10 de janeiro de 2016

MISCELÂNEA


As tartarugas continuam na praia de Icaraí. Aliás, em respeito aos limites geográficos é preciso retificar. Elas habitam, na verdade, a Praia das Flexas, grafada assim mesmo: 
http://www.guiadepraias.com.br/praia.php?id=225).

Itapuca
Isto porque são encontráveis, há algum tempo (eu testemunho três anos), ao lado da Pedra de Itapuca na face voltada para a aludida praia do bairro do Ingá.

Ali, no calçadão, existem uns bancos, a partir dos quais é possível assistir quando colocam suas cabeças  acima da linha d’água e, dependendo de como submergem, expõem parte do casco.


São, agora, seguramente, mais de 10 indivíduos. Não eram tantos há dois anos. É curioso num mar poluído a sobrevivência destes quelônios.

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

A moda, agora, entre os jogadores de futebol, é deixar as barbas crescidas. Já foi raspar a cabeça, já foi fazer corte de cabelo no estilo moicano.
É difícil, também, identificar um jogador que não esteja todo tatuado

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Sabiam que as igrejas estão tendo acentuada queda em suas “receitas”? As espórtulas, dízimos ou esmolas, como queiram chamar estão escasseando, ou diminuindo de valor.
Tem igreja evangélica sendo despejada por falta de pagamento de aluguel.

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

É controvertida a relação dos Beatles com o futebol. Naturais de uma cidade que tem dois times vencedores, de grande prestígio, como são  o Everton e o  Liverpool, não encontrei vestígios de paixão de Lenon, Paul ou George por nenhuma destas agremiações. Consta que o Ringo Starr seria torcedor do Arsenal. ????????



Elton John foi diretor e chegou a assumir o controle acionário do modesto Watford.

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

A desacreditada ONU, com seu Conselho de Segurança outrora um pouco respeitado em suas deliberações, agora não assusta nem ao bebê ditador Kim Jong-un, fã dos personagens da Disney, que comanda a Coreia do Norte.  Se eles desenvolveram mesmo a bomba H, pode ser que o fim do planeta previsto por astrônomos e cientistas pesquisadores do espaço sideral ocorra mesmo. Não por morte do Sol ou colisão com grande asteroide.

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Ainda acho a campanha dos Postos Ipiranga a mais original, mais criativa de quantas estão sendo veiculadas. Falo daquela do matuto que faz cestos e a todos indica o posto Ipiranga. Morri de rir com o cacique, que pergunta se em caminho de paca tatu caminha dentro.

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Lamento o fim da série "Downton Abbey", uma das mais interessantes já produzidas. Locações maravilhosas, cenários caprichados, roteiro consistente, elenco afiado. Um belo retrato da aristocracia britânica. Oportunas referências a fatos históricos bem inseridos no contexto.


Kate Middleton, duquesa de Cambridge,  em visita ao set de filmagens

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Pouco mais de um ano após haver escrito o post sobre futebol (soccer) nos USA 
(http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/10/qual-o-seu-time-na-major-league-soccer.html)
tenho que fazer uma ressalva. Assim como na economia mundial, os chineses querem disputar com os americanos. Já notaram como os chineses estão investindo no futebol?

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Não quero saber se o pato é macho, quero é comer ovo. Não me interessa quem pintou a zebra, quero o resto da tinta. Espero que chova em minha horta e que venham bons ventos para eu empinar minha pipa.



Nota do editor: Faz três anos que comento sobre as tartarugas. Leiam em:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/02/caminhada-na-praia-com-pombos-e.html

17 comentários:

Jorge Carrano disse...

A edição já estava fechada quando assisti a um trecho de uma entrevista com o escritor Luis Fernando Veríssimo, realizada pelo jornalista Edney Silvestre.
Em dado momento o reportes elogiando a carreira do entrevistado diz que ele é uma unanimidade, que todos o admiram.
Veríssimo retruca dizendo que não é bem assim porque quando ele aborda política é muito contestado, muito criticado.
Que alegria! Primeiro por saber que meus e-mails e cartas não são inócuas. Segundo por ficar sabendo que, como eu, muita gente mais contesta a posição dele, que é inexplicável em alguém como ele, culto, inteligente, bem nascido e vivido.
Ou ele faz tipo, ou, como outros tantos do meio artístico (vide Jô Soares e Chico Buarque) recebe polpudas verbas do Min. da Cultura para montagem de espetáculos teatrais.
Nas duas hipóteses minha censura será contundente.
Quem apoia Dilma, para mim, é coautor, é cumplice.


ATENÇÃO - coautor:
Até que outra professora ou professor apareça (o Paulo Bouhid parou de revisar), em substituição a Rachel, eu mesmo comento o texto. Assim, com a reforma ortográfica, o prefixo "co" passou a aglutinar-se a quaisquer palavras.A norma aprovada e em vigor (Acordo Ortográfico) determina a manutenção do hífen apenas diante de termos iniciados por "h", como co-herdeiro.
Logo, coautor se escreve sem hifen.

Freddy disse...

Eu também gosto da propaganda da Ipiranga. Só que há que cuidar para não chegar ao estágio de overdose. Se bem que em propaganda, até overdose é positiva, porque o alvo não é fazer uma peça bonita e sim fixar o anunciante na cabeça do povo!

Riva disse...

- não, não vejo as 10 tartarugas, até porque passo por ali apressado. Mas vejo muitas pessoas em atividades "pesqueiras", e espero não estejam pegando essas tartarugas. Ao mesmo tempo, espero que os mexilhões que como por aí não sejam esses .....

- não percebo essa moda de barba nos peladeiros. Hoje a maioria dos homens usa um corte quase tipo "reco" militar. A única moda que percebo neles - na maioria esmagadora - é a falta de intimidade com a bola.

- A crise é geral. Se não tem para feijão com arroz, com certeza diminuiu também a contribuição para o pastor. Espórtula : fui no Aurélio. rs

- Beatles x Futebol : já li muito sobre eles. A única coisa que me lembro é que o Paul, alguma vez, foi flagrado nas arquibancadas torcendo pelo Everton em determinado jogo. Acho até que era final da Copa da Inglaterra. A pesquisar.

- ONU morreu, mas esqueceram de avisar. Eu acho que um louco realmente pode lançar uma bomba sobre um inimigo, mas daí a desencadear uma guerra mundial, não sei.O ponto mais nevrálgico hoje é entre as Coréias.

- Gosto da sacada dos anúncios do Posto Ipiranga. Pegou, nacionalmente !E ainda não esgotou.De longe a mais continuada pelo valor que tem no mercado.

- Downtown Abbey: não suporto nem assisto nada que não tenha início-meio-fim no mesmo dia. A última novela que assisti foi O SHEIK DE AGADIR.

- No TWITTER todos torcem pela transmissão direta do Campeonato Chinês 2016, que será o verdadeiro BRASILEIRÃO 2016.

- Eu prefiro que chova na horta de todos nós, porque a minha assim também receberá respingos. Se chover só na minha, vai "dar ruim" !!

Jorge Carrano disse...

Como nas minhas caminhadas no calçadão nunca estou “apressado”, consigo estar atento ao que ocorre no trajeto e observo e aproveito tudo de bom se apresenta.
Como, por exemplo, o cantar dos bem-te-vis, sabiás e sanhaços, o que ocorre, com mais frequência, nas amendoeiras localizadas entre as ruas Lopes Trovão e Belisário Augusto. Aliás que bem-te-vi não canta, ele “grita”. Seria um bom arauto.
Cruzo, eventualmente, com velhos amigos e conhecidos. E basta um aceno de mão para consolidar o que exista.
As tartarugas são um acontecimento inusitado, seja por causa da baia poluída, seja pela proximidade da areia, ou quebra-mar. Diferentemente do que sempre imaginei, elas não são migratórias. Pelo menos às que acompanho há três anos.

Jorge Carrano disse...

Nem comentei sobre observar as meninas bonitas que também se exercitam no calçadão porque você não poderia se manifestar. Vai que a Isa está passando por aqui agora.
A Wanda, por outro lado, não se importa com minhas olhadas, porque segunda ela agora sou abelha de padaria: aquela que posa num pão doce, noutro, num quindim, mas não come nada.

Freddy disse...

Não caminho no calçadão de Icaraí, aliás em lugar nenhum...
Eu era adepto de caminhar onde era preciso, por exemplo indo e voltando a pé da Praça XV à Embratel (quase na Central), em vez de pegar um ônibus. Caminhar por caminhar nunca foi muito a minha praia, apesar de necessário.

Contudo, tenho uma mania. Sempre que vou de carro ao Mercado Pão de Açúcar no Ingá ou ao Plaza Shopping, opto pelo caminho desde o Canto do Rio, e na volta também venho pela orla. No caso do Plaza, venho desde o Gragoatá, passando pelo museu. Só para ver o mar, a praia, o cenário. Faz-me falta.

Com isso não vejo nem tartarugas nem as meninas passando, mas dou aquelas espiadas laterais para ver o cenário (afinal estou dirigindo). Melhor quando está engarrafado na praia, dá mais tempo para admirar.
<:o)

Freddy disse...

E já que é miscelânea, fiquei um tico frustrado porque ninguém fez comentário no post anterior (sobre Plutão) defendendo a forma da região de neve de nitrogênio, a tal que uns acham coração, outros acham que é a cara do Pluto (de Walt Disney).
Na minha opinião, está mais para Pluto que para Heart e isso é muito significativo tendo em vista que ambos, cão e planeta (como era considerado quando descoberto,, um mero e insignificante pontinho de luz numa chapa fotográfica), receberam o mesmo nome em 1930.
=8-)

Ana Maria disse...

Não fiz comentários por problemas internéticos(?) e de ócio mas ninguém perdeu nada pois pouco tenho a acrescentar.
- não resido em Niterói há 15 anos e, mesmo quando aí morava não caminhava na praia. Meus joelhos apresentaram os primeiros sinais de artrose aos 30 anos, o que dificultava as caminhadas.
- nunca vi uma tartaruga marinha de perto. Só pelo TV, mas já convivi com jabutis na casa de minha irmã e no meu apartamento em Icaraí. Ganhei o Tatá (o jabuti) pois diziam que era terapêutico para asmáticos.
- não observo o visual dos jogadores pois nem futebol assisto.
- todas as receitas estão caindo. Inclusive o pobre do PT está com problemas de caixa.
- não tenho hábito de pesquisar a vida dos artistas. O que é divulgado eu descubro. Aprendi que misturar a admiração por produção artística com vida pessoal é péssimo. Imagine como eu sofreria com as atitudes do Jô, do Chico e do Veríssimo se assim fosse?
- as leis só existem para quem as cumpre. Marginal se desarma? Político é honesto? Motoristas seguem regras de segurança?
- divertido e eficiente o comercial da Ipiranga. Ninguém esquece o nome da marca nem o gancho.
- não assisti o seriado citado, mas li no globo que a sexta temporada está começando.
- a bolsa da China está caindo. Que me importa se estão gastando milhões por jogadores.
- concordo com o Riva. Se sobrou tinta da zebra, prefiro dividir; se o pato é macho... hum... imagino que esse ovo deve ter problemas hormonais; é necessário que chova em todas as hortas pois não produzo tudo que necessito.

Viu só? Devia ter ficado quieta no meu canto. rs

Ana Maria - outra vez disse...

Pelos motivos citados não fiz referência à forma da região nevada de Plutão. Estou numa fase realista e nada poderia acrescentar. Desculpe.

Riva disse...

Coisas dos Anos Dourados

Freddy, seu último comentário lembrou-me certa vez, acho que em 1968, numa tarde noite chuvosa, eu e Ratinho sentados no meiofio da Rua Itaperuna, conversando sobre as formas que uma infiltração de água desenhava em um muro de uma das casas da rua. Eu achava que era o Pernalonga, e ele não achava nada ....... (pano rápido)

Jorge Carrano disse...

Deveria mesmo Ana Maria. E na qualidade de membro mais velho da família vou-lhe passar um pito em público.
Tem horta sendo inundada (com fraudes) e na minha está caindo o chuvisco da aposentadoria. A receita do PT minguou porque, neste momento, estão desviando menos recursos de estatais e órgãos públicos para seus cofres. Mas é passageiro e não demora as comportas da roubalheira serão reabertas.
O homem sempre é menor do que sua obra; não conheço nenhum caso diferente.

Jorge Carrano disse...

Risível o miolo da zaga eleita pela FIFA. Diego Godín (Atletico de Madrid) e Boateng (Bayern de Munique) fizeram ótima temporada em 2015.
Já o ataque é de dream team.

Ana Maria disse...

"Graças vos dou Senhor por não ser eu a roda do poder e sim um daqueles que ela esmaga." Rabindranath Tagore

Riva disse...

Putz, ninguém ligou para o Pernalonga ..... nem o Ratinho ligou na época .....

Freddy disse...

Ataque dos sonhos me lembra o do Flamengo: Sávio, Edmundo e Romário. Nem sempre juntar um monte de craques resulta em sucesso. Uma exceção recente é o do Barcelona, mas a comparação com o do Flamengo é risível - rs rs

Riva e Ratinho procurando Pernalonga nas figuras de infiltração de um muro... Aí tem !! Bom, eu procurava formas conhecidas no desenho das nuvens, já que vivia olhando o céu, de dia ou de noite. Sim, com Lua Cheia é possível observar o desenho de nuvens no céu noturno, são belas!

É uma constatação dura admitir que tem gente que não vê poesia nas coisas do dia-a-dia. Talvez eu seja uma exceção (Riva também, parece-me), mas tenho companhia: todos os que elegeram 2015 o ano de Plutão! E não são poucos, só que você tem de se permitir olhar além das fronteiras do Brasil...

Jorge Carrano disse...

Helton é um doas mais completos goleiros que vi atuar. Perfeito em quase todos os fundamentos.

Leiam:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-portugues/noticia/2016/01/helton-comemora-dia-incrivel-e-agradece-homenagem-de-casillas.html

Jorge Carrano disse...

Em sua coluna em O Globo, edição de sexta-feira, 15 de setembro, a jornalista Ana Claudia Guimara~es cita o aparecimento de 5 tartarugas na praia de Itacoatiara. E publica foto.