11 de janeiro de 2013

Dia do obrigado





Por
Ana Maria Carrano


Li no Facebook que hoje é Dia Internacional do Obrigado. Não vamos confundir com o Dia de Ação de Graças dos americanos.  São objetivos diferentes que movem essas comemorações. Este foi criado espontaneamente por colonos nos EEUU e instituído oficialmente por Franklin Delano Roosevelt  em 1939. Seu objetivo final é agradecer a Deus pelos benefícios recebidos durante o ano, e se comemora na quarta quinta feira do mês de novembro.

Já o dia do Obrigado é uma nova comemoração. Criada em 2012, busca juntar muitas pessoas em torno do princípio da gratidão.

Assim o dia de Ação de Graças refere-se  à relação do homem com a divindade, enquanto o dia do Obrigado, nos reporta a relação do homem com seus semelhantes.

Também concordo que já temos datas comemorativas em demasia e que isso não muda grande coisa em nossos sentimentos e atitudes, mas a informação recebida hoje me deixou pensativa.

Talvez deva mesmo existir um dia para que nos lembremos de agradecer.

Eu, por exemplo, venho recebendo favores, apoios e afetos sem os retribuir. Bom saber que hoje eu posso com uma pequena palavra, dizer ao mundo que reconheço essas dádivas e que agradeço por elas. Não agradecer somente a Deus que colocou Anjos em meu caminho, mas agradecer as pessoas que no meu dia a dia, por suas ações e atitudes fazem a minha vida ficar mais confortável e/ou feliz.

Talvez, em algum lugar, a pessoa a quem ajudei de alguma maneira, esteja me enviando, também um agradecimento.

Pois é, hoje vou mandar meu OBRIGADO a meus familiares, de quem recebo muito amor; aos amigos que propiciam horas agradáveis e conselhos inestimáveis; aos vizinhos que me fornecem material necessário ao meu aperfeiçoamento; aos porteiros, faxineiras, balconistas que me servem com gentileza e de quem, vez ou outra, recebo sorrisos que iluminam meu dia.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

OBRIGADO!
Beijo

Gusmão disse...

Desconhecia a instituição de dia de agradecer.
Mas será que, a exemplo do "dia do amigo", será necessário um dia especial para agradecimento?
Amigo é para todo dia e o agradecimento também cabe a cada gesto de gentileza, de ajuda, de conselho, de serviço prestado.
Enfim... obrigado a autora pelo texto interessante e bem elaborado.
Abraço

Ricardo disse...

Thank you very much !

Riv4 disse...

É tanta gente para agradecer ...mas inicialmente, aos meus pais, pela minha existência no lindo Planeta Azul.
Ao meu irmão por escolher o Vasco no jogo de Totó, e deixar o FLU para mim ....
Aos meus professores e mestres de todas as escolas por onde passei ...
À Isa por existir em minha vida, e por me dar 3 filhos maravilhosos .....
Ao blog do Carrano e seus aficcionados, por enriquecer meus dias e noites .... hehehe
Etc Etc Etc

Sds TETRAcolores

Anônimo disse...

Obrigado, Ana Maria e Obrigado Amigo Carrano, pela dica de hoje e pela amizade de sempre!

Mário Castelar

Jorge Carrano disse...

Amigo Castelar,
Obrigado pela amizade que já completou meio século e continua sólida, firme e forte.
Abração.