2 de agosto de 2019

INSPIRAÇÃO



A lua inspirou poetas  e trovadores. Os mais apaixonados falavam em, podendo, depositá-la aos aos pés da amada.

Quando da visita do Armstrong, em julho de 1969, a fantasia foi desfeita, aquela imagem linda quando cheia, pousada de São Jorge, se revelou um solo árido, hostil, cá para nós muito feio.


Lennon, dizem, ficou fascinado pela Yoko, que se transformou em sua musa. Musa? Canecão rejeitaria.

Achei na interenet

Agora imaginem se ele tivesse outra inspiradora, conforme nos sugere a imagem acima.

Poetas populares encontram razões para enaltecer Mangueira, estação ferroviária e morro no Rio de Janeiro. Muitos deles lá encontram suas raízes.

"Em Mangueira na hora da minha despedida todo mundo chorou, todo mundo chorou ...       "

Lembram deste samba acima? E deste outro abaixo?

"Mangueira, onde é que estão, onde é que estão os  tamborins ó nêga, não ouço mais ..."

Mas vamos combinar que o local não é bonito, é pobre e feio. Mas é autêntico, é charmoso em sua simplicidade.


O que diriam os mesmos poetas populares se tivessem nascido em Capri?


Talvez nada dissessem porque o luxo, a riqueza, não inspiram poesia, levam, isto sim, a busca por mais luxo, mais conforto, mais ostentação. Estimulam a ambição desmedida, a ganância.

Alguns publicitários são gênios na criação de peças comerciais, de onde vem a inspiração?

Da observação da vida ao redor. Análise do comportamento humano. Em certos casos, da inveja, do "puxassaquismo". Querem um bom exemplo, que se tornou um clássico da propaganda?

Na mesa de reuniões o chefe comenta elogiando: "bonita camisa Fernandinho." Lembram da sequência do anúncio? Cliquem no meio da imagem abaixo e assistam:



E não ganhei coisa alguma da Alpargatas, nem mesmo uma camisa Us Top.

Dois compositores, para o mesmo anunciante, inspirados na liberdade, que era bandeira dos jovens nos anos 1970, criaram um jingle que define a liberdade como sendo "uma calça velha, azul e desbotada", falavam da calça jeans U.S. Top.



Atenção Alpargatas: se pretendem me recompensar prefiro minha parte em dinheiro. Solicitem por e-mail e enviarei nome do banco agência e conta. 😊😊😊

Notas:
Os compositores do jingle são Sergio Mineiro e Beto Ruschel. O fabricante das calças U.S. Top é a São Paulo Alpargatas.

Um comentário:

Riva disse...

Vou escrever/falar por mim ...

Hoje, por exemplo, para simplesmente escrever um post aki, tenho que "buscar" inspiração, ela não vem naturalmente como vinha, por exemplo, na época da minha banda de rock.

Tenho quase 100 composições (letras e músicas), e lembro praticamente de tudo que me inspirou a compô-las.

Qualquer coisa era motivo pra escrever uma letra de música : uma caminhada no calçadão, uma viagem de pick-up do trabalho para casa, meu amor pela MV, o próprio amor alheio, a chuva, Nova Iorque, uma vizinha que dançava com nossas músicas, uma paisagem, uma tirinha de jornal .... enfim .... inspiração não tem fórmula.

Ou ela vem, ou não vem.

Não sei quantas matérias minhas foram publicadas aki no Pub da Berê, mas sei que a que os amigos mais gostam é a primeira, em 2009 :

http://jorgecarrano.blogspot.com/2009/12/um-domingo-spicy-e-sem-brasileirao.html

Estava inspirado mesmo nesse dia ! Eu mesmo rio muito quando a leio, até hoje.