22 de janeiro de 2013

Dois dedos de prosa


“Cogito, ergo sum” disse Descartes*; digo eu, não estou no Faceboook, logo não existo. Recebo com frequência e-mails informando que fulano ou beltrana estão me convidando  para entrar na citada rede social. Várias pessoas já propuseram serem minhas amigas. Num mundo virtual.

Mas se não dou conta das obrigações do mundo real, como vou entrar em outro com tantos apelos, tantas expectativas, tantas indagações  e comprometimentos?

Ademais, ainda estou cogitando se entro, ou não, no Orkut, que me disseram há três  anos ser fundamental para convívio num mundo moderno. Alguém aí lembra do Orkut?

O índice de rejeição de pedidos de vistos a brasileiros, segundo levantamento das autoridades americanas, está em 3,8%. Quando atingirmos 3% do total de pedidos, os brasileiros seremos dispensados do tal famigerado visto. Seremos tratados como os cidadãos de 37 outros países, que estão dispensados porque o índice de rejeição é inferior a 3%.

Quem mudou? Mudaram os americanos ou mudamos nós, para que este índice, que era de 13,2% há seis anos, caísse tanto?

Segundo VEJA, em março o governo lançará o programa “Inglês sem Fronteiras”, voltado inicialmente para universitários da rede pública. Todos receberão uma senha para acesso a um sistema de ensino a distância. Estudantes de escolas particulares, com ótimas notas (ENEM), também terão direito. Depois virão os estudantes do ensino médio da rede pública.

Estas duas notícias acima, somadas, levam-me a seguinte delirante opinião: ou viramos o 51º Estado americano, ou dominaremos os USA transformando-os em colônia brasileira no hemisfério norte. (risos por favor).

O verdadeiro agente secreto inglês – Ian Fleming -  terá sua vida levada para as telas numa minissérie em 4 capítulos. Produção, of course, inglesa. O Criador teve vida com as mesmas aventuras da Criatura (James Bond), cercado de belas mulheres e tomando seu Martini seco?

O Brasil é o 18º colocado no ranking da FIFA. Nunca antes na história deste país tal sucedeu. Fomos eliminados sumariamente do Sul-americano sub-20, num grupo com Equador e Peru.
Sou de uma época em que o Equador e mesmo o Peru, não ganhavam nem o par ou impar contra o Brasil. Vergonha.

Os 4 grandes do Rio venceram na primeira rodada, sem tomar goals. Estão bem ou são os pequeno que conseguiram piorar ainda mais?

Sabem qual foi o total de público, somados, vejam bem, somados os torcedores presentes aos 4 jogos dos grandes?  18 mil pessoas.

Na terceira divisão inglesa, terceira divisão,  repito, esta é a média de público em cada jogo. E os estádios onde disputadas as partidas têm gramados decentes. A desculpa aqui é que o sol é inclemente. Lá não tem sol abrasador mas tem neve que queima também. A diferença é o cuidado, respeito ao público, responsabilidade dos dirigentes.


O Hospital de Clínicas de Niterói, está ampliando suas instalações e atendimento. Depois de arrendar o prédio do antigo Centro Educacional, agora adquiriu o prédio do Diário Oficial, na rua Marquês de Olinda.

Tomara que a expansão física seja acompanhada de excelência no atendimento. Niterói está muito mal servido de hospitais confiáveis. Alguém aí já notou o que aconteceu com o outrora conceituado Hospital Santa Cruz?

A internet tem virtudes. Uma delas foi permitir que amigos meus de diferentes épocas, fases e lugares mantivessem contato via e-mail, permitindo botar em dia as aventuras e desventuras de cada um de nós nos últimos 50  anos, durante os quais não sabíamos uns dos outros.

Vejam as épocas e lugares:
- Carlos Augusto Lopes Filho,  Irapuam Paula Lima de Assumpção e Ricardo Augusto dos Anjos, ex-liceistas (décadas de 50 e 60)
- Esther Maria Lucio Bittencourt e Alódio Moledo Santos, ex-colegas do programa radiofônico “O Estudante em Foco na rádio Federal – ZYP 40  (década de 1960)
- Elizabeth Ré de Paiva, Geraldo Moreira Barbosa e Fernando da Costa Guimarães, ex-colegas na Cia. Fiat Lux, de Fósforos de Segurança ( décadas de 60 e 70).

Todos os citados estavam sumidos nas brumas do tempo, alguns há meio século. Ei-los agora conversando comigo via e-mails.


Como falei em apenas dois dedos de prosa, encerro com dois comentários que registro para mim mesmo (checarei no futuro se minha bola de cristal está boa): o Vasco, com todas as dificuldades financeiras, fará um campeonato nacional digno. Não cai para a 2ª divisão, o que nesta situação atual já será um feito. A outra previsão é de que o Dunga vai se dar bem como treinador do Internacional.



* “Dubio, ergo cogito, ergo sum” esta é a frase completa de René Descartes, matemático e filósofo francês.

22 comentários:

Freddy disse...

Num só post, vários assuntos! Pra comentar todos eles, acabarei fazendo um post aqui. mas vamos lá, nem que seja por partes, como gostaria o esquartejador.

Vasco não ganha o Estadual, que será do Fluminense. Não sei se seremos rebaixados ou não no Brasileiro, mas vou deixar minha caixa de Lexotan à mão. Como diz minha filha apaixonada pelo Vasco, será um looongo ano!

Minha relação com o Facebook caminha entre amor e ódio. Eu consegui engessá-lo mas ele ainda me dá rasteiras. O subproduto negativo é que cerquei tanto que sou raramente comentado (ou curtido). No entanto, procuro participar para não me tornar um ET. Tem gente que só lê meus e-mails quando avisados via Face que eu os postei!

Quanto a ex-colegas, tenho tão poucos que... Bem, deixa estar pra ver como é que fica... (hoje eu entendo... sofri muito bullying, por isso tão poucos que desejo reencontrar).

Minha relação com os EUA oscila entre amor e ódio, entre gostar do que me proporcionam mas detestar quem faz... Ih, é complicado. Um exemplo prático é quando entro no McDonald's. Eu adoro todos os sanduíches, são viciantes. No entanto, dá-me tal angústia ao ver todo um American way de fazer as coisas que saio do sério e cometo desmandos das mais diversas naturezas. Já soquei balcão, xinguei gerente, sacaneei atendentes, mas quero os sandubas!

Gostei de Orlando e New York, mas por comodismo passeio pela América do Sul e até anseio por voltar à Europa, em detrimento de voltar aos EUA.

Bom, esperarei as pedras para dar andamento aos comentários.
Bom dia!
Freddy

Riv4 disse...

Prezados, bom dia ! Vou fazer aoguns comentários à prosa do amigo Carrano, aproveitando um hiato a essa hora, aqui no "trampo", como dizem no Twitter rsrs :
1) Acredito que a queda do índice de rejeição aos nossos pedidos de visto americano sejam em função de interesses americanos, pura e simplesmente. Oa caras são movidos a dólares, e os brasileiros estão voltando carregados de compras há uns bons 2 anos, sem falar em despesas com hotéis, carros, restaurantes e shows. Nada mais que isso.
E dessa forma, o cinto da rejeição vai afrouxar cada vez mais, até chegar a não necessidade do tal carimbo.
Obs : muitos pensam que ao receber o carimbo aqui no consulado obtiveram o tão almejado visto. Errado ! Essa foi apenas a 1ª etapa do processo. A segunda é quando chega lá na imigração, no aeroporto de lá. Aquele papinho, aquele carimbo naquele papel é que representa o OK dos gringos. Muita gente volta dali para o BRASIL. Olho vivo, e comportem-se no vôo !

2) Inglês sem fronteiras pra mim já chegou muuuuito tarde. Há uns bons 10 anos, um falecido amigo falou para mim e para minha esposa : coloquem seus filhos para aprender mandarim !Já ! As portas do mercado se abrirão para eles de uma maneira que vcs não imaginam. Ele estava certo !
Inglês já é "default" há muuuito tempo. E espanhol também.
De cada 5 entrevistas que faço no mercado de trabalho (estou na ativa ainda rsrsrs), 1 é totalmente em inglês.

3) Ranking FIFA : o 18º lugar é resultado da globalização. Nosso bons jogadores são exportados, e consequente mente treinados por caras que abominam o futebol arte. Isso ocorre há quantos anos ? Acho que pelo menos uns 25 anos. Está aí o resultado : conseguiram nivelar (por baixo) a qualidade/beleza do futebol. E nós caímos na armadilha.
Sou MUITO radical quanto a esse assunto : para mim, jogador de futebol que quer sair do Brasil, saia, mas fique ciente que NÃO VESTIRÁ A AMARELA.Idem treinadores. Única forma de preservar nossa matéria prima : arte e ousadia.

4) CAMP. CARIOCA : sou de uma geração em que esse campeonato era o mais importante das nossas vidas. Realidade : MORREU ! Foi transformado em pré-temporada para os grandes times que disputam a Série A do Brasileiro. ACABOU.
Se quiserem alguma $$$ com esses estaduais, façam alguns jogos fora do Rio. Exemplo : Fla x Madureira em Salvador, Vasco x Olaria em Natal, façam até clássico tipo Flu x Botafogo em Recife, etc .... Vai dar muuuuuito mais grana.

5) INTERNET em nossas vidas : não vivo sem. Já comentei antes. Agora, o que o prezado administrador do blog poderia fazer é promover um ENCONTRO de frequentadores do BLOG, pelo menos 1 vez por ano. Data ? na data da 1ª publicação, acho que novembro de 2009. Faça dessa data o nosso ENCONTRO ANUAL, num bar ou restaurante de Niterói !!! #prontofalei

6) E finalizando, BOLA de CRISTAL, a minha :
- ano ruim para o meu FLU : estão deitados ainda sobre os louros do ano passado.
- vexame na Copa das Confederações
- Caos no transporte entre Rio e Niterói - caos mesmo !
- BBB 13 será a última edição
- XUXA perderá o programa dela
- Bonner vai dar em cima da Patrícia Poeta (se é que já não está dando)
- vamos imitar os americanos, em candidatos à presidência da "republiqueta"

Dunga ? Quem é Dunga ? Amigo do Atchim ?

FLUi

Riv4 disse...

Ah, sim .... se eu fosse o Freddy faria uma regressão. Dizem que nos dá um entendimento perfeito do porque somos assim (eu ainda não estou precisando).
Essa descrição do Freddy sobre o MacDonald´s está mais para UM DIA DE FÚRIA !
Acho que de repente ele foi um índio, torturado até a morte por algum soldado confederado ...daí esse ódio todo ! rsrs .... se bem que fui com ele 1 vez aos EUA, e o cara se esbaldou !!! kkkkkkkkkkkk

Sds TETRAcolores

Ricardo disse...

Boa Tarde a todos. Eu estava justamente escrevendo algo sobre o campeonato carioca, quando li este post. Eu ate' ja' tinha mencionado aqui no blog que sou de opiniao que este "torneiozinho" vagabundo deveria ser disputado em sistema de copa, mas nao como a Copa do Brasil, que comeca com 64 clubes ! Os demais estaduais tb nao sao diferentes do Campeonato Carioca, que na verdade poderia se chamar Campeonato Fluminense, mas ai, bem, teria o mesmo nome do clube e certamente ia gerar bla,bla. Ja' falei aqui tb: a unica graca durante a enfadonha procissao de joguinhos chinfrins e' torcer para que um dos 3 rivais (sim porque os 4 grandes tem obrigacao de fazer as finais) se de mau diante de um pequeno, o que sempre acaba acontecendo em um, ou outro joguinho. Acabei tb de ler no Globo on line um artigo que vem a calhar com este post (http://oglobo.globo.com/carioca-2013/deserto-carioca-estadual-gera-prejuizo-ja-primeira-rodada-7363363). Agora eu pergunto : se a Federacao e os clubes concordam (ao menos aparentemente) que o campeonato e' deficitario e desinteressante ja nao deveriam ter feito alguma mudanca ? Ooops sim fizeram! Este ano na Taca Guanabara os clubes do grupo A enfrentam os do grupo B, e na taca Rio os clubes se enfrentam dentro do grupo. Que mudanca espetacular !
Abracao a todos ! Rick

Ricardo disse...

Ingles : por experiencia propria, lhes digo que uma das coisa que sou mais agradecido aos meus pais e' que eles me colocaram numa escola de ingles quando eu tinha 12 anos. Assim, digo lhes que me basta apenas 1 minuto de conversa com alguem para saber se a pessoa e' fluente ou nao. O aprendizado de linguas demanda tempo e dedicacao, pela complexidade da propria lingua em questao, onde primeiro vc precisa adquirir um minimo de vocabulario necessario, que somado ao aprendizado da gramatica e pratica constante tornarao a pessoa fluente. Portanto e morro de rir com estas historinhas todas enganosas de que fazendo tal curso vc vai falar tal lingua em 3 ou 6 meses. Mentira!

Ricardo disse...

Ranking da FIFA: Tem um bla, bla,bla que estamos nesta posicao porque como nao estamos disputando as eliminatorias, nao temos jogos suficientes para pontuar no raking. E' isso provavelmente tem algum impacto, mas fato e' que nao temos um bom futebol atualmente e so' ganhamos "bem" de vez em quando de times como China, Iraque e coisas do genero. Veja que coisa mais patetica foi no ultimo amistoso contra os EUA quando o chato insuportavel do GB da Globo ficou enaltecendo a vitoria do Brasil porque a selecao americana era um time (pasmem!) FORTE! O pior de tudo e' que esta CBF esta' vivendo de passado. Podemos ate' mesmo fazer inumeras consideracoes sobre isso, mas fato e' que nosso futebol esta' ultrapassado tecnica e taticamente e a Copa da Confederacoes vai mostar isso. Abracao ! Rick.

Freddy disse...

Sim, sim, eu gostei muito dos Estados Unidos. Só não gosto de americanos.
É mais ou menos como encaro o Rio de Janeiro, a cidade mais bonita do planeta. Basta tirar de lá os cariocas.

<:o) Freddy

PS: minha pinimba contra cariocas remonta ao meu nascimento. Contra os americanos, não me lembro quando começou, creio que pode ter sido quando morei na Alemanha.

Ricardo disse...

Visto de entrada nos EUA: Esta necessidade, foi "afrouxada" tb para cidadaos de outros paises, como Chineses, Indianos, Coreanos, mas os brasilieros tambem estao entre os maiores gastadores. Eu ate' ja assisti um programa sobre isso na Fox News (deve ter passado no Brasil). Eu estive em Orlando na semana passada onde encontrei um velho amigo da FAB e a mulher dele passava o dia no shopping (aqui se chama Mall) comprando tudo o que eu nem imaginava ! Essa compulsao consumista e' claro que e' muito bem vinda nesta terra para concordar com o comentario acima. Mas o lado bom e' que tb esta' ajudando a dar emprego para muitos o que e' bom, Mr Obama agradece! Veja que agora sao os europeus e' que estao com fama de duros e pao-duros (o segundo eles sempre foram), mas vejam tb que o Brasil ja esta' sendo visto como turismo "caro" por aqui o que nao e' bom. Muitas gente ja esta' trocando uma viagem ao Rio por uma pras Ilhas Gregas (risos) Abracao ! Rick.

Riv4 disse...

Caro Ricardo, eu não sei se concordo ou discordo de vc (rsrs).

Com certeza ninguém consegue falar uma língua sem um vocabulário básico, sem a gramática básica, e sem conversação.
Acho uma empulhação essas escolas de inglês no Brasil, onde os alunos cursam 4 ou 5 anos. Uma perda de tempo.
Com esse tempo dá para, com dedicação, aprender bem 2 línguas num modelo moderno de aprendizado, que mescle o que pontuei acima, com bons professores,carga horária de acordo também.

Mas quero dizer também que é fundamental VIAJAR para o país da língua que está aprendendo.
Meu inglês (avançado, não me considero fluente),foi adquirido numa droga de curso ginasial, reforçado com uma professora inglesa que morava perto da minha casa, mas que não ensinava nada de conversação. Era gramática pura.

Foi ouvindo muuuuuito Beatles que fui pegando os detalhes (não conseguia isso com Mick Jageer cantando - aliás, até hoje não consigo rsrsrs).E viajei aos EUA com 16 anos, para Baltimore, num intercâmbio cultural chamado Partners of Alliance.

E qual não foi minha surpresa ao chegar lá, e perceber que o americano não usava o verbo auxiliar "do" para fazer perguntas, como tinham me ensinado exaustivamente no ginásio ! E outros detalhes mais ...

Em 79, levei um susto ao chegar a Mamaroneck para visitar os primos da minha esposa, e perceber que todos entendiam o "inglês" macarrônico e errado que eles "falavam" .... inacreditável, conseguiam se fazer entender.

De lá para cá, tenho viajado muito para os EUA, e cada vez mais fico com a certeza de que ensinam inglês de forma errada no Brasil. Um desperdício de tempo e dinheiro dos alunos. Enganação pura para ganhar grana !

E pior, também tenho certeza de que FLUÊNCIA em inglês corporativo, para trabalho, nada tem a ver com a beleza que a língua inglesa tem ( eu acho o inglês lindo).

Abraços

Freddy disse...

Concordo que para desenvolver tem de ir ao país, passar um tempo lá. E também concordo que fluência é um termo relativo. Um cara que fale um inglês literário fluente pode se estrepar todo numa entrevista para emprego na área financeira.

Isso posto, cabe uma pergunta, vinda de um cidadão de país emergente e de uma das mais promissoras economias do mundo atual (= eu). Porque diabos estamos nós a nos esfalfar para aprender inglês, espanhol, mandarim, francês, alemão, e os "fdp" não se lixam pra aprender português?

Falei, ou melhor, perguntei!
Freddy

PS: desculpem, acho que os chineses até tentam...

Ricardo disse...

Sr Riv4 eu tambem nao concordo nem discordo de vc, porque na verdade nao acho que existe uma so' formula para se aprender qqer lingua, mas a convivencia com nativos como vc falou e' fundamental para a fluencia, sem duvida. Apenas citei minha experiencia, pq desde crianca quiz aprender porque achava lindo tal como vc e tb acreditava como acredito ate' hoje que apesar de qqer razao geopolitica, se vc fala ingles vai a qqer lugar do mundo. Um Abracao.

Ricardo disse...

Ao Carlos Frederico, pensei que sua pinimba com os americanos poderia ter sido adquirida na Franca, pq eu e outros por aqui achamos tb a Franca um pais legal, o que estraga sao os franceses, agora pinimba com carioca e' facil:
voce se ja' viu povinho mais pretensioso, dissimulado e egocentrico e mau educado ? Abracao.

Riv4 disse...

Ponto de convergência no debate sobre línguas : realmente, se vc fala inglês, sobrevive em qualquer lugar do mundo.

Agora, rimos muito em nossa última vg a Orlando, assistindo o diálogo numa loja da NIKE entre um avô brasileiro (que não falava xongas de inglês)e um vendedor americano. Não dá para explicar tudo aqui, os gestos, o que ele dizia num dialeto fabricado na hora mesclando português-inglês- espanhol, rimos muito !!! E o vendedor entendeu o que ele queria !!! rsrsrsrsrsrs

Ricardo, SR Riv4 não, por favor rsrsrsrs .... só Riv4 ! kkkkkk

Freddy, regressão vai ajudar ! kkkk

Freddy disse...

Riva (chato escrever Riv4, nada a ver), não preciso de regressão para explicar minha pinimba com Rio de Janeiro. Tivemos a mesma mãe, que encheu o meu saco endeusando o Rio e denegrindo Niterói desde que nasci. Na PUC-RJ fui sacaneado por 5 anos por ser niteroiense. Chega!

E com os EUA, a coisa veio lenta, dado que com uns 15 anos eu era aficcionado por 2a Guerra e por conquista espacial e os EUA eram uma espécie de ídolos.

Com o tempo fui mergulhando nas informações e na cultura americana, e comecei a perceber o ufanismo exagerado. Depois, o desprezo pelas outras nações. E por fim, o uso desavergonhado de seu poderio militar para ditar regras e se impor ao restante do mundo. Não assinam protocolo algum, não aceitam fazer nada que perturbe sua economia, não cumprem acordos bilaterais se houver prejuízo, mas fazem questão de que beijem seus pés e que lhes paguem tudo.

Só para dar um exemplo recente, no curso que estou fazendo fui informado de que os EUA cobram de nós pelo uso de sua propriedade intelectual (p.ex. direitos autorais de músicas) mas se recusam a nos pagar pela execução de nosso material cultural. Simples assim: "-vem cobrar, vem?".
Em tempo, com o restante do mundo o acordo de pagamentos é bilateral, sem problemas.

<:o) Freddy

Riv4 disse...

Ainda sobre a flexibilização dos vistos para brasileiros : eles gostam ou não da gente ? rsrsrs

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/deficit-em-conta-corrente-nunca-foi-tao-grande

Riv4 disse...

Não queria estender, mas "nunguentu" .... rsrsrs ...há algo de estranho nessas argumentações do Freddy, sobre seu anti-americanismo.

Sugiro, Freddy, que vc leia mais sobre o surgimento da America, como e por quem foi colonizada,e "libertada em 1776.

Para entender melhor ainda sobre o DNA dos colonizadores da America, leia bastante, mas bastante mesmo sobre a 1ª Guerra Mundial - quem era quem, quem queria o que - e se aprofunde no detalhe de como e porque a America entrou nessa guerra em 1917.

Ah, leia também sobre o Império Otomano para fechar o estudo.

Depois desse estudo todo, policie-se para não odiar também alemães, ingleses, franceses, italianos, sérvios, judeus, turcos, russos, austríacos, enfim, a raça humana.

Esse estudo também será útil para suas conclusões sobre seu post em relação às mulheres.

O ser humano é inviável, embaixo de qualquer cultura nesse planeta.

E a América é "duka", em beleza, em infraestrutura, como muitos outros países.

Sds

Jorge Carrano disse...

Atenção contendores, aos seus corners, vocês estão entrando em clinch (rs).
Isso já deu titulo de filme: Irmão contra irmão (rs)

Riv4 disse...

kkkkkk é assim há quase 60 anos, mas realmente, mas realmente, sou muito grato ao Freddy poor ter escolhido o Vasco naquele jogo de Totó que ganhamos ! rsrsrsrs

FLUi

Freddy disse...

Hmmm, gostei do "ser humano é inviável embaixo de qualquer cultura nesse planeta".

Tem uma música da banda de heavy gótico melódico Within Temptation que, por acaso, é apenas melódica, new age. Chama-se "Perfect Harmony" e versa sobre um ser humano hipotético que foi criado numa floresta e só conhece bichos e plantas. Seria o único ser humano que conseguiu viver em perfeita harmonia.

abraços
Freddy

Riva disse...

Agora sério ...rsrsrs ....sério mesmo.
Sempre fomos assim, desde pequenos, meio que diametralmente opostos em várias coisas, em vários assuntos.

Chegamos a escrever um "livro" a "4 mãos" ....um escrevia (via email), o outro complementava. E paramos em mais ou menos 930 páginas formato A4. Ali tem muita coisa das nossas vidas.

Apesar de vivermos praticamente 25 anos sob o mesmo teto, descobrimos mais tarde que tínhamos 2 mundos completamente diferentes dentro de casa, por várias razões. E a descoberta foi legal, demais mesmo, pelo menos para mim.

Continuamos assim, com muitas divergências sobre diversos temas, mas com uma amizade sólida de irmãos. Nossa base é a família, nossos valores, os mesmos.

E pra mim é super legal e divertido quando entramos nesses "clinches", como diz o Carrano. Não se assuste amigo !!! kkkkkkkkkkkk

Continuo - ainda- sem entender essa cisma do Freddy com a minha querida America !
Abraços em todos que nos lêem.

Jorge Carrano disse...

Riv4,
Você fez piadinha com o Dunga. Pois bem, vou deixa-lo desacreditado em matéria de futebol, de novo. Acho que o Internacional chega na frente do Fluminense no próximo campeonato nacional.
Pessoal, escrevi "de novo" no parágrafo acima, porque no início do ano passado o Riva queria o Fred fora do Fluminense, porque era chinelinho e não estava jogando nada. Pois bem, o Fred acabou artilheiro e foi escolhido o melhor jogador do campeonato nacional 2012.

Riva disse...

Em se tratando de futebol ...... a bola mata ! rsrsrsrs