29 de janeiro de 2013

Humorista, uma profissão em extinção







Por
Carlos Frederico March
(Freddy)







Estranharam o título? Pois não deviam. Já riram alguma vez de alguma piada que não focasse o defeito de alguém, uma característica negativa, uma gafe, uma situação ridícula qualquer? Pois bem, estamos na era do politicamente correto. Você pode ser processado pela parte/classe atingida pela piada a cada frase ou gesto que disser ou fizer (sim, eis aí uma área promissora: direito).

Ary Leite

Um dos personagens mais engraçados de programa de TV de décadas atrás era o Caqui, interpretado pelo falecido Ary leite. Eu chegava a passar mal de tanto rir com as engasgadas dele.




Hoje em dia é impensável levar à telona uma piada em cima de um defeito de fala que aflige milhares de pessoas, apesar de corrigível com fonoaudiologia.

Eu tive um colega gago no Liceu, época do ginásio. Mas ele era um gago assumido, simpático e humorista! E desenhava como ninguém, parece que seu caminho foi a Escola de Belas Artes.

Já imaginaram uma piada contada por um gago? A gente não sabia se ria da piada (que em geral era boa), se dele contando, ou da conjugação de ambos os fatores, que ele gerenciava com maestria! Impagável!

Jamais me esquecerei de charge desenhada por essa figuraça, representando o povo de São Gonçalo saindo de um ônibus para curtir a praia de Icaraí, já naquela época poluída.

Havia algumas línguas negras na areia, pra quem ainda lembra dos despejos de esgoto não tratados. Pois bem, tinha frango com farofa, um pão de forma semienterrado na areia, mas o mais hilariante era um negrinho (quero dizer, um afrodescendente) sendo chutado pra fora do ônibus por um amigo e, sorriso que era só dentes, voando todo arreganhado em direção à areia escaldante. Essa charge seria impublicável hoje.

O Agildo Ribeiro tem um texto, que ouvi há muitos anos, numa fita cassete, em que imita um perneta num motel. Como assim sacanear um perneta? Que culpa tem o coitado de ter perdido sua perna e ter de andar pra lá e pra cá (totok, totok, totok) pra satisfazer os caprichos da dondoca antes dela se dar?

Como fazer piadas - sem ser devidamente processado - sobre o orelha de abano, o fanho, o caolho, o negão (o afrodescendente avantajado), o albino, o índio, o anão, o favelado, a empregadinha gostosa, a bichona delirante? Como representar hoje o dentista tarado, como o Jô Soares costumava fazer para deleite de todos, sem ter a classe médica, o movimento feminista e os advogados (de novo eles) em cima de você?

Sobre o gordão ainda pode, idem aposentados, políticos, funcionários de empresas ligadas direta ou indiretamente ao governo, ou seja, tudo que for tema de críticas do momento. Isso faz de mim um alvo completo: ex-empregado da Embratel, aposentado e gordo...

Sobre política, ainda sobra muito assunto, tanto no humor falado como em charges ou cartuns. O dia que a credibilidade se instalar na coisa pública, que tivermos governo, congresso e senado íntegros e confiáveis, acho que secará o manancial de temas permitidos à prática do humor e nem a memória nos restará, dado que será considerado politicamente incorreto até relembrar (em texto ou vídeo) as piadas do passado.

Foto (Google): www.famososquepartiram.com

12 comentários:

Freddy disse...

Numa reunião familiar há 2 dias tive a oportunidade de conversar sobre esse tema com um amigo cartunista, que lida com humor em desenhos.
Há divergências na classe artística. Uma vertente acha que se deve dar atenção ao que é politicamente incorreto e evitá-lo. Outra opina que tudo depende de contexto, você pode destacar um defeito - humor sempre está ligado a sacanear alguém - sem no entanto chegar ao nível da humilhação generalizada.
Eu acho difícil. Fanho é fanho. Como escolher um contexto plausível para sacanear um fanho sem humilhar todos que sofrem desse defeito de fala?
Por outro lado, dá para usar termos relacionados à cor do cidadão ou apresentá-los em humor teatralizado, desde que colocado com cuidado. Só que é um assunto que está na ponta da agulha dos movimentos no Brasil, principalmente da raça negra.
Mas isso é outra briga, e é de cachorro grande.
Abraços
Fredddy

Anônimo disse...

Humor na TV tem nome e sobrenome: Francisco Anysio de Paula. Secundado, à distância, pelo Jô Soares.

Riv4 disse...

Felipão e o Banco do Brasil ..... kkkkkkkkk .....e o bicho pegou !

Quando eu tinha 17 para 18 anos, meu querido pai me "ofereceu" o Banco do Brasil, ao invés da Engenharia, o que foi prontamente recusado ! Antes tivesse ido ....

Sobre o tema do Freddy, com a palavra, os advogados, que no fundo, ganham uma grana com esses processos, e torcem para mais e mais casos assim, para aquelas coisinhas de danos morais.

Sorry, mas conheço um que realmente torce por qualquer coisa ruim (inclusive com ele mesmo), para faturar uma graninha.

Gusmão disse...

Acho que não tem mais fanhos. Há anos não encontro um. A cirurgia e a fonoaudiologia resolveram o problema e contribuíram para a diminuição das piadas.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Riv4,
Sua afirmativa, dois comentários acima, é injuriosa, caluniosa e difamatória, cabem, portanto, três processos indenizatórios, para reparação de danos morais.
Como ex-advogado em atividade, repilo com veemência a insinuação e a aleivosia.


Encerro com risos.

Riv4 disse...

Pronto, me ferrei !!!!! rsrsrsrs

Freddy, vou botar na sua conta !!!

Jorge Carrano disse...

Riv4,
A hipótese é de litisconsórcio passivo, vai sobrar para o Freddy também.
Irei, finalmente, fazer minha viagem a Irlanda. A Guinness me espera. (rs)

Riv4 disse...

Vamos negociar, amigo ! Façamos o seguinte : eu vou carregando as suas malas, e não cobro nada ! Nem a cervejinha !
Topas ? rsrsrs

Freddy disse...

Provavelmente você vai precisar de consultores. Um de cervejas, para tentar convencê-lo de que não existe apenas Guinness na Irlanda e outro para lhe mostrar as destilarias de whisky na Escócia.
A parte das cervejas deixa comigo, também não cobro nada. Mas vou exigir participação na visita às destilarias!
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Há anos, mais de vinte, quando, morando em São Paulo, descobri o prazer de um bom vinho (confesso que não conhecia vinhos), deixei de tomar destilados, whisky no meio.
Já experimentei outras cervejas, de diferentes tipos, na Alemanha e até na república Tcheca, terra da pilsen, mas a Guinness continua sendo minha preferida.
Mas valeu pelo oferecimento.

Jorge Carrano disse...

A revista VEJA Rio, em seu nº 6, deste ano, publica na página 19 e seguintes uma reportagem sobre humor, humoristas e riso, fazendo uma retrospectiva do gênero.
Interessante.
Ary Leite não está citado, Freddy (rs).

Freddy disse...

Estarei captando um travo de crítica por ter citado Ary Leite em minha crônica, deixando de lado outros mais famosos?
Ele me pareceu perfeito exemplo de uso de defeito de fala para gerar humor, já que o uso do politicamente incorreto é o tema do post. Eu não pretendi em momento algum fazer um apanhado de grandes humoristas.

Se quiserem dar uma boa contribuição, façam-me um resumo de personagens politicamente incorretos representados por aqueles citados na Veja n. 6 deste ano.

Para dar um exemplo que me ocorre agora, acho que o dentista tarado do Jô Soares (Bocããão)seria um caso.

Boa semana a todos
Freddy