26 de abril de 2012

Traidores

Tiradentes
No dia 21 último comemorou-se o feriado de Tiradentes, que teria sido delatado por Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes. Que nome pomposo para um traidor, não é não?

No dia 6, tinha sido comemorada a Paixão de Cristo, traído por Judas Iscariotes. Há controvérsias. O mesmo Judas, inconformado, questiona Deus: “Por que eu? Por que fui escolhido para trair?” Vejam o enredo da peça (também filme em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_Christ_Superstar   (tive a oportunidade de assistir uma montagem em um circo em São Paulo, há nos (1973), com um ainda iniciante Antonio Fagundes.


Nos cinemas o filme Heleno, enredo que conta um pouco da história do futebolista botafoguense Heleno de Freitas.

Interpretado pelo ator Rodrigo Santoro (vascaíno), que no cinema já encarnou o rei persa Xerxes I, que se valeu de ajuda do traidor Efialtes para emboscar Leônidas, valoroso general espartano.

Helenos era como se intitulavam os gregos oriundos de Hélade, até que os romanos os chamassem de gregos aos habitantes, e de de Grecia  àquela região, tudo por ser o nome da primeira tribo que encontraram.

Mas os gregos do período clássico se denominavam helenos.

Rodrigo Santoro (Xerxes I) derrota Leônidas, mas perde cerca de 20.000 persas em combate, para 300 espartanos comandados por Leonidas, nas  Termópilas.


Leonidas
Leonidas, para quem não lembra, é aquele comandante que ao ser informado de que as flechas dos persas seriam tantas que obscureceriam à luz do sol, teria respondido: “Tanto melhor combateremos è sombra”.

Herodoto, cognominado “pai da história”, pelo menos no meu tempo de secundarista, na verdade um estraga prazer, atribui esta resposta, em um de seus relatos hitóricos, a Dieneces.

Agora pergunto eu. Quem é Dieneces?



Anibal



Prefiro a versão que atribui a frase/resposta a Leonidas, seja porque é um dos meus generais preferidos (ao lado do cartaginês Anibal), seja porque é mais glamorosa.







A frase acima, sobre as flechas, faz parte de um elenco de belas frases de Leonidas, como por exemplo:
Primeira
Xerxes (após cercar os espartanos): “entreguem suas armas”.
Leonidas: “Venham paga-las”.

Segunda
Xerxes: “Se chegarmos ao Peloponeso não restará pedra sobre pedra.
Leonidas: “Se”

18 comentários:

Gusmão disse...

Segundo a Wikipédia, Dieneces foi um general de Leônidas I. Combateu ao lado de seu rei, na guerra dasTermópilas (Segundas Guerras Médicas), é de sua autoria, a resposta ao rei Xerxes, quando o mesmo disse: "Os exércitos persas são tão numerosos que, quando disparam suas flechas, a massa bloqueia a luz solar". A resposta do espartano foi: "Ótimo. Combateremos, então, à sombra".
Portanto, se "a Cesar o que é de Cesar", a Dieneces o que é de Dieneces.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Caro Gusmão,
Dioneces era assim uma espécie de Oto Lara Rezende, não passava de um bom frasista.
Ou, quem sabe, seria o boneco de ventríloquo do Leonidas?
Você está querendo esculachar meu general/herói? (rs)
Abraço e obrigado pela contribuição.

Anônimo disse...

Noutro dia o Carlos Frederico, que implica comigo por causa do "z", comentou que "Tem poeta, escritor, pós-graduado, doutor... O pessoal anda lendo Nietzsche, Marx, Kirkegaard, Kant...
É obscurantismo pra lá, iluminismo pra cá, e eu aqui no meu achismo... "
Hoje ele poderia acrescentar: Tem historiador, cronista esportivo, critico de artes (teatro e cinema), estrategista militar, etc.
:D Fernandez

Ricardo dos Anjos disse...

Segundo a Telelistas, existe um, Dienece (sem o ésse) no Paraná. Um só na lista, no Brasil todo, de acordo com a minha pesquisa.
Vejam só:

Dienece Tavares
Rua Santos Dumont, 372 c 1
Santo Antônio do Sudoeste - PR - CEP: 85710-000

Acho que o pai que o registrou era fissurado em História Geral. hehe

Riva52 disse...

Confesso que não conhecia os últimos 3 nomes do Joaquim Silvério dos Reis.Novidade para mim ... rs

Jorge Carrano disse...

Viu só, Paulo? O "Generalidades especializadas" também é cultura.
Graças as várias fontes de consulta hoje disponíveis, digitais e impressas.
Santo Antonio do Sudoeste, meu caro Ricardo, é tão exótico quanto Dienece.
Fernandez, percebeu que temos especialista em matéria investigativa, que nos brinda com a existência de um Dienece e de uma Santo Antonio do Sudoeste?
Haverá um no Sudeste? Se não, registrarei em meu nome. (rs)

Gusmão disse...

A final espanhola que todos esperávamos vai acontecer na UEFA Europa League. Teremos Atlético de Madrid contra o Athletic Bilbao.
Abraços

Ricardo dos Anjos disse...

No Sudeste não; mas existe um Santo Antônio do Leste, que fica em Mato Grosso (MT), não em MS do nosso recente colega Luvanor.

Sabe o que mais me incomoda nesse caso cardeal/longitudinal? O vento Sudoeste. Veja trecho/sinopse do romance policial "Vento Sudoeste", de Luiz Alfredo Garcia-Roza:

"No Rio de Janeiro, o vento Sudoeste anuncia mudança. Não se trata apenas da mudança óbvia, do tempo. Para os moradores locais, ele tem a natureza de sinal. Pode ser sinal de chuva ou de ressaca nas praias, pode ser sinal para o pescador permanecer em terra, pode ser sinal de que mudará o humor dos garçons ou de que Maria vai brigar com João. E também pode ser sinal de morte violenta.

"Soprava um Sudoeste quando o delegado Espinosa saiu para se encontrar com o homem que lhe fez o estranho pedido:investigar um assassinato que ainda não tinha sido cometido e cujo assassino seria ele próprio. Mais estranho inda: o homen ignorava o motivo do crime, como seria cometido e quem seria a vítima".

Na mitologia grega, Lips era um dos Ventos(deuses responsáveis pelo vento). Lips era o vento sudoeste. Leva também o nome de Áfrico, que quer dizer africano.
E esse vento SO traz frentes frias para todo o Hemisfério Sul.
Como disse, incomoda. Mas há que se acomodar, não tem jeito; principalmente eu, antes em Teresópolis e agora na Serra Gaúcha, onde a população local e os turistas aguardam ansiosamente por uma geada, pelo menos...

Jorge Carrano disse...

O vento sudoeste aqui no litoral fluminense é muito conhecido. O pessoal de Cabo Frio, Saquarema, São Pedro e adjcências consegue fazer previsão de chuva segundo a presença do vento. Molha-se a ponta do indicador direito colocando-o apontado para o alto, se a direção indica o sudoeste o tempo vai virar e o mar ficará agitado.
Ai no Sul, onde você está, Ricardo, parece o que o mais famoso é o Minuano, que sopra do polo. É frio, pois não?
Trago na memória das aulas de geografia, a existência dos ventos Alísios, na América Central e o fenômeno da Monção, na área do Índico. Salvo lapso.
Foi bom deixarmos os traidores de lado, eles não merecem ocupar este espaço. Bons ventos os levem.
Abraço

Freddy disse...

Jesus Christ Superstar... Intrigante produção dos idos de 1972. Fui fã incondicional da peça por sua música e pela controvérsia que gerava no meio que eu frequentava na época: um grupo religioso católico baseado no Instituto Abel de Niterói (eu namorava uma "encontrista").

Comprei o LP duplo original. Assisti à montagem teatral em Londres - 1977. Depois vi o filme e comprei o VHS, depois o DVD, assistidos inúmeras vezes. Aprendi a tocar várias das músicas no piano. Enfim, sou fã.

No enredo original fica claro que os personagens principais, começando por Jesus, se percebiam "atores" numa trama urdida pelo Criador. Um ponto alto da peça é quando Jesus, meditando no jardim de Gethsemani, começa a se questionar e, do alto do monte, clama aos céus: "- Porque tenho de morrer?". Então, assume o papel: "-OK, se é Sua vontade eu morrerei, tomarei o Seu cálice de veneno!" mas pede a Deus que seja rápido - pois senão ele terá tempo de mudar de ideia...

Portanto, não apenas Judas se viu enredado na trama divina - ao perceber ter sido manipulado, se matou. Jesus também se sentiu assim - a me guiar pelo enredo.

Papo pra semanas!
Abraços
Carlos

Freddy disse...

Sobre o restante do post... Putz... Além de Nietzsche, Kirkegaard, Kant, Sartre, Marx, terei de me afundar em Mitologia Grega e Romana.

O que aliás já deveria ter feito, por conta de ser astrônomo amador... mas dá-lhe preguiça!

Abraços
Carlos

Freddy disse...

Correção do comentário anterior: mitologia "E" História Grega e Romana, já que o assunto em pauta teria sido história e não lendas (ou a história se misturou a lendas e hoje não se tem certeza de nada?).
Abraços
Carlos

Jorge Carrano disse...

Seu conhecimento sobre a peça/filme Jesus Cristo Superstar daria, fácil, fácil, um bom post eis que poderia envolver debate religioso, artístico e musical.
Está lançado o repto, Carlos.
Abraço

Anônimo disse...

Ninguém lembrou do Leonidas da Silva, o Diamante Negro, que jogou tanto ou mais do que o Heleno de Freitas.
:D Fernandez

Ricardo dos Anjos disse...

Carrano,
Ainda sobre o vento, o Minuano é uma corrente de ar de ORIENTAÇÃO SUDOESTE, algumas vezes também classificado como cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente após as chuvas.

Com essa ventania toda, o blog já pode explorar a energia eólica.
E pra variar, tem referência na mitologia grega sobre Éolo, mais um deus dos ventos.
Agora chega, pois vamos acabar no olho de um furacão.

Jorge Carrano disse...

KKKKKK, Com que então seremos movidos a energia eólica?
A minha fonte é a solar. E o sol também é divindade...
Viramos, então, a página.
Abraço

Freddy disse...

O Sol também é divindade... Certo... Com isso a discussão poderá se estender aos faraós do Egito e, quem sabe, aos Maias, Astecas, Incas...

Falando de JCSuperstar, Carrano, está realmente querendo me jogar às feras! Como então eu vou abrir uma discussão teológica? Se entre os católicos a coisa já pega fogo - dado que a peça é polêmica - imagina abrir o leque para o público em geral?!

OK, vou pensar <:o)
Abraços
Carlos

Jorge Carrano disse...

Que coisa, não?
Judas não se conformando com sua escolha para trair Jesus. Até se mata.
Caim tiririca, na versão do Saramago, por ter assassinado o próprio irmão, sem qualquer intervenção do Criador para impedir o ato.
Nessa linha vou acabar me aborrecendo com Deus por não me policiar impedindo que eu cometa este blog, perpetrando tanta bobagem.
Go ahead, Carlos.