29 de abril de 2012

Seu site "mobile"

Por

Jorge Carrano

www.tauvirtual.com.br

O uso de smartphones tablets tornou relevante uma questão: o que fazer com um site que, depois de tanto trabalho e investimento, simplesmente não funciona direito nesses novos dispositivos?

Em primeiro lugar, é razoável supor que grande parte dos sites não têm um bom comportamento nos aparelhos móveis simplesmente porque quando foram feitos esses dispositivos não existiam, ou representavam uma fração mínima da audiência. Se seu site tem dois anos ou mais, é provável que esteja nesta categoria. Lembre-se que, no início de 2010, o iPad sequer existia…

Resta então a questão: é possível fazer um site que funcione nos desktops/laptops e também nos dispositivos móveis?

Sim, é possível, mas é preciso saber como.  Para começar, vale lembrar que os dispositivos Apple não rodam arquivos em Flash. Tendo a incompatibilidade entre HTML5 x Internet Explorer de um lado, e a divergência Apple x Flash do outro, o cliente e sua agência ficam numa situação difícil. Já falamos bastante sobre isso aqui (leia post http://www.cavernaweb.com.br/?p=2133).

Mesmo que esta questão seja resolvida, resta uma outra: será que o site mobile deve ser igual ao site completo? Alguns especialistas em usabilidade, como Jakob Nielsen, acham que não. Isso porque as demandas e circunstâncias de quem acessa pelo celular ou tablet não são as mesmas de quem usa computadores de mesa ou laptops.

Parece-me que o melhor seria “editar” o site para que, de fato, tenha apenas os conteúdos fundamentais para visualização em dispositivos móveis. Embora as telas do iPad, do Galaxy Tab e outros tablets tenham bom tamanho, não podemos dizer que a navegação pelo iPhone, Blackberry e outros seja assim tão “confortável”. Não é.

Então, alguns cuidados são necessários na construção de seu site mobile:
1 -  Identificar se o visitante acessa via dispositivo móvel, e então redirecioná-lo para uma versão adequada.
2 -  Esta versão deve ter menos conteúdo, e apenas o mais relevante. Vale lembrar que embora a maioria das pessoas tenha mais de um acesso, temos todos menos tempo.  Você não pode apostar que o visitante fará uma consulta via smartphone quando está na rua e depois vai conferir ou pesquisar com mais calma em casa ou no trabalho usando um laptop. Daí ser relevante saber qualconteúdo é indispensável para quem acessa a versão mobile, pois ele pode não voltar…
3 – As telas mudam de tamanho, mas os dedos não… Então o design precisa ser repensado, para ter menos elementos na tela, e links e botões maiores. Simplificar é a palavra-chave aqui.

Se seu site foi construído antes da explosão dos acessos móveis, é melhor convencer a diretoria de que precisa de uma verba adicional para produzir uma versão compatível.

Se seu site ainda será feito, está na hora de avaliar essas questões e trabalhar para que o resultado seja visível pelo maior número possível de pessoas.

Pessoas que estarão, certamente, cada dia mais “móveis”.


Original publicado em http://www.cavernaweb.com.br/?p=2430

18 comentários:

Jorge Carrano disse...

Meu filho mais velho, que assina o post, desde sempre acha que Junior não é nome, é patente.
Dai que sempre se apresenta e assina Jorge Carrano.
Entre outras coisas na área de comunicação, a TAU VIRTUAL que ele dirige, constrói e hospeda websites.
O post é quase um comercial(rs)

Gusmão disse...

Então deveria estar na seção "Classificados selecionados" (risos)
Bons negócios para a TAU.
Bom domingo!

Freddy disse...

Carrano, você já fez uma pesquisa para saber como seu blog é visto pelos dispositivos móveis?
Abraço
Carlos

Jorge Carrano disse...

Carlos (ou Karl, como sugeriu o Ricardo), o gráfico a seguir de certo modo responde sua indagação:


Visualizações de página por sistema operacional
Windows
26.383 (80%)
Linux
5.078 (15%)
Macintosh
492 (1%)
iPad
202 (<1%)
iPhone
177 (<1%)
Android
158 (<1%)
Other Unix
91 (<1%)
Nokia
59 (<1%)
iPod
32 (<1%)
BlackBerry
15 (<1%)

Ricardo dos Anjos disse...

Acabo de criar um slogin: "TAU PAI, TAU FILHO!" ou vice-versa.

Jorge Carrano disse...

A propósito, Ricardo, já me perguntaram porque o nome TAU, escolhido pelos filhos para batizar a firma.
Tau é uma letra do alfabeto grego, mas que em física representa "trabalho".
Mais recentemente descobri que é, também, uma partícula subatômica, semelhante ao elétron.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Parabéns, Gusmão.
1º tempo 2X0, justíssimo.

Jorge Carrano disse...

Acabou: Botafogo 3 X Vasco 1
Bota Campeão, merecidamente.
Gusmão em festa.
Riva52, Ricardo dos Anjos, Ana Maria apreensivos, com decisão do carioca. (rs)

Freddy disse...

O Vasco na gestão Roberto "Banana de Dinamite", ou simplesmente Roberto Banana, tem tido um desempenho pífio.
Meu consolo tem sido o Santos, meu time em São Paulo. Só torço contra ele quando jogando com o Vasco.
Eu preferia que Neymar & Cia pegassem a Ponte Preta na final do Paulistão, mais fraca que o Guarani. Mas ela deu uma de Vasco (deve ser a camisa) e entregou o ouro com facilidade, também.
Abraços
Carlos

Jorge Carrano disse...

Concordo com você em boa parte. Só que qualifico o Roberto como "pateta".
Ele foi um jogador razoável, artilheiro importante para o Vasco, mas como dirigente e parlamentar é um pateta.
O Vasco perdeu porque tem um ex-jogador em atividade chamado Rodolfo, responsável direto por dois dos gols. Tem um artilheiro que é perna de pau, parece jogador de pebolim (ou totó), e um técnico que é lento (baiano, né) para tomar decisão (não só hoje).
Acho que os cariocas de nossa geração torcemos pelo Santos, de Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Com fundadas razões.
Abraço

Gusmão disse...

Obrigado pelos cumprimentos. Acho que merecemos, embora o Vasco tivesse mais volume de jogo. Matamos o jogo na velocidade.
Acabo de ler seu comentário e acho que o Cristóvão realmente bobeou no sistema defensivo, mal armado.
Abraços

Ricardo dos Anjos disse...

"Clássico Vovô" na final.
Estrela Solitária X Pó de Arroz.
Estatísticas de vitórias, derrotas, empates e número de gols, entrem no google.

Freddy disse...

O Vasco tem uma peneira na defesa. Quando Dedé está lá, e mesmo assim se inspirado, a coisa ainda funciona. Sem ele...

Não me custa relembrar o Brasileiro de 2008, quando fomos rebaixados. No 1º turno havíamos goleado Atlético Mineiro (6x1) e Inter (4x0). Tínhamos um ataque eficiente mas sofríamos seguidas goleadas. Faltando umas 6 rodadas para terminar o campeonato, apesar de ainda termos um dos ataques mais positivos, éramos a defesa mais vazada e nos encaminhávamos para o abismo. Como a reta final é um pega pra capar, fomos atropelados.

Atualmente, carecemos de tudo. Técnico mediano, ataque sem uma referência bem determinada, meio de campo vetusto e a defesa pífia. Chega a ser vergonhoso acontecer duas vezes absolutamente a mesma coisa - com Fluminense e agora com Botafogo. Isso reforça minha opinião de que o Vasco é time de pontos corridos, nunca de mata-mata, pois na hora do "vamos ver" entram em ação (nos outros times) forças decisivas. Alguém nega aquela famosa frase sobre o Flamengo: "- Deixaram chegar..."? Com o Vasco nunca aconteceu...

Tem mais. Falta-nos time, mas futebol não se ganha apenas no campo, como diriam os inocentes de plantão. É nos bastidores que muitas tramas são urdidas. E nós temos Roberto Banana, ou Roberto Pateta. Não gostaria de confessar saudades de um certo personagem de nossa história recente, mas...

Abraços
Freddy

Riva52 disse...

Sinto afastamento feminino no blog .... será por causa do futebol , Carlos ?
Você diagnostica isso nas reuniões do ARTROSE e do ART & ROSE, ou seja, os homens num canto isolados falando de futebol e as mulheres em outro canto ....se bem que o ARTROSE foi fundado por causa do futebol dos nossos filhos, essa é a essência do grupo.
Estaria acontecendo a mesma coisa aqui no blog do amigo Carrano ? Os assuntos vão lá na web ou em Brasília, e retornam sob a forma de gols, impedimentos, torcidas, etc .... rsrsrsrs (nada contra, muito pelo contrário).
Mas sinto que ELAS se foram ....

Jorge Carrano disse...

O Riva tem razão, as mulheres andam arredias.
Já tivemos presenças mais constantes, como da amiga/poeta Esther Bittencourt, da por vezes mal entendida Helga, de minha neta Juliana, de minha nora Erika e de minha irmã Ana Maria, só para mencionar as que eram mais frequentes.
Não acho que seja culpa do futebol. A Ana maria, tricolor, etá feliz com a campanha do time. Erika, que torce pelo Chelsea, na Inglaterra (escolhido pela cor do uniforme, quando ela residiu em Londres por uma tempo estudando), no outro dia me ligou para perguntar o que eu achei da vitória sobre o Barcelona.
A Juliana está num programa de imersão, no Gaylussac, e falta tempo, coitada, que ainda tem o tênis e o teatro. A Helga, bem a Helga, só se interessava por viagens. Esta pode ter se afastado por causa do futebol.
A vascaina Isa nunca se manifestou assim como a Mary. As também vascaínas Flavia e Roberta (acertei Carlos?) também nunca marcaram presença aqui.
Minha mulher Wanda - vascaina - diz que me conhece há 50 anos(é verdade) e já sabe tudo o que penso e digo.
Acho que é isso.
Vamos fazer uma campanha para reverter esta situação.
Abraços

Freddy disse...

Carrano, bateu na trave... minhas filhas se chamam Flávia e Renata.

O futebol é um câncer nas rodas de conversa. Destrói qualquer tentativa de se conversar algo decente. E sempre tem alguém que mais cedo ou mais tarde puxa o assunto, geralmente certos tricolores.

Não quero com isso dizer que não se faça posts sobre o "violento esporte bretão". Eu mesmo penso em fazer um. O que a gente está comentando é sobre estarmos eventualmente a falar de preto no branco e alguém se lembrar que são cores do Santos, Botafogo, Corinthians...
=8-)
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Minhas escusas a Renata.
Também tenho um post escrito sobre futebol. O titulo será "dream team" e aguarda oportunidade na pauta. Se o seu chegar antes, terá prioridade.
Abraço

Riva52 disse...

Longe de ser um câncer o futebol. Só se torna uma doença quando encontra torcedores radicais no meio, e isso acontece em qqer debate, seja político, sobre filosofia, religião, etc.
No caso, o assunto é - culturalmente - bem masculino mesmo, embora as mulheres estejam invadindo os estádios de futebol - na minha época de Maraca não era assim.
Mas especificamente nesse universo do blog, não sei o que pode estar acontecendo, por isso achei que podia ser o futebol.
Amigo Carrano, a Isa parece ser tipo a Wanda ... eu escrevo, e ela "sente" que já escreveu .... exatamente isso ... rsrs
Quanto aos assuntos que ela realmente curte, são a gastronomia, medicina e saúde, Pilates e ..... qqer coisa relacionada a Orlando City rsrsrs !!!!

Sds TRIcolores !!!! FRED vai te pegar ..... hehehe