A Inteligência Artificial (IA) já está sendo usada em larga escala, para os mais diferentes fins - idôneos e fraudulentos - o que é preocupante.
Segundo entreouvido, já é possível conversar com ente querido, falecido há anos, vendo sua imagem e ouvindo sua voz, bastando para tanto que existam registros sonoros e visuais dele no chat consultado.
Há anos, uma trucagem, colocou Nat King Cole (então já falecido), num dueto com sua filha Natalie Cole, interpretando a canção "Unforgettable".
"A gravação do dueto póstumo de Natalie Cole com seu pai, Nat King Cole, na música "Unforgettable", foi realizada em 1991, utilizando-se de tecnologia de estúdio para combinar a voz previamente gravada de Nat King Cole com a performance vocal de Natalie Cole.
O processo envolveu:
Isolamento da voz original: A voz de Nat King Cole foi extraída de uma de suas gravações master originais da música, que ele havia gravado em 1951 (embora a versão mais conhecida seja de 1961).
Gravação da nova faixa: Natalie Cole gravou sua própria parte vocal, criando um novo arranjo musical que se harmonizava com a gravação original do pai.
Mixagem: As duas faixas vocais (a original de Nat King Cole e a nova de Natalie Cole) foram então mixadas digitalmente para criar a ilusão de um dueto, como se estivessem cantando juntas no mesmo estúdio.
Essa abordagem foi pioneira na época e resultou em um grande sucesso comercial e de crítica, rendendo a Natalie Cole um Grammy de Álbum do Ano pelo disco Unforgettable... with Love, que vendeu milhões de cópias. A canção se tornou um marco tecnológico e emocional, celebrando a memória de Nat King Cole de uma forma inovadora." (Com auxílio de IA).
Vejam e ouçam:
Penso que agora, com o avanço tecnológico, sobretudo na área de inteligência artificial, tais truques sejam brincadeira de criança.

Nenhum comentário:
Postar um comentário