30 de abril de 2012

Trabalhos manuais, artesanais e artísticos


O Riva52, amigo, seguidor e colaborador do blog,  comentou recentemente que as mulheres estão afastadas do blog.

Efetivamente estão. Ele aventou a possibilidade do fato estar relacionado ao excesso de posts sobre futebol. Acho que não necessariamente. Mas não tendo dados e informações a respeito, estou fazendo um teste postando nos próximos dias assuntos que interessam mais de perto as mulheres. Vamos ver a repercussão.

Wanda, minha mulher, gosta de fazer crochê, que aprendeu com a mãe desde menina, e está sempre fazendo enquanto assiste TV.

Não faz roupas, apenas colchas e cortinas. Muitas vezes combina o crochê com um trabalho que se chama fuxico que não sei explicar o que é, embora identifique quando vejo. Algumas das  fotos a seguir mostraram do que se trata.

Ela tem também talento inato para desenho, o que a levou a estudar pintura na técnica de óleo sobre tela. Desenvolveu um pouco o que poderíamos chamar de “dom” ou vocação. Parou de pintar há 3 ou 4 anos por diversas razões: não tínhamos mais onde guardar tantas telas; o preço das tintas e pinceis (importados) são caros; e não temos mais espaço para o atelier, pois moramos em apartamento pequeno.

Mas num próximo post vou mostra-la trabalhando (pintando) no atelier ao tempo em que morávamos em São José de Imabassai.  Naquela mesma época chegou a vender algumas telas, na feira de artesanato que funciona nos finais de semana no Campo de São Bento, em Niterói. E colocarei também algumas telas.

Mas vamos as colchas de crochê e fuxico com crochê.













Estas fotos foram feitas com máquina antiquíssima sem recursos e escaneadas agora. Se originariamente já tinham pouca resolução, pioraram muito.

9 comentários:

Berenice disse...

Dr. Carrano:
Não conheço sua esposa, mas ela está de parabéns. Os trabalhos são bonitos.
O Rodney não sossegou enquanto não me colocou o laptop no colo para eu ver.
Cumprimente Dna. Wanda por favor.
Cordialmente

Jorge Carrano disse...

Em nome da Wanda agradeço o simpático comentário da Berenice.
Apresente a ela, por favor, os nossos cumprimentos, caro Gusmão.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Muitas vezes combina o crochê com um trabalho que se chama fuchico que não sei explicar o que é, embora identifique quando vejo.

Quando escrevi o trecho acima, deveria ter acrescentado que não sei explicar e não sei escrever a palavra.

Escreve-se com xis, sua besta quadrada. O nome é fuxico.

Perdão!

Riva52 disse...

Também tive que colocar o laptop no colo da Isa, explicando o que está acontecendo, e mostrando os trabalhos....ah, esqueci de dizer que a Isa gosta muito de artesanato, vive frequentando 2 ateliers de amigas em Friburgo.
Ela achou lindos os trabalhos e já me deu um "overview" sobre o que é fuxico, que para mim, casca-grossa, é sinônimo de "fofoca" .... rsrsrsrs

Parabéns Wanda, show de bola !!! (ih ,,,,, lá vem o futebol até nas expressões de elogio .... rsrsrsrs).

Riva52, em nome da Isa, ou Isa em nome de Riva52

Anônimo disse...

Não vi o erro no post. Já corrigiu?
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Obrigado em nome da Wanda. Se a Isa quiser mostrar trabalhos, neste espaço, disponha.
Abraços para ambos

Fernandez,
Sim, corrigi porque era um absurdo sem tamanho. Fiz a ressalva nos comentários porque eventualmente algumas pessoas já haviam lido, como o Gusmão e a esposa Berenice.
Abraço

Freddy disse...

Gostei muito. Pessoalmente tenho muito respeito pelo trabalho manual em colchas grandes, porque exige uma paciência e concentração que - Deus é testemunha - eu jamais teria!
A concepção da obra é uma coisa, mas transformar a ideia em realidade é outra totalmente diferente. Fico cansado só de ver!
Parabéns!
Abraço
Freddy

artesanato disse...

lindo seu trabalho,e todo conteúdo do blog parabéns, forte abraço, renato artesanato em mdf

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Renato.
Transmitirei à artesã seus cumprimentos.
Volte sempre.