6 de abril de 2012

Ilhas Malvinas ou Falkland Islands


Fiel a tendência de postar sobre assuntos que estejam na berlinda num determinado momento, por essa ou por aquela razão, hoje vou abordar a polêmica questão: a quem devem pertencer as ilhas  situadas no Atlântico Sul, à Argentina ou à Inglaterra?

E já vou me colocando, como sempre faço diante de todos os assuntos, polêmicos ou não, a não ser que não tenha, ainda, opinião sedimentada.

Não encontro razões que justifiquem legitimação de posse pela Argentina. Torci contra, durante a guerra que está completando 30 anos, aventura bélica a que foram arrastados os fabricantes de bons malbecs por militares que fracassaram na condução do país, depois de tomarem o poder, e acharam que poderiam reverter sua popularidade apelando para um nacionalismo barato, mas sentimento  ao qual os adoradores de Maradona são especialmente sensíveis.

E não sou contra o pleito dos argentinos por conta de rivalidade, que de resto não alimento,  contra os mesmos, no futebol ou no preparo de um bom chorizo  ou maminha de alcatra.

Não, são duas as razões pelas quais acho ilegítima e indefensável a postulação portenha. Em primeiro lugar eu devia estar distraído quando, no “poleiro das almas”* optei para nascer no Brasil. Conscientemente, racionalmente, o país que adotaria para viver e criar meus filhos seria a Inglaterra.

A outra razão, mais objetiva, é que não encontro justificativas históricas que sustentem a tese  da Argentina, de direito sobre as ilhas.

Ilhas que foram ocupadas e abandonadas algumas vezes e não tinham maiores apelos econômicos, somente agora identificados.

Dois sítios na internet possuem muitas informações históricas e geográficas e são boas fontes de pesquisa para estudo e formação de opinião. São os seguintes:



Gostaria de compartilhar com meus amigos fieis seguidores e colaboradores, a tarefa de julgar e decidir, sob nosso ponto de vista, que nome deve ter as ilhas, o arquipélago? Falklands ou Malvinas?

Os comentários e/ou e-mails que venha a receber serão encaixados neste texto para termos um debate e uma decisão coletiva.


* Vide, de João Ubaldo Ribeiro, "Viva o Povo Brasileiro"

10 comentários:

Gusmão disse...

Matéria da VEJA (nas bancas) tem um trechinho lapidar sobre a intenção dos ditadores argentinos. Diz assim:"De repente uma população de 1.800 pessoas se viu obrigada a trocar a democracia secular inglesa pela ditadura de um país dom o qual não tinha menor afinidade".Em suma,
Tottenham Hotspur 10 X 0 Boca Juniors
Abraços e boa Páscoa!

Jorge Carrano disse...

A linguagem cifrada do Gusmão, induz-me a acreditar que ele é a favor da Inglaterra na disputa pela soberania nas ilhas.

A propósito Gusmão, não sabia que você é torcedor dos Spurs, que são, para nós Gunners, os adversários de maior rivalidade. Quase vizinhos em Londres.
Abraço

Anônimo disse...

Pois é, a área do arquipélago é infinitamente maior do que a da cidade de São Paulo e no entanto a capital paulista tem mais ou menos 10 milhões de habitantes e os kelpers são apenas cerca d 3.000. E entre os kelpers apenas 28 são argentinos.
Nesse blog de "intelectuais" como alguém já disse, não há necessidade de explicar o que significa kelper.
Mais um ponto para a Inglaterra.
O Tottenham é time da colonia judaica.
:D Fernandez

Gusmão disse...

Na verdade não me coloco entre os Spurs, Carrano. Falei do Tottenham porque é o time do Veríssimo e ele costuma fazer boas escolhas.
Fui ao Google para pesquisar Kelpers, viu Anônimo que se assina Fernandez?
Abraços

Jorge Carrano disse...

Esqueci de acrescentar que só há uma ocasião em que torço por argentinos...quando enfrentam o Flamengo. (rs).
É apenas um chiste, porque já declarei minha admiração pelo Borges (Jorge Luiz), pela Sabatini e pelos excelentes jogadores de futebol Di Stefano, Maradona e Messi. As muheres e os vinhos também não fazem feio.

Gusmão,
Ultimamente, nos últimos 5 anos, cresceu um pouco o número dos blues como são conhecidos os torcedores do Chelsea, outro time londrino. Daqui há uns 8 anos, serão um bom contingente pelos resultados alcançados.
Abraço

Freddy disse...

Eu não sei o que são kelpers. Não deve ser nada importante, pois não faz parte do vocabulário usado pelas publicações em inglês que leio.
Sobre o tema em pauta, não tenho opinião formada. Apesar de influenciado por recentes resenhas sobre a guerra - escritas pelos vencedores - devo confessar que o nome Malvinas me é mais simpático.
Abraços
Carlos

Gusmão disse...

E os alfajores? Esqueceu?
Abçs.

Jorge Carrano disse...

Kelpers é o nome dado aos habitantes das ilhas.
Esqueci mesmo dos alfajores, Gusmão.
Abraços

Freddy disse...

Alfajores! Muito bons! Curioso é que todo mundo gosta dos fabricados pela Havanna, mas o melhor que comi foi em Bariloche, um tal de El Bambi (el primer Alfajor de Montaña). Fica na Av Mitre, bem perto da grande praça. Delicioso, e tem vários sabores.
Abraço
Carlos

Jorge Carrano disse...

Até agora, quase ao final do dia, os jurados do blog decidiram, por maioria, que as ilhas Falklands pertencem, obviamente, à Inglaterra ou coroa britânica.
Houve um voto, sem muita convicção, a favor da Argentina, o que impediu a unanimidade.
A menos que haja um improvável reviravolta, já em grau de recurso, os kelpers continuarão tomando o chá as 5 horas toda tarde.
Abraço