11 de novembro de 2025

TÍTULOS IMPORTAM

Sejam os de nobreza, sejam os da dívida pública (como investimentos), sejam os conquistados em campos desportivos.

Sem mencionar os honoríficos, como "Doutor Honoris Causa", "Cidadão de Niterói", "Rei do Futebol", e outros, outorgados por entes públicos ou privados, e até pela mídia.

Meu bisavô - Carlo Michele Carrano - morreu como capitalista, conforme faz certo sua certidão de óbito, a seguir publicada por cópia. Boa parte de seus bens estavam representados por títulos públicos. 

Transpostos os prolegômenos, vamos aos finalmente, como dizia Odorico Paraguaçu, personagem icônico  vivido por Paulo Gracindo, na novela "O Bem Amado", de Dias Gomes.

Torço pelo Vasco da Gama desde o longínquo ano de 1947, pratrasmente (de novo Odorico), quando o clube, já multicampeão, venceu o poderoso Arsenal, da Inglaterra, com gol de Nestor.

O Vasco era, até há pouco, o segundo em torcida no Estado e o quinto em âmbito nacional. E por que está perdendo o posto? Pela falta de títulos expressivos no futebol. E pelos rebaixamentos que  também atuam em desfavor.

Ranking das maiores torcidas do Brasil (Ipsos-Ipec 2025)

Flamengo – 21,2%

Corinthians – 11,9%

Palmeiras – 6,5%

São Paulo – 6,4%

Vasco – 3,4%

Grêmio – 3,0%

Cruzeiro – 2,3%

Atlético – 2,3%

O Vasco está perdendo o posto de segundo clube de maior torcida no Estado para o Botafogo. Situação previsível, desde que o Glorioso vem conquistando títulos importante, tais como o Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores da América, feito que o Vasco não alcança há muitos anos.

Títulos são fundamentais, representam dinheiro em caixa e, mais relevante, aumentam o maior patrimônio do clube, acima dos troféus conquistados,  que é a sua torcida.

Notas:

https://jorgecarrano.blogspot.com/2024/02/campeao-carioca-de-1948-com-procedencia.html

https://www.google.com/search?q=classifica%C3%A7%C3%A3o+das+torcidas+em+ambito+nacional&oq=&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqCQgAECMYJxjqAjIJCAAQIxgnGOoCMgkIARAjGCcY6gIyDwgCECMYJxjqAhiABBiKBTIPCAMQLhgnGOoCGIAEGIoFMgkIBBAjGCcY6gIyCQgFECMYJxjqAjIJCAYQIxgnGOoCMgkIBxAjGCcY6gLSAQ4yMDA1MTQ1NTAzajBqN6gCCLACAfEF8woHAUnY5EzxBfMKBwFJ2ORM&sourceid=chrome&ie=UTF-8


8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Campanhas como esta, na qual o Vasco sonhou com classificação para a Libertadores, mas amargou três derrotas consecutivas, inclusive perdendo para o Juventude em São Januário, se não fazem perder torcida, pelo menos não muitos porque a paixão pelo clube é eterna, têm o efeito perverso de não estimular o crescimento da torcida.
Melhor não classificar para a competição internacional. Não com este elenco, pois o vexame seria inevitável.

Jorge Carrano disse...

Já que estou mencionando o Vasco, aproveito o ensejo para criticar a horrível camisa marrom que inventaram a guisa de homenagear qualquer coisa.
Alias, qualquer uniforme que não obedeça as cores oficiais deveria ser proibido. Se os Estatutos não disciplinam (deveria), pelo menos a tradição e o bom sendo deveriam proibir.
Isso é coisa de marketing, invenção do patrocinador dos uniformes.

Jorge Carrano disse...

Os números não mentem. Uma boa gestão financeira, um bom elenco e títulos alavancaram ainda mais o número de torcedores:
https://diariodorio.com/pesquisa-revela-perfil-do-torcedor-carioca-em-2025-flamengo-lidera-em-todas-as-classes-sociais-e-faixas-etarias/?utm_campaign=News+Di%C3%A1ria&utm_content=Pesquisa+revela+perfil+do+torcedor+carioca+em+2025%3B+Flamengo+lidera+em+todas+as+classes+sociais+e+faixas+et%C3%A1rias+-+Di%C3%A1rio+do+Rio+de+Janeiro&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=News%2C+10%2F11%2F2025

Jorge Carrano disse...

Desculpas no Vasco. A razão é uma só, falta de empenho, tudo o mais são abobrinhas:
https://www.supervasco.com/noticias/questoes-extracampo-poderiam-estar-influenciando-desempenho-do-elenco-431919.html

RIVA disse...

Tenho uma leitura diferente sobre o assunto, no que diz respeito ao Futebol. Eu acho que é cultural no Brasil, ou seja, tirar 2º lugar equivale a derrota retumbante, vice nada vale em competição nenhuma.
Veja na Inglaterra ... jogos de times do meio pra baixo na tabela com arquibancadas lotadas e o público torcendo de forma espetacular ! E os times comendo a grama (bonita por sinal) por uma vitória.
Não percebo nem vejo comentários na midia local sobre perda de torcida ou desinteresse em função de títulos perdidos, ou não participação em decisões ou em torneios específicos.

E aqui no Brasil ?
Sim ..... alimentada por uma imprensa parcial, militante, as torcidas são atingidas pelos debates e notícias ruins sobre os seus times, e o primeiro sintoma é ...não ir ao estádio assistir aos jogos.
Os pequenos torcedores (a torcida do amanhã) são impactados pelo desânimo dos pais, dos amigos, tem o bullying tradicional das rivalidades, e alguns, pequenos que são, até "viram a casaca" !!

That´s it !

Jorge Carrano disse...

Comparar nossa "cultura", com a inglesa, por exemplo, é descabido, data venia.
Insisto em que títulos importam e muito. Nenhuma outra razão justifica o crescimento da torcida botafoguense nos últimos anos.
E veja que o Botafogo também amargou a série "B".

Jorge Carrano disse...

Sem Garrincha, Nilton Santos, Didi, Jairzinho, Gerson, Quarentinha e outros bons jogadores que teve em tempos idos.

RIVA disse...

Não foi uma comparação, foi uma constatação.