22 de janeiro de 2016

Miscelânea II

A Copa da Inglaterra, a mais antiga competição de futebol no mundo, reserva interessantes surpresas. Como dela podem participar todos os clubes filiados a The Football Association, ocorrem confrontos curiosos.

Nesta etapa ora em disputa, o Aston Villa, tradicional clube da primeira divisão, que conta entre seus ilustres torcedores com ninguém menos que William, futuro rei da Inglaterra, tropeçou feio apenas empatando com o  Wycombe Wanderers, que embora exista ha 130 anos, disputa a quarta divisão e está na sexta colocação sem chance, portanto, de ascender à terceira 

O que me chamou a atenção foi a comemoração da torcida  e a reação dos jogadores do Wycombe, após o empate histórico. Parecia que a clube havia conquistado um titulo mundial. A torcida (9.700), em delírio, não arredava pé do estádio e cantando, com movimentos coreografados de braços. Os jogadores se abraçando e saltando uns sobre os outros também pareciam maravilhados com o feito: empataram com o Aston Villa (atualmente na última colocação na Premier League). Mas que no ano passado dispuram a final desta competição.
http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/09-01-2016/taca-de-inglaterra-aston-villa-empata-em-casa-do-wycombe

O Chelsea enfrentou o modesto Scunthorpe United, da 3ª Divisão, e venceu em seu estádio por 2X0. O Arsenal, atual campeão e que já conquistou esta taça 12 vezes (maior vencedor) pegou o Sunderland, da primeira divisão e ganhou de 3X1. Chelsea e Arsenal avançaram para a próxima fase.


Como já comentei em algum lugar estou lendo um romance histórico, intitulado “Londres”, de autoria de Edward Rutherfurd, que ao longo de 1019 páginas conta a história dos dois mil anos da cidade que gosto muito.

Como fazem todos os autores do gênero ou biógrafos de personagens da antiguidade, como por exemplo Robert Harris (vide trilogia sobre Cicero), é feita a ressalva de que passagens fictícias se encaixam em fatos reais documentados. E mesmo o que é ficcional é verossímil.

Pois bem, fiquei sabendo da existência de um bordel de nome “Dog’s Head” localizado próximo da Charing Cross (https://pt.wikipedia.org/wiki/Charing_Cross), que no ano 1295 era frequentado até mesmo por edis.

Estátua de Carlos I,
que substituiu a cruz de Eleanor, na Charing Cross
Mas as maiores curiosidades eram:
As prostitutas tinham uma indumentária própria: vestido branco de listras e deveriam usar um capuz; a Igreja mantinha bordeis; e o mais curioso é que condenados a morte, se reivindicados por uma prostituta (com registro junto ao meirinho), escapavam do carrasco para se casarem. Bastava que comparecesse pessoalmente no tribunal, com suas vestes tradicionais, e diante dos juízes reivindicasse o condenado para desposa-la.

Desde 1971, quando comprei meu primeiro apartamento na Rua Miguel de Frias, que eu e Wanda caminhamos no calçadão (que no início nem era tão calçadão). Atualmente, mais preguiçosa, preferiria fazer o percurso de taxi (rsrsrs).

Deus não é brasileiro. É argentino, com certeza. A eleição de Francisco, como Papa, com o referendum dele -  Criador - por si só já comprovaria minha tese. Mas tem mais o seguinte fato, inaceitável e inadmissível num compatriota: permitiu a eleição de Lula e Dilma.

Dilma ensaiando pedaladas às margens do Guaíba

Só pode ter sido para esculhambar bem o país, deixando sua economia em frangalhos, favorecendo a Argentina que voltaria a ter a supremacia comercial no continente.

A modéstia me impede de comentar que um leitor do blog, atento e perspicaz, enviou uma mensagem com justos elogios ao blog. Disse ele que se trata de um repositório de informações úteis sobre a cidade de Niterói (colégios, restaurantes, cinemas), com belas crônicas do cotidiano do calçadão, em especial (tartarugas, trampolim, pombos, amendoeiras, etc).

Obrigado, leitor, mas não é bem assim. Também escrevemos bem sobre outros temas. 


Nota do editor: Miscelânea I está em:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2016/01/miscelanea.html

24 comentários:

Jorge Carrano disse...

Temos um novo "seguidor": Leandro Marcondes.
Não podemos decepciona-lo, sobretudo no tocante as postagens de enfoque cultural.
Seja bem-vindo!

Jorge Carrano disse...

Só para registro:
No (des) governo Dilma, a economia minguou. Foram perdidos mais de milhão e meio de postos de trabalho (um enorme contingente de desempregados), a arrecadação tributária despencou (assim como a arrecadação do INSS), o mercado imobiliário entrou em crise, quinhentas mil assinaturas de TV paga foram canceladas, cresceu a inadimplência de alugueres e taxas condominiais, e tem gente que não vê motivos para impeachment.
Claro que num pais sério o governante que levasse o país a esta situação crítica, teria a dignidade de renunciar.
O cara que concebeu a política econômica voltada para garantir a reeleição, e deu no que deu, foi nomeado agora ministro da fazenda - Nelson Barbosa.

Jorge Carrano disse...

Nem a quadrilha quer associa-los à sigla:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1732255-apos-panelaco-pt-tira-dilma-e-lula-das-insercoes-na-tv.shtml

Incógnita disse...

Frequentando o blog eu comecei a entender o porquê dos salários dos peladeiros. É fixação não tem como negar.

Freddy disse...

A variedade de temas está na genética do blog.
=:o)

Riva no Trampo disse...

Leandro, seja bem vindo.

De minha parte prometo não corrigir seu português, ok ?
Sds TETRAcolores !!

FLUi

Jorge Carrano disse...

Os analistas políticos diriam que há um núcleo duro no blog. As pessoas comuns, gente do povo (como eu), diriam que se trata de uma panelinha. Cientistas sociais chamariam de seita exótica (tipo maçonaria), o grupo que atua assiduamente neste espaço virtual. O fato é que este grupo, no qual o manager se inclui, está afugentando outros participantes frequentes e até mesmo os eventuais, com pesadas criticas, ironias e gracejos de todos os matizes. Cadê gente interessante (com poucas ressalvas) tipo Beth, tipo Ricardo dos Anjos, o primo Rick, Luvanor Belga, Gusmão, Esther e alguns Anônimos (nem tanto porque reconhecíveis), como o Anonymous, o Fernandez (paulista) e antigo amigo, de nome Álvaro, que se identificou via e-mail, depois de intervir como Anônimo.
Até o Paulo Bouhid (que era o revisor oficial) desapareceu tão rapidamente quanto surgiu no blog.
Alguns deles sumiram por não concordar com o estilo adotado nos debates da mesa do pub.
Vida que segue.

Jorge Carrano disse...

Não dá mais para assistir telejornais. Nenhum deles, porque em todos invariavelmente aparece a cara do Renan Calheiros. Eu sinto engulho tal a aversão que tenho pelo citado e alguns outros da mesma estirpe que aparecem na telinha, inclusive das mídias eletrônicas.
Quando, santo deus, estes canalhas serão condenados e banidos da vida política e do convívio social?

Estou com a cachorra, como diziam os antigos quando alguém estava mais fulo do que o habitual.

Jorge Carrano disse...

Hoje começou o segundo turno do campeonato alemão. Portanto estão no meio da competição. Como já é sabido, há algum tempo, que o Guardiola não continuará dirigindo o Bayern München na próxima temporada, que fez o clube? Já contratou o Carlo Ancelotti para substituir o Pepe daqui a seis meses. O italiano já está estudando alemão.
Guardiola quer trabalhar na Inglaterra. E dois clubes de projeção estão disputando o vitorioso técnico.
Enquanto isso, no Brasil ...

Freddy disse...

Gente, algo me diz que tenho de me juntar à Incógnita em sua discreta crítica...
rs rs

Riva disse...

Não captei a mensagem da Incógnita. Me explica, Freddy.

PS: alguém pode me explicar para que assentos amarelos nos catamarãs e nos ônibus?

Freddy disse...

Jura?
Pois a mim pareceu que a carapuça cabe certinho em alguns dos puxadores de assunto no Pub Berê - rs rs

Jorge Carrano disse...

De minha parte acho que se trata de erro de imprensa (falta de revisão). A Incógnita queria escrever pedaleiros e não peladeiros. Seria uma alusão a foto da presidente na bicicleta para exercitar as "pedaladas" (vide foto). KKKKKKKK

Jorge Carrano disse...

Se você tem acima de 65 anos e não sofre de artrite, artrose, hérnia de disco, diabetes, hiperplasia prostática, hipertensão arterial, gordura no fígado, calculo renal, insuficiência respiratória, catarata, queda dos cabelos e outros males crônicos ou pontuais, você ganhou na Mega-Sena ... sozinho.

Jorge Carrano disse...

Depois de uma semana chuvosa o sol deu o ar de sua graça hoje. No calçadão, os velhinhos que estava criando mofo, estavam como num coradouro. Sentadinhos pegando um solzinho.

Ana Maria disse...

Lamentavelmente, o sol aqui não veio para ficar. Ontem passou à caminho de outros destinos e deu lugar a chuvinha moderada (segundo a defesa civil) que nos acompanha há quase 15 dias.
Os velhos já estão mofados e se esta situação permanecer correm o risco de erverdear.

Ana Maria disse...

Leia-se esverdear.

Freddy disse...

Aqui em Gramado faz sol direto há 10 dias, um céu azul maravilhoso. Raras nuvens no cair da tarde, mas à noite a lua brilha sem obstáculos e vai se tornando cheia.
Demos muita sorte, nas semanas anteriores choveu bastante segundo contam.
Quanto à mega sena da velhice, sem chances: artrose, hipertensão, diabetes, esteatose hepática, catarata...
Nem olhei o resto - rs rs

Riva disse...

Com o reforço do Freddy consegui traduzir a mensagem da Incógnita. É que ainda estou me acostumando com erros de português de toda natureza. No caso, ausência da vírgula me confundiu. Sem falar no circunflexo em "porque".

Mas como disse o nosso manager, releva ..... estou tentando. Tentando .....

Então, em relação ao comentário dela, também realmente acho que ela quis dizer pedaleiros. Mas algum "tilt" a fez escrever peladeiros, tal qual outro dia um Anônimo que escreveu "teem" ..... argh rsrsrs.

Aproveitando o contexto da Incógnita, também por esse mesmo motivo (fixacão) a pornografia enriquece os envolvidos, o comércio de smartphones, e o tráfico de drogas nem se fala. Afinal, qual a diferença entre vício e fixação ?

Quem não os tem ? Daria um bom post - meus vícios. Ótimo para uma mesa de pub, depois de tomar umas e se abrir ....



Riva disse...

Ontem comecei a escrever um post sobre meu atual dia a dia durante a semana, no novo trabalho, mas sei lá porque, desisti e deletei. Tinha um foco muito forte nas minhas intensas observações no ir e vir, e achei que de repente muitos não iam gostar, porque talvez se identificassem com algumas personagens do texto (não suporto ser obrigado a escrever personagem no feminino !!).

É aquela coisa de .... um papo real X um papo virtual, que corrompe às vezes as reais intenções do que pretendemos contar. Talvez seja por isso que até hoje não screvi meu livro ..... muito complicado mesmo.

Mas não desisti. De repente sai o post.

Jorge Carrano disse...

Um Anônimo - será o mesmo ou será um outro? - mandou um link. Só, sem qualquer comentário.
Como já decidimos há uns dias, os comentários anônimos estarão sujeitos a censura e poderão não ser publicados. A exceção, também combinada, será para os anônimos que estabelecerem com o manager uma convenção que permita identificar de quem se trata.
Três dos participantes mais assíduos já se credenciaram estabelecendo um sinal identificador. Apenas para o manager que, em contrapartida, se compromete a manter o anonimato.
Este especificamente veio sem sinal, pois só tinha o link.
Suspeito, mas não estou seguro quanto ao remetente (consultei por e-mail mas não obtive resposta). Acessei o tal link e acho que passa sem cortes ou descarte.
Aí vai:

https://www.facebook.com/tvrevolta/videos/1140227299374049/?video_source=pages_finch_thumbnail_video

Riva disse...

Opa !!! Já mandou um exemplo de fixação/vício kkkkkkkkkkkk. Com certeza um flamenguista !!

Incógnita disse...

Porquê

É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)

Riva disse...

BINGO !!!!!!!!! Seja bem vinda de volta, Profª Rachel !

Tinha certeza que não deixaria isso "passar em branco". rsrsrsrs.

Finalmente conseguimos atraí-la de volta aos comentários, pois lendo tudo é nítido que está.

Welcome back !