24 de abril de 2012

O que dizer?


Depois de autoridades ligadas à educação haverem proibido Monteiro Lobato, nas escolas, agora é a Assembleia Legislativa de Minas Gerais que quer aprovar uma lei, vejam o absurdo, proibindo Guimarães Rosa.

Minha amiga Esther Bittencourt enviou um link para que se possa subscrever um abaixo-assinado contra esta sandice. 

Quem achar que Riobaldo, Diadorim e Taturana, não fazem mal a ninguém, muito antes pelo contrário, pode assinar em vhttp://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N23620


O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, o entediado ministro Cezar Peluso, além de tirano, no dizer de seu colega de toga ministro Joaquim Barbosa, é racista. Lavando roupa suja, estes dois ministros da Corte Suprema, trocaram acusações. Peluso diz que Barbosa é inseguro e que provavelmente sua insegurança decorre do fato de achar que as pessoas pensam que ele foi parar no Supremo não por sua cultura jurídica, mas sim porque é negro. Numa espécie de cota racial.

Já Barbosa diz que Peluso manipulava resutados, conduzindo as sessões de julgamento segundo suas conveniências e interpretações.

Eu ia comemorar que o ministro sempre com cara de tédio e ar superior vai se aposentar no segundo semestre, mas quem virá? Pode piorar muito se, por exemplo, colocarem um Ivan Sartori, aquele que lamenta não poder puxar um fuminho da cannabis sativa. E quer receber FGTS.

Enquanto isso o poeta Ayres Brittto assume, por poucos meses, com a ingrata missão de colocar em pauta e julgar o chamado processo do mensalão, com todas as implicações e injunções políticas. Isto se o ministro Lewandowsky quiser. E ele pode não querer...

Saudades de composições do STF, onde pontuaram , com notável saber jurídico e ilibada conduta, como prescreve o texto constitucional, figuras como Victor Nunes Leal, Adauto Lucio Cardoso, Barros Barreto, Evandro Lins e Silva, Aliomar Baleeiro, Nelson Hungria, Orosimbo Nonato.

Estes nomes não são familiares para as pessoas mais jovens e muito menos para quem não é ou foi operador do direito. Talvez o Adauto Cardoso por sua atuação no legislativo.

O Brasil já teve juristas de renome como Rui Barbosa, Clóvis Bevilacqua, Carlos Maximiliano, Pedro Lessa, Pontes de Miranda, Hely Lopes Meireles, Miguel Reale, Caio Mario da Silva Pereira, que no magistério ou em obras doutrinárias que publicaram enriqueceram a Ciência do Direito, uma das mais belas, senão a mais importante de todas, porque disciplina, permitindo a vida em sociedade organizada.

Como a escultura do Drummond (grande vascaíno), em Copacabana volta e meia tinha os óculos do poeta furtado, colocaram uma câmera de vigilância sobre ela.

Agora chegou a vez de fazer o mesmo com a estátua de Osório, na Praça XV, eis que a espada do general já foi roubada e até o portal (pesadíssimo).

Vamos aguardar agora o roubo das respectivas câmeras.


E a Argentina, hein?! De novo querendo levar na mão grande. Primeiro foi com a Inglaterra por causa das ilhas; agora é com a Espanha por causa da petrolífera.


Vou torcer contra, de novo.


13 comentários:

Ricardo dos Anjos disse...

Obscurantismo!
Qual será a próxima vítima?

Freddy disse...

Eu acho que o motivo é a proliferação dos ratos.

Estamos imersos num mar crescente de subproduto de favelas e outros locais miseráveis, enquanto que a parcela mais esclarecida se reproduz em índice quase nulo.
Seremos engolidos pela massa faminta e carente. O sistema para eleição é democracia: vence por quantidade, não por qualidade. Tem tudo pra dar errado.

E já está dando. Em todos os setores. Essa massa crescente, facilmente manipulável, elege representantes nos diversos níveis do governo. Pessoas oriundas de redutos sub-humanos (ou por eles eleitas) já chegam a posições de comando em pequenas e médias empresas ou em setores do governo. A gente vem sentindo os efeitos na qualidade da prestação de serviços e em medidas como essas comentadas no post.

Lamento ser por demais prolixo, pois gostei bastante da palavra usada pelo Ricardo dos Anjos, que diz tudo: obscurantismo.
Abraços
Carlos

Gusmão disse...

Tem uma boa piada circulando na rede. Em represália a Espanha vai nacionalizar o Messi.
Mais um factóide dos hermanos. Sempre que a situação interna está critica, apelam para o nacionalismo barato.
E quebram a cara.
Estou com o Carrano: vou torcer contra. A Espanha e a comunidade econômica mundial darão um troco.

Ricardo, se a história se repete, que venha o iluminismo.

Abraços

Ricardo dos Anjos disse...

Falar em Espanha dar troco, será que o Barcelona vai fazer o Chelsea beijar a lona? (ih, não é que rimou?) O jogo é hoje à tarde, às 15:45. Poderíamos bater, isto é, fazer um bolão virtual. Meu palpite é 3 x 0 Barça - venganza en plaza de toros de Camp Nou.

Riva52 disse...

... obscurantismo : caderno BOA CHANCE do GLOBO desse domingo : erros de português nas questões das provas dos concursos não abalam, não dizem nada, desde que a frase(texto) seja compreendido pelos candidatos ....vocês leram isso ?
POBREMAS HÁ VIZTA ! Preparence !

Jorge Carrano disse...

Ricardo dos Anjos,
Na Espanha sou simpatizante do Real Madrid, que me encantou com times fantásticos, nos quais se destacavam Puskas, Di Stéfano,Kopa, Gento, Santamaria e outros.
Mais recentemente, com Zidane, Raul, Ronaldo (Nazário), Figo e outros.
Admito que gosto de ver o Barcelona jogar e acho Messi o melhor do mundo, mas nesta competição europeia sou Rela Madrid, que terá que vencer o Bayern de Munique, amanhã.
Meu palpite é uma final espanhola: Real X Barcelona, mas os placares não me atrevo a palpitar.
Abraço

Gusmão disse...

Atendendo e-mail do Carrano que me pede um palpite, cravo Barcelona 3X1.
A defesa do Barça anda vulnerável e o Chelsea tem Drogba (que joga mais do que Loco Abreu do meu Bota)
Abraços

Gusmão disse...

Acabei de ver no site da ESPN que o técnico do Barcelona optou por barrar o Daniel Alves e fazer uma formação com 3 zagueiros: Puyol, Mascherano e Piqué.
Vai ficar mais consistente na defesa.
Acho que o Chelsea não fará gol.

Riva52 disse...

Acreditando no nítido declínio do BARÇA, eu cravo um 4x0 BARÇA !!! rsrsrs
Riva52

Gusmão disse...

Já desvirtuamos mesmo o post do Carrano, introduzindo futebol, então acrescento que o jogo está no intervalo, 2X1 para o Barça.
Mas o gol do Messi quem fez foi o Ramires. Que categoria, hein? O Messi assinaria.
Meu palpite, externado acima em outro comentário, está possível: 3X1.

Ricardo dos Anjos disse...

Pois é,na emoção pró-Barça, chutamos pra fora. Noto que o time do Guardiola já passou pela curvae agora escorrega pela linha descendente, estatisticamente falando...

Jorge Carrano disse...

Ninguém aqui "entende" de futebol.
O resultado, improvável, derrubou todos nós.
Por essas e outras é que o futebol é um esporte apaixonante.
Abraços a todos. O premio ficou acumulado.

Riva52 disse...

Vero !!! Ninguém sabe NADA !!! rsrsrs