4 de janeiro de 2016

Planejar é melhor do que deixar a vida levar

O samba é interessante, mas o conteúdo da letra não é bom ensinamento. Deixar a vida levar pode nos causar dissabores.

“Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Se a coisa não sai do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos  trancos e barrancos, lá vou eu!.
......................................................”
(Zeca Pagodinho)

Definitivamente planejar é melhor, e organizando fica melhor ainda. Vejamos os quenianos. O país é referência em atletas que disputam provas de corridas de longas distâncias. É acaso?

É porque, como brincou um comentarista da São Silvestre, é só gritar, na largada, “olha o leão” e eles assustados correm desesperadamente?

Tive oportunidade de assistir  a um documentário sobre o centro de treinamento e formação de corredores no Quênia. Os meninos e meninas começam bem cedo, aos 10 anos de idade. Os treinadores têm programas e métodos de treinamento. Que é duro.

Na fase adulta, já preparados, são escolhidos pelos treinadores para esta ou aquele disputa em função das características da prova.

O entrevistado, o chefe do centro de treinamento, deu como exemplo a São Silvestre, disputada em São Paulo. Falou primeiro da distância da prova (15 Km), curta em relação às maratonas (42 Km). Falou também das condições climáticas do país onde haverá a prova e do horário de sua realização.

Explicou que para os que viriam ao Brasil os horário de treinamento, lá, começa às 10 horas,  e não mais cedo como regra geral. A pista de treino também apresenta subidas e descidas a fim de que os atletas estejam adaptados a estas condições.

Enfim, a palavra chave é planejamento.

A Venezuela é tida e havida como forte concorrente aos títulos de beleza feminina. Já venceram vários concursos de misses. E, uma vez mais, a explicação está no planejamento.

As meninas começam cedo a treinar desfile em passarelas, têm aulas de etiqueta, de maquiagem, fazem exercícios físicos localizados para determinadas partes do corpo e ainda contam com cirurgia plástica se e quando necessária para corrigir um detalhe ou outro.

Nunca vi um homem dizer que padrão de mulher é a venezuelana. As mais citadas são as italianas, as brasileiras e até argentinas (com minha aprovação pessoal). No entanto as venezuelanas ganham mais vezes o Miss Universo.

E no futebol? A conquista da Alemanha, na Copa de 2014, e a vergonha que nos impôs naqueles fatídicos e inesquecíveis 7X1? 

Aquilo foi obra de acaso? De deixa a vida levar? Claro que não.

Foi tudo planejado, nos mínimos detalhes, do local da concentração, até a cor do uniforme. Sim, foi muito bem bolado abandonar o branco tradicional e adotar o vermelho e preto. Cores de torcidas grandes e apaixonadas no Brasil: Vitória (Bahia), Flamengo (Rio), Atlético (Paraná).

Isso sem contar o fundamental que foi a preparação da própria equipe. O time estava em gestação há muito tempo, desde a copa de 2010. A tática de jogo revelou-se adequada ao estilo dos jogadores, suas habilidades pessoais.

E o resultado não poderia ser outro: sucesso.

Esses prolegômenos têm uma razão de ser. Nos últimos meses tem aumentado bastante o número de casos de inadimplência de alugueres e de taxas condominiais.

Malgrado admitir, por constatar, que a desastrosa e eleitoreira política econômica de  Dilma provocou muito desemprego, e que a inflação está, de novo, correndo a renda dos assalariados, é forçoso registrar que também há muita falta de planejamento no orçamento doméstico e total descontrole nos gastos com cartões de crédito.

O consumismo desbragado, a prática de dar passos maiores do que as pernas tem levado muita gente aos tribunais.

Falo de gente que troca de carro todo ano, seduzida por redução de impostos e prazos longos de financiamento, tudo temperado com falta de juízo e ostentação. Afinal o vizinho trocou seu automóvel.

Absurdo dos absurdos é que muitos destes inadimplentes em relação as cotas condominiais, são os que mais reservam os salões de festas para comemorações.

O que deixa indignados os demais comunheiros e a administração do condomínio. Com toda razão.  

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Estas pessoas sem juízo geram bastante trabalho para os advogados. Que bom!

Aos que ficaram sem emprego, umas palavras de consolo: não há mal que sempre dure. Fora Dilma!

Jorge Carrano disse...

Assistam ao vídeo e ouçam o samba:

https://www.youtube.com/watch?v=HJzKCFxFlBY

(É preciso selecionar o link acima e colar na barra do navegador)

Jorge Carrano disse...

Adeus ao dinheiro. Na Suécia nem os bancos aceitam:

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/01/04/na-suecia-nem-os-bancos-aceitam-mais-dinheiro.htm

(copy and paste)

Ana Maria disse...

Concordo com a opiião expressa no post, mas com ressalvas. Creio que as pessoas devem planejar seu orçamento e principalmente investir na sedimentação do caminho para um futuro de sucesso, como no caso de atletas, misses e artistas.
Cabe também aos jovens, orientados por seus pais, o planejamento e execução de medidas(estudos) que os prepare para a vida profissional.
Reconheço porém que é difícil para o cidadão comum estas atitudes.

Riva disse...

Eu já fui de deixar a vida levar. Não lembro de ter feito qualquer planejamento familiar. Me formei, tinha um bom e estável emprego (onde fiquei por 18 anos), os filhos vieram, eu fui indo, indo, recusei mudanças de emprego por estar muito seguro onde estava .... tudo isso durante a ditadura militar, hein !!! (para análises, se quiserem).

.... até o divisor de águas ... a perda efetiva do emprego pela 1ª vez, aos 46 anos de idade.

Tudo mudou, inclusive eu. Planejamento total, até hoje.