16 de agosto de 2019

Mentira e burrice




Duas coisas intoleráveis.

Um amigo, italiano, com o qual trabalhei em São Paulo, certa feita comentou sobre uma “mentira piedosa”, que ele aceitava e até praticava.

Entendi o sentido de sua compreensão e passei a admitir a hipótese, quando ocorre.

Burrice eu acho que deveria doer. Só assim o bucéfalo procuraria um remédio para sua dor, o que no caso seria instruir-se. Se não se cuidasse sofreria sempre com muita dor. Viveria gemendo e poderíamos aponta-lo: ali vai um burro, um apedeuta.

E quando junta burrice e mentira? Aí é insuportável. Vocês conhecem algum mentiroso que além de tudo é burro? Claro que conhecem, está na mídia diariamente.

Seus partidários dirão que, primeiro, ele não é burro é mal informado; segundo que mente involuntariamente porque está mal assessorado. Será?

Claro que os europeus derrubaram suas florestas, o que se mantém de pé, ali e acolá, num ou noutro pais do Velho Continente, não passa de bosque. Nada comparável à Amazônia, claro.

Essa preocupação deles com a preservação da floresta, alegando ser o pulmão do mundo, fundamental para o regime de sustentação hídrica, habitat para centenas de espécies de animais e vegetais que são ricos em princípios ativos necessários para fins terapêuticos e medicinais, e mais uma série de outras razões, nas quais se incluem as reservas indígenas seriam, segundo interpretação que circula na rede, meras fumaças que ocultariam a verdadeira razão: as reservas do subsolo, rico em minerais.

Imagens não mentem, ou seria fotomontagem?
Segundo o texto que recebi por mensagem eletrônica, o “Fundo Amazônia”, do qual a Noruega é o maior contribuinte, com 93,8% (acaba de suspender a contribuição), a mesma Noruega que é a controladora da maior empresa mineradora, a Hydro, que atua na região e é responsável por desmatamento ilegal e ré em mais de dois mil processos por crimes ambientais, devendo  mais de 14 milhões em multas ao governo brasileiro.

NORSK HYDRO DO BRASIL
Pergunto: por que os inúmeros assessores, ministros, filhos, órgãos de informação, as forças armadas responsáveis pela defesa territorial do país, a advocacia da União e os palpiteiros de plantão, como os Olavos, não alertam o presidente de que ele mente quando afirma não haver desmatamento.

Ele deveria, bem assessorado, admitir que existem normas legais que disciplinam a utilização do solo na região amazônica e que as normas são bem restritivas, fixando em 80% a preservação da mata nativa nas propriedades, ao contrário do que ocorre nas regiões Sul e Sudeste, onde este índice é de apenas 20%.

Preparação para utilização agrícola
Ou seja, se está sendo fiscalizado o respeito às leis (tenho dúvidas), pode ser que o desmatamento, tomado individualmente, por propriedade, esteja dentro do limite legal, para exploração agrícola.
Imagens tomadas por satélite aquelas que mostram o geral, o todo, podem ser enganadoras. Será?

Será que a Noruega, se tivesse interesse limitado a preservação de árvores, com os recursos enviados para o “Fundo Amazônia”, não teria reflorestado toda a região da Escandinávia?

Escandinávia

Não tenho resposta, mas aposentado, morador de Niterói, que não conhece a região amazônica, senão a cidade de Belém e arredores (até Icoaraci), não tenho a obrigação de saber. Bem, aprendi (decorei) os afluentes do Amazonas nas duas margens, nos bancos escolares do ensino fundamental.

Bolsonaro deveria, mesmo tropeçando nas palavras, como de praxe, dizer a verdade, ou seja, desmatamos sim, limitados às rígidas normas internas, em face de nossa soberania, para atender nossas necessidades e conveniências.

Notas:
1. Autor da matéria referida na postagem, em:

2. NORSK Hydro Brasil :

3. Website da Hydro: https://www.hydro.com/pt-BR


6 comentários:

Ana Maria disse...

1- A Noruega é responsável pela mortandade de baleias e exploração de petróleo no Polo Norte, com significativo risco ecológico.
2- O Fundo de preservação da Amazônia é gerenciado pelo BNDES, aquele Órgão que emprestar doa dinheiro para países de esquerda.

Jorge Carrano disse...


Da Noruega aprecio duas coisas: o bacalhau e as norueguesas, não necessariamente nesta ordem.

É bem verdade que, às vésperas dos oitenta anos de idade, tenho apreciado muito mais o bacalhau.

As norueguesas como com os olhos (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...


Dados importantes:

https://epoca.globo.com/guilherme-amado/embaixada-do-brasil-em-londres-critica-preservacao-ambiental-dos-europeus-23883932

Jorge Carrano disse...


Pergunta pertinente de uma amiga:

15:57 (há 57 minutos)

Pois é . E onde foi usado o $ que os governos PT receberam da Alemanha e Noruega ? (Via cel )

Jorge Carrano disse...


Assistam e ouçam:

https://youtu.be/dt-hfFfrHn4

(Copy and paste)

Riva disse...

Bem colocado

#simplesassim