulos, não necessariamente na ordem de preferência, mas de memorização:
- Ao brutos também amam (Shane)
- O homem que matou o facínora (The man who shot Liberty Valance)
- Meu ódio será tua herança ( The wild bunch)
- Matar ou morrer (High noon)
- Rastros de ódio (The searchers)
- Os imperdoáveis (Unforgiven)



Alguns outros, anteriores ao meu nascimento em 1940, também são festejados e considerados clássicos, como por exemplo “No tempo das diligências” (Stagecoach), do famoso John Ford, com John Wayne  como Ringo Kid,  mas aí já é apelação do blogueiro pretender falar deles. 

N. do A: sobre índios e suas lutas contra os brancos, visitem o site: http://www.infopedia.pt/$os-americanos-e-os-indios-no-faroeste-dos

9 comentários:

Ricardo disse...

Boa Tarde Primo, Western, polemicas a parte e' um dos meus generos favoritos. Para adicionar a sua lista (nao sei os nomes em portugues)
The Good, The Bad and The Ugly ( Eastwood,Lee Van Cleef)
True Gritt (1a versao com Wayne)
The Pale Rider (com Eastwood, muitos consideram um "embriao" dos Imperdoaveis)
Tombstone,
Rio Bravo,
The Left Handed Gun (de 1958 com Paul Newman interpretando Billy the Kid), Abracao, Rick

Riv4 disse...

ERA UMA VEZ NO OESTE - Once upon a time in the West - com Charles Bronson, Henry Fonda e Claudia Cardinale (linda, por sinal). http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_uma_Vez_no_Oeste

Esse para mim o melhor faroeste que vi em minha vida, e revejo ainda hoje.

Uma história violentíssima, fortíssima, e que me marcou muito, pois vi pela primeira vez muito garoto, numa sala de projeção no Quitandinha, onde meus pais se hospedavam no verão.

Gosto muito do estilo.

Wyatt Earp, um dos meus ídolos na infância - adorava a série. E mais tarde, ressurge nas telas em TOMBSTONE, outro filmaço.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wyatt_earp

Sds !

Jorge Carrano disse...

Notas de esclarecimento:
“Rio Bravo”, está citado no post, com o título exibido no Brasil: “Onde começa o inferno”.
Muito bem lembrado “Tombstone”, que me remete a todas as versões filmadas do tiroteio no curral OK, desde o clássico “Gunfight at the O.K. Corral”. A história dos irmãos Wyatt, Morgan, James, Virgil e Warren, rendeu bons filmes. Sempre com a presença de outro personagem lendário: Doc Holliday (jogador, beberão e tuberculoso).
O filme “The Good, The Bad and The Ugly”, foi exibido Brasil com o título de “Três homens em conflito” e foi citado no post. Todavia, como é italiano, o titulo original é “Il buono, Il brutto, Il cativo”.

Freddy disse...

Acho que o único longa de faroeste que assisti foi "100 Rifles", por causa de Raquel Welch. Depois fiquei sabendo que há um buxixo acerca dela ter relutado em realizar cenas mais íntimas com Jim Brown (negro), mas acho que essa fofoca se perdeu no tempo.
<:o)
Freddy

Riv4 disse...

O filme Era uma vez no Oeste também é uma produção ítalo-americana, co Bronson, Ford e a Cardinale.
Me deu vontade de rever TOMBSTONE !! rsrs

A propósito de filmes, recentemente vi 3 :
- Lincoln > chatérrimo, fotografia ruim. Recomendo ler antes sobre a Guerra Civil americana, para não boiar no filme. rs
- A viagem > uma viagem mesmo, mas gostei. Só começamos a entender o filme no meio do caminho rsrsrs
- O Impossível > sobre o tsunami de 2004, focado numa família que se separa com o impacto das ondas num resort. Muito forte, emocionante, imagens impressionantes do tsunami.

Ricardo dos Anjos disse...

Meus preferidos:
HOMBRE - Paul Newman
A FACE OCULTA - Marlon Brando
DUELO DE GIGANTES - Marlon Brando
O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA - - James Stewart
A ÁRVORE DOS ENFORCADOS-Gary Cooper, Maria Schell (minha musa) e Karl Malden ( o notável nariz de batata)...
OK CORRAL (Gunfight at the O.K. CORRAL) - Elenco inesquecível:
Burt Lancaster, Kirk Douglas, John Ireland, Lee Van Cleef e as damas Jo Van Fleet.
E TODOS OS FILMES DE JOHN WAYNE, sejam bons ou marcados pela canastrice.

Eis aí, então, o meu ranking de cinéfilo.

RC disse...

O melhor é: "Chamam-me Trinity"
Só uma piada, evidentemente, o melhor é "O dólar furado".
Ou será "Gatilho relâmpago"?
;^)

Jorge Carrano disse...

O canal TCM exibiu, hoje à tarde, o filme "Sem lei, sem alma". Além do Wyatt Earp e do Doc Holliday, aparace outro herói do oeste numa cena: Bat Masterson.

Riv4 disse...

Bat Masterson !!!
No velho oeste ele nasceu
E entre bravos se criou .....!!!

Meu pai comprou uma bengala desse cara pra mim, a long time ago !!!