28 de janeiro de 2013

Vendem-se frases


Sei lá, tenho a sensação de que já houve alguém falando de vender frases feitas. Se já houve, espero que tenham sido outras as frases, e não estas que coloco à venda agora.

Tenho para muitas ocasiões, formais e informais, ambientes onde o protocolo impera e outros mais descontraídos. Algumas são citações clássicas de pensadores, filósofos, escritores, gênios reconhecidos.

Tenho um elenco de frases aplicáveis a várias situações, ou seja, para início de uma conversa, assim como também para encerrar um encontro. Exemplos:
Para início de conversa pode-se usar desde o simplíssimo “está quente hoje, não?” ou outra muito usada se o caso for paquera “não te conheço de algum lugar?”

Exemplos para por fim a um encontro de negócios, pode ser “bem, tudo combinado e nada resolvido”. Ou “vamos manter contato então”.

As frases em idioma estrangeiro por vezes são mais apreciadas e valorizadas. Tenho algumas. Algumas delas podem ser utilizadas abreviadamente ou na forma completa. É o caso de “désolé” que poderia ser “Je suis désolé”.

Há frases em latim e grego, todavia a  venda destas, pela internet, tem um inconveniente: a pronuncia. Assim sugiro o Skype, que tem a vantagem de se poder mostrar até o biquinho que deve ser feito para certas sílabas.

Frases de Johann Goethe e William Shakespere podem produzir bom efeito, mas é preciso ver se o ambiente e principalmente o interlocutor tem ideia de quem se trata e o contexto. Vejamos o caso de Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia”. É muito usada  já traduzida, mas cai melhor se a citação for em ingles: “There are more things in heaven and Earth, Horatio, than it has dreamed of in your philosophy”.

Tome cuidado de suprimir o Horácio, ou substituir pelo nome de seu interlocutor. A menos que ele se chame Horacio. Mas aí já é sorte sua.

Tem uma em português, que não quer dizer a mesma coisa, mas pode ser utilizada eventualmente: "Não acredito em bruxas, mas que elas existem existem".

Algumas frases históricas estão com preços promocionais, seja na versão original, seja na versão traduzida. Vejam exemplos: Veni, vidi, vici", ou "Vim, vi e venci". Também de Julio Cesar, imperador romano, tem "Tu quoque, Brute", modelo simples, ou completo "Tu quoque, Brute, fili mi". Ou seja, "Até tu Brutus, meu filho".

Algumas frases estão a custo zero, para atrair consumidor, para outras que são onerosas. As seguintes estão sendo distribuídas como cortesia: "Futebol é uma caixinha de surpresas" ; "Ri melhor quem ri por último" ou  "O sol nasce par todos".

Esta última, no formato supracitado é grátis, mas com uma pitada de humor e ironia já tem preço fixado. Poderia ser assim, por exemplo: "O sol nasce para todos, mas a sombra só para os mais espertos"

Estou em falta de frases juvenis, uma especialidade no mundo das frases feitas. Tenho ponta de estoque, por exemplo "Irado, cara!"

Num velório, você tanto pode dizer “Descanse em paz”, como esnobar em latim Requiescat in pace” , ou em italiano “Riposi in pace” , ou em ingles “Rest in peace”. Tenho em outros idiomas (preço sob consulta).

Se for escrever use o acrônimo RIP, que se aplica em latim, inglês e italiano.

Frases com expressões sujas, palavrões, baixo calão, são mais baratas mas só podem ser usadas no Maracanã ou no "buteco" da esquina.

Havendo interessados, numa próxima oportunidade apresento outras frases disponíveis para pronta entrega. Bem, aceito encomendas também.

Também compro frases surradas, fora de uso e politicamente incorretas. Retiro no local. Pago a vista.

17 comentários:

Freddy disse...

Uma das que eu mais gosto e uso amiúde é atribuída ao falecido cronista Ibrahim Sued: "Os cães ladram e a caravana passa". É como me sinto quando posto comentários contra a atual política brasileira.

Outra boa, atribuída a Romário, é "Inclua-me fora disso!" No mínimo espirituosa e, por ser estranha, torna-se veemente.

Minha frase do momento, por conta da devastação que a informatização generalizada provoca no nosso conhecimento passado, é "Não restará pedra sobre pedra!".

Não tem a ver, exatamente, com o espírito do post, mas não me custa relembrar 3 bordões usados em sequência por governos militares e que falam por si mesmos:

"O Brasil está à beira do abismo" (Castelo Branco)
"O Brasil dá um passo à frente" (Costa e Silva)
"Ninguém segura este país!" (Garrastazu Médici)

Fecha o pano, como diria Riva.
<:o) Freddy

Anônimo disse...

Você financia ou só pode ser à vista?
Quero uma sobre relação sexual.

Jorge Carrano disse...

Essa é fácil Anônimo.
Vai de graça para você: "isso nunca me aconteceu antes".

Riv4 disse...

Acrônimos estão em alta, em português e inglês, muito utilizados, tais como :

ASAP - as soon as possible
PSC - para seu conhecimento
FYI - for your information

No meu retorno à construção civil, depois de 17 anos, tenho observado, me atualizado e aprendido bastante. Por ora vou citar 2 recentes que não conhecia :

Isso é um "plus" a mais

O circo está se fechando

(pano rápido)

Freddy disse...

Já que podemos falar de acrônimos, lembrei de "a.k.a." (also known as): Edson Arantes do Nascimento, aka Pelé.
<:o)
Carlos Frederico, aka Freddy

Freddy disse...

Meus amigos, me desculpem... produzir comentários jocosos neste momento está me fazendo mal... Minha mente está, à minha revelia, focada apenas na tragédia da Kiss. Bem que eu tento, mas as imagens foram fortes demais. Ainda por cima, relembraram o Gran Circo, tragédia niteroiense da qual escapei por puro acaso.
=8-(

Freddy disse...

OK, OK, eu mesmo fiz um comentário longo, mas foi de madrugada, cheio de sono.
Perdoem-me.
8-/

Riv4 disse...

Freddy, por que vc escapou por acaso do Gran Circo ? Ia sem mim ?

Quanto à lamentável tragédia (mais uma), na mais tenho a acrescentar à minha tristeza e revolta já extravasada acho que aqui, no Twitter e no Facebook da Isa.

Como disse Jabour há alguns anos, "estamos sob o domínio do espantoso".

Para se salvar, e aos seus amados, façam uma revisão em seus procedimentos de qualquer natureza. Não esperem que alguém vá fazer algo por vc e sua família. É cada um por si mesmo.

Jorge Carrano disse...

A frase "isso nunca me aconteceu antes", que ofereci grátis ao Anônimo, estava no estoque armazenada sob o título de "desculpas esfarrapadas", aquela que não resolvem, pois ninguém acredita. Uma outra no mesmo caixote: "não é nada disso que você está pensando".

Gusmão disse...

Carrano,
Você não mencionou uma que é muito usada ainda, embora no passado fosse mais: "- Você sabe com quem está falando?"
Abraço

Jorge Carrano disse...

É verdade, Gusmão. Essa frase ainda é bastante usada por idiotas travestidos de autoridade. Por vezes usam farda, outras vezes toga e algumas vezes apenas paletó e gravata.

Em matéria de acrônimo, muito citado aqui, há um em inglês muito interessante: LOL ("laugh out loud"). Corresponderia ao nosso rs (risos).

Ricardo disse...

Tem mais uma do ambiente corporativo que e' "OOO" ou Out of the Office bastante usada atualmente.
Uma antiga que vem do ambiente militar, introduzida no meio coprprativo por veteranos do Vietnam SNAFU : Situation normal. All fucked up !
Abracao, Rick

Helga Maria disse...

Bem-humorado, achei divertido. As mulheres também têm frases feitas. Lembro de uma que minha mãe sempre dizia quando contrariava um desejo ou pedido meu: no futuro você irá me agradecer.
Helga

Jorge Carrano disse...

Valeu!
Obrigado ao Ricardo e a Helga.
Abraços

Freddy disse...

Essa do SNAFU vai pegar...
<:o)

Riv4 disse...

Também gostei do SNAFU .....rsrs

Jorge Carrano disse...

Frases como obras decorativos:
http://revista.zapimoveis.com.br/decoracao-com-frases-inclui-citacoes-letras-e-poemas-nos-ambientes/