Não faz muito tempo escrevi aqui sobre uma experiência fantástica ao manter contato com parte da Mata Atlântica, ainda preservada, em Araras, no município de Petrópolis, aqui no Estado do Rio de Janeiro.
Hoje abordarei passeio anterior, de alguns anos, que fiz a Visconde de Mauá, em Resende, também Estado do Rio de Janeiro, mas neste caso na Serra da Mantiqueira, onde a natureza também se exibe majestosa.
Um amigo de infância, meu padrinho de casamento juntamente com sua esposa, tinha uma bela e ampla casa em Itatiaia, onde morava por razões profissionais. Fomos eu e Wanda visitá-los num final de semana e por lá passeamos também em Penedo e na já citada Visconde de Mauá.
![]() |
| Vista geral, com trilha |
Ruas de comércio:
Não são necessárias mais imagens para ilustrar o quão agradável, prazerosa será uma visita ao local, não tão distante de Niterói.
Recapitulemos, com o auxílio luxuoso da Wikipédia:
"Visconde de Mauá é uma região do município de Resende, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, que fica localizada na parte alta da serra da Mantiqueira a aproximadamente 1200 metros de altitude.
Parte do seu território estendendo-se também aos municípios de Bocaina de Minas (MG) e Itatiaia (RJ) onde também faz fronteira com o Parque Nacional de Itatiaia, área de preservação ambiental."
Com pouco mais de 5.000 habitantes, a principal fonte de renda da região é o turismo local dispondo de mais de 150 opções de hospedagem, dezenas de restaurantes, alguns especializados em trutas e receitas à base de pinhão, e muitas opções de lazer.
De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba, e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios.
Notas:
Por motivos óbvios não publico fotos deste final de semana, posto que nelas aparecem nossos amigos e parte de sua residência, embora já tenham mudado de lá de Itatiaia.













Nenhum comentário:
Postar um comentário