7 de fevereiro de 2015

Diferentes significados

Quem conhece a boa mesa, viaja bastante e tem domínio do idioma francês, e da gastronomia, saberá a diferença (se há) entre ser gourmand e ser gourmet ?

Gourmand(ande), segundo o dicionário Le Robert, seria “qui aime la bonne nourriture mange par plaisir” ou no velho e bom português, “quem gosta da boa alimentação e come por prazer”, pouco mais ou menos isso.

Gourmet seria “personne qui sait apprecier le raffinement en matière de boire et de manger.” Traduzindo livremente, pessoa que aprecia o refinamento na comida e na bebida.

Assim, gourmet seria um gourmand refinado. Um gourmand raffiné.
Quem ousar discordar, com convicção e embasamento cultural, pode e deve se manifestar, em nome da disseminação cultural.

E a diferença, se existe, entre connoisseur e expert ? Existe alguma diferenciação sutil? Ou ambas as expressões significam especialista, perito?

Há muitos anos, num seminário de desenvolvimento de executivos, fui alertado para uma diferença que não me ocorrera. Entre eficiência e eficácia.

Eficiência seria fazer as coisas corretamente, acertadamente. Já eficácia seria fazer certo o que realmente precisa ser feito. Assim, um empregado eficiente pode não ser eficaz, porque faz certo, mas o que talvez não seja necessário ou relevante.

E só na faculdade aprendi que há diferença de conceito entre roubo e furto. E mais importante ainda, entre sequestro e rapto.


44 comentários:

Freddy disse...

Eu usaria connoisseur para uma pessoa que tem grande conhecimento teórico sobre um assunto, mas não exatamente põe em prática o que sabe. Usaria expert para o connoisseur que aplica seu conhecimento em alguma atividade, ou profissão.

Rapto parece-me que tem atrelado a ele os fins libidinosos, não?
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Boa Freddy! Para um engenheiro foi boa sua observação quanto aos fins libidinosos. no caso do rapto.

Riva disse...

Sou um gourmand.

E confesso não aprecio o refinamento na gastronomia, bem como me sinto mal em ambientes finos, com etiquetas, bem francês mesmo.

Sempre gostei de comer à vontade, experimentar combinações grotescas para alguns.

Nunca vou esquecer quando uma vez resolvi colocar farofa no meu prato de peixe, num restaurante da Marina da Glória - década de 70. Os olhares .... ah, os olhares ......

E hoje em dia existem vários deliciosos pratos de peixe com farofas diversas.

Um japonês famoso sushiman do Rio de Janeiro (Nao Hara) me falou que não se come sushi com hashi (aqueles pauzinhos). Come-se com a mão mesmo ! Tenta comer com a mão num restaurante ..... rsrsrsrs

Sei lá, cada um com seu cada qual, e eu, com a gastronomia portuguesa, espanhola, brasileira e japonesa ... bem à vontade, curtindo com prazer.

E para não deixar passar em branco :

Tottenham 2x1 Arsenal

E assistindo o Real Madrid não ver bola contra o Atlético !

Riva disse...

...ontem à noite raptei minha esposa ...(ou fui raptado)

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...

Riva,
Uma vez por ano pode-se configurar como estado de necessidade, capitulado na lei penal brasileira. O estado de necessidade é causa excludente de crimiminalidade, na dicção do art.24, do Código Penal.
Art. 24) "Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se".

KKKKK KKKKKKKK peraí KKKKKKK

Torcedor dos Spurs, aqui, caio de pau mesmo (rsrsrs).

Riva disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...

Dois grandes clássicos envolvendo rivais das mesmas cidades. Para quem não acompanha o futebol europeu, informo que o derby Arsenal X Tottenhan, envolve dois clubes de Londres, vizinhos ao norte da cidade.
E Real Madrid X Atlético de Madrid, é um outro derby, este da capital espanhola, e também com enorme tradição. Só o placar é que não foi comum – 4X1 para os colchoneros.
Coincidências nos dois jogos. Os vencedores são treinados por técnicos argentinos. No Tottenham, Maurício Pochettino; no Atlético de Madrid, Diego Simeone.
Outra semelhança foi o estilo de jogo, a entrega, a dedicação foi a tônica dos dois vencedores. Aliás que o Simeone fez do Atlético um time altamente competitivo nos dois últimos anos. Não nos esqueçamos que ele disputou a final da Champions League do ano passado, o que não é qualquer coisa não.
Mas este confronto de hoje (1X1), entre Tottenham e Arsenal, não foi o melhor que eu assisti protagonizado pelos dois rivais londrinos. Há três anos teve um 4X4 de tirar o fôlego.
Futebol, não me canso de dizer, não é só técnica e arte, é também coração, dedicação, comprometimento. Coisa que o Mesut Özil não tem. Nem quando atua na seleção alemã.
Estou propenso a me filiar aos que querem o Wenger fora do Arsenal, depois de 17 anos, com algumas belas conquistas, como o titulo invicto na Premier League, na temporada de 2003/2004.

Riva disse...

Vc viu o jogo todo ? rsrs
Não foi 1x1. O Spurs ganhou !

E daqui a pouco temos Milan x Juventus !!

Jorge Carrano disse...

Vi sim, Riva, só queria ver se você estava atento (rsrsrs).
Foi uma virada incrível, com dois goals do Kane, que certamente vai virar o centroavante da seleção inglesa. O técnico esta na arquibancada, acompanhando o jogo.
Para registro histórico: foi 2X1 para o Tottenham, que jogava em casa e há quatro jogos não vencia seu rival. Por isso comemoraram a vitória como se tivessem levantado o campeonato.

Freddy disse...

Eu não gosto de ambientes muito refinados mas também detesto os populares ou simplesmente grandes demais. Às vezes, mesmo pequenos são apertados com gente demais.

Outro dia, curiosamente, estava comentando isso com Mary. Os restaurantes onde me sinto realmente bem, daqueles que me dá vontade de voltar sempre, são:
- Torninha (Niterói - RJ)
- Bistrô Brillat (Gramado - RS)

Só esses dois? Que cumpram os requisitos que me cativam, sim.
Poderia acrescentar mais um, que passei a gostar mas que, provavelmente, não repetirei amiúde: o Restaurante Otto, no alto do cerro de mesmo nome em Bariloche. É giratório e descortina uma paisagem realmente premiada, com uma culinária honesta e preço razoável. Que truta, gente! E que vista!!
<:o)

Freddy disse...

Algumas pessoas que me conhecem deverão estranhar a ausência em minha relação de alguns restaurantes que eu frequento ou frequentei regularmente, como Torna Pub, Da Carmine (ambos em Niterói), La Bamba (Friburgo)...

Vou falar apenas do La Bamba, pois foi uma escolha de décadas, sou praticamente íntimo da casa. É um custo benefício excelente sem ser gourmet, portanto não entra na lista. Simples assim.

Um que teria entrado na minha lista se ainda existisse era a Trattoria Torna, mas na versão original, antes da reforma que a descaracterizou. Lá dentro eu me sentia na Itália! Com a reforma, passou a ser apenas um ótimo restaurante, nada mais. Depois fechou, apesar de ter deixado algumas receitas à disposição no Torna Pub.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Também gostava da Trattoria Torna. Foi pena fechar.
Gostava do risoto de funghi.

Jorge Carrano disse...

O Riva, via e-mail, alerta que errei no placar do jogo dos madrilenhos. É verdade, terminou 4X0 para os colchoneros.
Humilhação para a verdadeira seleção que é o Real Madrid, embora hoje desfalcado de Marcelo e do James Rodriguez. E o Cristiano Ronaldo atuou muito baixo do que estamos acostumados a ver.

Unknown disse...

CARLOS FREDERICO,
ONDE MESMO SE LOCALIZAVA O LA BAMBA DE FRIBURGO? SEI QUE CONHEÇO E NÃO CONSIGO VISUALIZAR. MOREI LÁ UM ANO, TINHA UMA LOJA NO FRIBURGO SHOPPING, E SÓ COMIA FORA... DEPOIS VOLTEI PARA O RIO. RETORNEI A FRIBURBO E MOREI OUTRO UM ANO... TAMBÉM SÓ COMENDO FORA... ME LEMBRO (UHMMMM) DO PÃO E DO BOLO DE LIMÃO DAQUELA PADARIA NO FIM DA R. PORTUGAL... DO LA BAMBA, LEMBRO DO NOME, MAS ALZEIMER NÃO ESTA ME DEIXANDO VISUALIZAR ONDE ELE FICA.
HELP ME, PLEASE... SENÃO NÃO VOU DORMIR... LOL
TKS
BETH

Riva disse...

Dar vontade de voltar sempre é resultado de :
- uma boa localização (acesso, estacionamento ou distância),
- um bom cardápio, bebidas
- uma boa cozinha,
- atendimento,
- ambiente (tamanho, climatização, decoração, iluminação, tipo de público)
- conforto de cadeiras e mesas
- custo
- paisagem

Estou falando de classificar um restaurante com, digamos, pelo menos 3 das 5 estrelas nos quesitos acima (dos que conheço).

Aqui em Niterói : SA Lounge, Gendai, Gruta Santo Antonio (Dna. Henriqueta)

Em Friburgo : La Bamba, Pensão da Mariquinha, japa SushiBan, Empório do Dengo.

No Rio : Adegão Português, La Plancha

Gramado : Bistrô Brillatt

São Paulo : Familia Mancini, Vicolo Nostro, Gigetto

Buenos Aires : La Cabrera

EUA : cadeia Red Lobster, Olive Garden, Cheesecake Factory e Carmine´s

Freddy disse...

O Torna Pub tem, no cardápio, uma seção dedicada exclusivamente a pratos oriundos da cozinha da Trattoria, que foi uma maneira de atenuar o impacto de sua perda pelos frequentadores. Se minha memória não me prega peças, acho que esse risoto de funghi ainda existe...
<:o)

Jorge Carrano disse...

Beth,
Aqui nestas plagas, quem está acordado até esta hora só pode estar na gandaia e não vai acessar o blog e ver sua pergunta (lol).
Vinte e trinta e três (20:33 h) ai (hora que você comentou) é cedo e ainda sábado.
Só que aqui já estamos no domingos, às 12:39 h.
Amanhã, provavelmente, ele responderá.
Boa noite!

Jorge Carrano disse...

Hoje anda as turras com o números. Agora, pelo horário oficial de verão, são 00:41 h.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Olha a explicação: faltou gana. O Ronaldo também acha.

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/02/cristiano-ronaldo-real-madrid-nao-pode-perder-de-4-0-para-ninguem.html

Freddy disse...

O La Bamba fica numa ruazinha que começa na Praça do Suspiro, aquela do teleférico. Olhando o teleférico de frente, à esquerda, em frente ao Hotel Domingues Plaza, antigo Hotel Schumacher.
Na verdade, o La Bamba começou como restaurante dentro do Hotel Schumacher e depois migrou para uma casa em frente.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
A Beth deve estar dormindo (lol).
Mas já enviei e-mail alertando sobre sua resposta.
Grato

Unknown disse...

CARRANOooo,
ALZEIMER ESTÁ MESMO ATACADO!....
QUERIA RESPONDER AO FREDDY NO BLOG, PORQUE A RESPOSTA É A MAIS CORROBORATIVA DE QUE VELHICE É MESMO UM PROBLEMA... LOL MAS NÃO CONSEGUI ACHAR A RESPOSTA DELE... LOL
COM SUA AJUDA, AGORA ACHEI.

FREDDY,
CLARO QUE MAIS QUE CONHECIA O LA BAMBA!... TÔ DIZENDO...
QUANDO EU TINHA A LOJA NO SHOPPING, UM DOS GARÇÕES DE LÁ DO LA BAMBA, DAQUELES GARÇÕES DE FÉ, MAS QUE NÃO ERA IDOSO, TRABALHAVA, NO OUTRO EXPEDIENTE, COMIGO NA LOJA, AJUDANDO NAS ENCOMENDAS QUE A GENTE ATENDIA FAZENDO COMPOSIÇÕES NO COMPUTADOR, QUE ELE, ALIÁS, ME ALUGAVA... ORA... AGORA NÃO CONSIGO LEMBRAR O NOME DELE... (ALZEIMER OUTRA VEZ, ACHO QUE ERA NELSON) . AÍ VOLTEI PARA O RIO.
MAS DEPOIS EU FUI MORAR DE NOVO LÁ, E,CLARO, INDO AO LA BAMBA, FUI PROCURÁ-LO, PORQUE ELE ERA UMA PESSOA INCRÍVEL. EU ADORAVA ELE. ENTÃO ME DISSERAM QUE UMA CLIENTE TRADICIONAL HAVIA LEVADO ELE PARA MORAR EM LONDRES, SE NÃO ME ENGANO, PARA SER MOTORISTA DELA. ELE E A NOVA ESPOSA FORAM PARA LÁ. ELE ESTUDAVA INGLÊS POR CONTA PRÓPRIA, ERA A EXCEÇÃO VIVA À REGRA DOS FAMOSOS "MINHOCAS".
ESPERO EM DEUS QUE ELE ESTEJA AINDA NA SUA TRAJETÓRIA ASCENDENTE, COLHENDO TODOS OS BONS FRUTOS QUE ELE PLANTOU A VIDA TODA. ELE MERECE.
QUE BOAS RECORDAÇÕES ESSE LA BAMBA ME TROUXE... EU SABIA... SÓ NÃO ESTAVA CONSEGUINDO JUNTAR "O NOME À PESSOA"... LOL
BEIJOS E OBRIGADA.
BETH

Unknown disse...

RIVA,
VOCÊ REALMENTE TEM VONTADE DE VOLTAR AO À cadeia Red Lobster, NOS USA, ONDE ELES COLOCAM AS LAGOSTAS VIVAS NA ÁGUA FERVENDO PARA QUE VOCÊ TENHA O PRAZER DE SABOREAR?
NÃO PASSO NEM NA PORTA DO RED LOBSTER.
ACHO QUE ELES DEVERIAM BANIR DO CARDÁPIO E DO NOME AS LAGOSTAS, E PASSAR A SERVIR JERIMUM COM MOLHO DE AZEITONAS VERDES.
PÔ. TORTURA DE LAGOSTA SÓ PARA A GENTE COMER E AINDA PAGAR CARO POR ISSO, É DEMAIS! ISSO É O SER HUMANO!
BETH

Unknown disse...

OI CARRANO E FREDDY,

MINHA FILHA TAMBÉM ACHAVA QUE ERA NELSON O NOME DO GARÇON DO LA BAMBA, MAS EU ACHAVA QUE NÃO ERA NÃO. NÃO CONBINAVA COM ELE.

AÍ ELA PERGUNTOU AO MEU FILHO, QUE MATOU A CHARADA.
O NOME DO MEU AMIGO QUE ERA GARÇON DO LA BAMBA E QUE FOI PARA A EUROPA É GILBERTO!
EU O CONHECI EM 1997, QUANDO TRABALHAMOS JUNTOS.

EM 2005, QUANDO EU RETORNEI A FRIBURGO, ELE TINHA IDO PARA A EUROPA.

PODE SER QUE O FREEDY AÍ SE LEMBRE DELE.

BJS.
BETH

Riva disse...

Beth, como estou no La Bamba mais ou menos todo mês, vou procurar confirmar o nome se é Gilberto, e se eles ainda têm contato com ele, ok?

Quanto às lagostas, não sabia do detalhe da maneira de execução ...mas não creio ser mais ou menos nobre do que com porcos, carneiros, vacas, peixes diversos, siris, coelhos, galinhas, tomates (sim, têm vida também), cenouras, chuchus, nabos, batatas, salsas, cebolinhas, etc, etc, etc ....

Qual seria a melhor forma de matar uma lagosta ? ... não sei ... já vi na TV cortarem ela viva ao meio .... o melhor seria não matar, né ?

Complicado o tema, quando acabamos de retornar à Idade Média, com a queima do jordaniano numa jaula, vivo ....

Abrs e Bjs

Freddy disse...

Tendo em vista o modelo matemático que demonstra o crescimento desenfreado da equação social no planeta, só resta saber quando será o ponto de inflexão, quando a variável da equação atingir o chamado polo e o valor explodir (fica igual a "mais infinito").
No momento seguinte, o valor é "menos infinito", ou seja, o início de tudo. Ou o reinício, se assim quiserem.

Será daqui a 5 anos? 10? 20? Não mais que isso, na minha avaliação...
=8-(
Freddy

Unknown disse...

POIS É, RIVA,
EU JÁ ABOLI TODOS OS PRESUNTOS E PERNIS DA MINHA VIDA...
A CARNE RARAMENTE COMO, ASSIM MESMO MOIDA (EU ACHO QUE ESTÁ DISFARÇADA)... FICO ATÉ COM VERGONHA... MEU DEUS... MAS NÃO SOU VEJETARIANA NÃO.
NA VERDADE COMO MUITA BATATA, BATATA COM BATATA, MESMO FRITA. COMO OVOS, MAS ME TRANSFORMEI APENAS NUMA COMEDORA DE COMIDA, DEPOIS QUE TODAS AS COISAS GOSTOSAS, SABOROSAS, CAUSAM SOFRIMENTO AOS ANIMAIS ATÉ CHEGAREM À NOSSA MESA...
FICAMOS NO FAMOSO TO BE OR NOT TO BE... ESSA DO SOFRIMENTO DOS ANIMAIS INFLINGIDO PELO SER HUMANO ME CONSOME...
BEIJOS.
MAS COITADINHA DA LAGOSTA. NÉ?. PODIAM ACHAR UM JEITO DE MATÁ-LA SEM ESSES ASPECTOS TÃO SÁDICOS... (QUEM SABE ANESTESIÁ-LA ANTES? LOL)
BETH

Riva disse...

Beth, também não sei como matá-la sem sofrimento.
Mas a danada é gostosa demais, hein ?

E as batatas, será que sofrem ao serem arrancadas da terra, ou fritas, ou assadas ? LOL !!

Bjs

Jorge Carrano disse...

Uma solução seria colocar uma carreirinha de nutrientes de lagostas, assim uns dois metros, e ao final uma pitada de pó-de-mico e um tijolo. A lagosta iria comendo os nutrientes (?) até chegar ao pó-de-mico. Ai ela espirrará e baterá com cabeça no tijolo morrendo em seguida.

Riva disse...

kkkkkkk

Como sou um cara de processos, O&M, pergunto :
- qual seria o Plano B se a lagosta não espirrar ?

No aguardo, atenciosamente ...

Riva

PS : Beth, pode opinar, por favor ... LOL

Unknown disse...

TENDO EM VISTA A PROFUNDIDADE DO ASSUNTO, QUE NO MÍNIMO ESTARIA A EXIGIR DOIS PLANOS (A E B) PARA SUA EXECUÇÃO (A DO PLANO E A DA LAGOSTA), SUGIRO QUE A TIREMOS DO CARDÁPIO E COLOQUEMOS O JERIMUM, QUE JÁ NASCE MORTO, É NUTRITIVO E TAMBÉM SABOROSO, CASO O COZINHEIRO SEJA CRIATIVO... LOL
BEIJOS
BETH

Jorge Carrano disse...

Que tal este diálogo?

"Srila Prabhupada: Jesus Cristo disse: “Não matarás”. Por que é, então, que o povo cristão está matando animais?

Cardeal Daniélou: Sem dúvida, no cristianismo, é proibido matar, mas acreditamos que há diferença entre a vida de um ser humano e a vida das bestas. A vida de um ser humano é sagrada porque o homem é feito à imagem de Deus, daí matar um ser humano ser proibido.

Srila Prabhupada: Mas a Bíblia não diz apenas: “Não mate o ser humano”, senão que diz de modo abrangente: “Não matarás”.

Cardeal Daniélou: Acreditamos que apenas o ser humano é sagrado.

Srila Prabhupada: Esta é uma interpretação sua. O manda¬mento é:“Não matarás”.

Cardeal Daniélou: É necessário que o homem mate animais para ter o que comer.

Srila Prabhupada: Não. O homem pode comer cereais, legumes, frutas e leite.

Cardeal Daniélou: Nenhuma carne?

Srila Prabhupada: Não. Os seres humanos destinam-se a comer alimento vegetariano. O tigre não vem comer suas frutas. Seu alimento prescrito é a carne animal, mas o alimento do homem são os legumes, as frutas, os cereais e os produtos lácteos. Como, então, o senhor pode dizer que matar animais não é pecado?

Cardeal Daniélou: Acreditamos que isso é uma questão de motivação. Se o animal é morto para dar de comer aos famintos, isso se justifica.

Srila Prabhupada: Mas considere a vaca: nós bebemos o seu leite; por isso, ela é nossa mãe. O senhor concorda?"

Unknown disse...

LOL
O ASSUNTO DEU PANOS PARA MANGA...
BETH

Freddy disse...

A pergunta que não quer calar, com todo o respeito: por que a Beth escreve só em letras maiúsculas, se ficou convencionado na internet que isso significa estar gritando?
<:O)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Ainda bem que você perguntou, Freddy. Eu não teria coragem (KKKKKK).

Riva disse...

Provavelmente um defeito no teclado, que travou o Caps Lock ! kkkkkkkkk

Quanto à matança, pergunto :

= corda para quantos se enforcar ? A minha está garantida LOL

Esse BLOG é notável .... impressionante os desdobramentos nos assuntos .... vou tentar inseir o futebol no assunto kkkkkkkkk

Unknown disse...

TUDO COMEÇOU QUANDO O MEU COMPUTADOR FICOU COM DEFEITO LÁ EM ARARUAMA E EU NAO TINHA MAIS OUTRO TIPO DE LETRA QUE NÃO A MAIUSCULA, ALÉM DE NÃO DAR ESPAÇO. DEPOIS, ME ACOSTUMEI COM A LETRA MAIÚSCULA, POIS FICOU MELHOR PARA EU ENXERGAR O QUE ESCREVO. EM GERAL OS E-MAILS QUE RECEBO TENHO QUE AUMENTAR A LETRA PARA PODER LER.
POREM, SE AS LETRAS MAIÚSCULAS LHE DÃO A CERTEZA DE QUE QUE ESTOU GRITANDO, EVITE LER. FICA ATÉ FÁCIL. É SÓ VER O TIPO DE LETRA E PRONTO. NÃO LEIA, PORQUE, COM O TEMPO, VOCÊ PODE VIR A FICAR SURDO.
BETH

Jorge Carrano disse...

Bem que eu avisei, Freddy. Alias, não avisei com antecedência, desculpe. Só alardei meu medo de fazer a pergunta.
Agora que a piada foi boa, foi. (KKKKKK) Ficar surdo de ler é ótimo.
Faz sentido se a convenção estabeleceu que letra maiúscula significa grito. (KKKKKK)

Freddy disse...

Se eu fosse japonês, diria:
"- Deu defeito? Joga fora e compra outro!"

Sério, isso é verídico. Meu amigo ouviu isso no Japão quando procurando peça para uma câmera fotográfica Nikon com 5 (apenas 5) anos de uso.

Eu já joguei fora (doei) um só porque era pesadinho e estava ficando lento, e outro porque me aborreci e dei-lhe uma porrada no teclado! Ele morreu... Foi bom, hoje eu me contenho quando a mão levanta e preparo outra porrada. Micro sempre merece apanhar, ainda mais se for Windows, mas é caro ficar comprando um novo sempre...

Voltando às maiúsculas, é uma etiqueta desenvolvida na internet por conta de ficar difícil exprimir emoções em texto corrido. Aos poucos foram inventando os emoticons, que vieram nos ajudar nesse quesito, mas permaneceu a recomendação de usarmos maiúsculas só quando estamos gritando.

Confesso que não fico surdo, mas me incomoda ler texto totalmente em maiúscula. Ainda bem que só ela escreve assim...

<:o)
Freddy

Obs: o emoticom acima tem diversos itens; o nariz e chapéu de palhaço indicam que é uma gozação, o parêntese na posição de riso informa que é uma gozação sadia, uma brincadeira, e tem o fito de amenizar o conteúdo do texto.

Riva disse...

Esse BLOG não existe !!!

Ficar surdo de ler !!!

Sensacional kkkkkkkkkkkkkk

Riva disse...

BETH (com maiúsculas LOL) ,

Almocei hoje no La Bamba, um excelente filet mignon com acompanhamento a francesa.

O Waldemar é o garçon mais antigo do restaurante, trabalha ali desde 1986.

Ele me contou que essa cliente era embaixatriz, e foi transferida para a Alemanha.
A 1ª opção dela era levar o próprio Waldemar, mas ele não quis sair do Brasil e indicou o colega Gilberto, que viajou para a Alemanha para trabalhar com essa mulher.
Hoje estão na Inglaterra, mas já moraram inclusive nos EUA.

O Waldemar tem uma filha casada e morando em Bonn, na Alemanha. O Giberto, vez por outra, vem aqui rever família e amigos.

Êta mundo pequeno, hein ?

Bjs

Jorge Carrano disse...

Riva,
Enviei e-mail para a Beth alertando que você numa penosa investigação, tendo que saborear um filet mignon no La Bamba (ao ponto, bem ou mal passado?) conseguiu a informação sobre o garçom que foi parceiro dela quando residiu em Friburgo.
Vejamos se ela vem a público te agradecer o enorme esforço numa sexta-feira vadia.
Obrigado. Seu trabalho comprova que este "nosso" blog é um repositório de úteis informações e presta serviços de utilidade pública.

Unknown disse...

OI RIVA,
QUE COISA INCRÍVEL, NÃO É? PRIMEIRO VOCÊ ME DEIXOU COM ÁGUA NA BOCA PELA COMIDA DO LA BAMBA...
MAS SUBLIMEI, FACE ÀS ÓTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O GILBERTO. QUE BOM... ELE MERECE! MUITO OBRIGADA POR VOCÊ TER LEVADO ADIANTE A PESQUISA, QUE, AO FIM E AO CABO, COMPROVOU VÁRIAS COISAS:
1 - QUE EU NÃO ESTAVA CONTANDO LOROTA
2 - QUE QUEM PROCURA, ACHA
3 - QUE NEM SEMPRE QUEM LÊ MAIÚSCULA FICA SURDO.
BEIJOS E MANY THANKS.
BETH

Riva disse...

O filet do La Bamba é excelente. Dá fácil para 2 pessoas, e custa 62 reais. Ao ponto .... rsrsrsrs

O Waldemar ficou em êxtase quando perguntei sobre um tal Gilberto e a estória da ida para a Europa ! Só faltou sentar na nossa mesa, mesmo com o restaurante cheio ! LOL

Agora EU FIQUEI CURIOSO sobre essa mulher que "raptou" o Gilberto kkkkkkkkk vou aprofundar a pesquisa, porque é uma estória realmente interessante !

Abrs e Bjs

PS > viemos pelo Rio para evitar o mega engarrafamento da Niterói-Manilha. 3 horas de vg, com um calor infernal. Aqui no momento espetaculares 23º