16 de fevereiro de 2015

Retiro no carnaval


Se você não gosta de carnaval, o som do tamborim e do bumbo incomodam, uma boa solução é fazer um retiro no calçadão da praia de Icarai .

Entre 7:30 e 9:00 horas da manhã o calçadão está deserto, poucas pessoas como você estarão de pé, já acordadas e caminhando lentamente. Não há atletas neste horário nos dias de carnaval.


A grande maioria dos moradores deixou a cidade. Dentre os que aqui ficaram boa parte foi a um baile na noite anterior e só vai acordar no almoço. Os demais são como você e  não têm mais idade para pular e cantar.

As escolas de samba, cujos desfiles iniciam já na sexta-feira, com o chamado grupo de acesso, não me despertam interesse. Não aguento ver mais do mesmo. As escolas se pasteurizaram, perderam suas características fundamentais e até as cores não são mais tão respeitadas.

Aproveite! Relaxe e faça seu retiro sem sair da cidade. O calçadão estava, no sábado, absolutamente tranquilo. Poucos caminhantes. O sol estava encoberto por nuvens  escuras que não sei onde foram parar porque mais tarde, pelas 10:00 horas o sol já brilhava intensamente e esquentava os gragumilos da gente de forma insuportável.

Sanhaço azul
Com o sol encoberto e correndo uma leve brisa, estava muito agradável. O silêncio, até mesmo no trânsito, propiciava ouvir os cantos dos sanhaços e dos bem-te-vis. Havia um outro pássaro, que não identifiquei, mas cujo cantar  era melodioso, diferentemente dos bem-te-vis que fazem estardalhaço. Gritam praticamente, parecendo tenores interpretando óperas alemãs.

Na calçada, ainda em grande quantidade, as últimas amêndoas que estão se desprendendo das amendoeiras, já maduras.

Amêndoas ainda verdes
O mar calmo, lamentavelmente poluído, broxava o desejo e um mergulho refrescante. Mas os mergulhos das gaivotas eram uma distração para o caminhante, envolto em seus pensamentos livres e distraídos.

Tomar uma água de coco geladinha satisfaz a sede e repõe minerais necessários ao nosso organismo


Recomendo sem restrição, a menos que você goste de algazarra, de barulho, de agito, de ecos de carnaval. Neste caso saia de Icaraí. 

Não vá para o calçadão.



Nota do autor/editor: sobre amendoeiras leiam em:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/09/as-amendoeiras.html

23 comentários:

Ana Maria disse...

Pois é. Eu passei minha infância/juventude vendo um agitado Carnaval de rua. Desde o amanhecer as crianças brincavam na porta de suas casa, já fantasiadas, e blocos do bairro se concentravam em frente a botequins.
Na década de 70 passei um "Reinado de Momo" em Curitiba e me surpreendi ao ver que a festa se limitava a uma única rua. Fora dali silêncio profundo.
Hoje o mesmo acontece por aqui. Não se veem mais crianças circulando e ninguém sabe a letra dos sambas enredo.
Não precisamos ir para o mato para fazer retiro.

Jorge Carrano disse...

Acabo de chagar da caminhada. Ontem, domingo, tivemos aqui o que o Nelson Rodrigues chamaria jocosamente, de "mau tempo do quinto ato do Rigoletto".
Por isso todas as amêndoas que estavam já maduras, amareladas e roxeadas - e graúdas - caíram ao chão. O Calçadão ficou apinhado delas.
Se fossem comestíveis saciariam a fome de toda a torcida do Flamengo. E ainda sobrariam algumas para exportar para a torcida corintiana.

Jorge Carrano disse...

Voltem ao post anterior. E comentem. Mostrem indignação.
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/02/ex-ministro-do-stf-barbosa-cobra.html

Freddy disse...

Estava numa varanda na hora do "mau tempo de 5º ato de Rigoleto". Sempre acho essas manifestações da natureza muito bonitas. Nos velhos tempos, ficava no terraço admirando os raios e a chegada das cavernosas nuvens negras.
Como já tive ocasião de comentar em algum post, quando no curso de admissão ao ginásio, uma de minhas melhores redações se chamou "A tempestade", e eu tinha apenas 10 anos. Perdeu-se no tempo, infelizmente.
=8-/
Freddy

Freddy disse...

Sobre a Globo, dizer o quê? Orgulho nefasto de se julgar dona do mundo, comprar exclusividade do Carnaval para não mostrá-lo. O Fantástico se desenrolando patético e as pessoas iradas, bradando para a TV surda: "ACABA LOGO ESSA MER...!!"

Pois bem, Carnaval: vi apenas o que a Globo permitiu da Viradouro, depois Mangueira e Mocidade. Gostei do desfile da Mocidade, mas não acho que dê para ganhar. Pelo que se ouve, Salgueiro foi melhor.

Em geral, os enredos são complexos e difíceis de seguir sem o libreto na mão. No entanto a Mocidade conseguiu através de recurso simples orientar o público quando ao significado de cada ala: um sujeito carregando um estandarte com mais uma resposta sobre as possibilidades do que se fazer se o mundo fosse terminar amanhã (título-pergunta do enredo).

Sim, Riva, um dos carros mostrava inúmeros casais transando insaciáveis em camas de verdade!

<:o) Freddy

Riva disse...

Não suporto assistir esses desfiles do Rio ... no máximo, um compacto com os "melhores" momentos.
Mas acabo ao lado da matriarca, e olho aqui e ali ..... certo ?

Pra mim é tudo igual, a mesma batida, e pior, a tecnologia cada vez mais matando o samba no pé. Está virando um Cirque de Soleil brasileiro, ou melhor, Circo da Sapucaí. Uma máquina de grana !!

Não pude deixar de perceber : o cara passou quantos dias, semanas ou talvez meses, pra bolar um tema em que, se o mundo for acabar, eu quero estar malhando numa academia !!???

Com todo respeito, que pobreza de espírito !!

E você, o que gostaria de fazer quando o mundo acabar ?

Jorge Carrano disse...

Depende, Riva. Será que dá tempo? (rsrsrs)

Freddy disse...

A pergunta era o que você faria se o mundo fosse terminar amanhã. É pegar ou largar, não tem tempo de escolher muito não!

No entanto, cabe lembrar que para qualquer um de nós o mundo pode terminar amanhã. Ou daqui a pouco... Não nos é dado o direito de saber o dia de nossa própria morte. Vai daí, tem muita gente que vive como se fosse morrer amanhã mesmo! O depois de amanhã, se não morrer? Deus ajuda, parece-me!
<:o)

Jorge Carrano disse...

Olha aqui, Freddy, se é para fazer joguinho de previsões, vamos ajustar alguns pontos:
Vai terminar amanhã, mas a que horas eu tomo conhecimento? Dá por exemplo, para viajar para a Europa? Tem que respeitar o pecado mortal (não cobiçar a mulher do próximo)? Posso invadir propriedade alheia e pegar um Mouton Rothschild, na adega do Boni? Onde está minha mulher? Meus filhos? Tá passando algum filme pornô no canal Hot Sex? O Vasco vai jogar à noite? Já recebi os honorários de sucumbência num processo que ganhei?
Puxa, Freddy tem que ter algumas dicas, algumas regras, senão fica dificil bricar.

Ana Maria disse...

Jogo interessante pra um dia de Carnaval. Suas perguntas foram pertinentes, Jorge.

Freddy disse...

Que tal perguntar ao Paulo Barros?
Ele formulou a pergunta e se dispôs a dar algumas respostas, mas tem gente que discorda, ou faria algo diferente do sugerido.

Querem uma sugestão? Assistam Titanic. É bem verdade que eles só tinham 1 hora ou 2 e estavam confinados em seu inesperado BBB, mas deve servir de parâmetro em termos de comportamento.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Mauricio Stycer, em seu blog, fala da diminuição de audiência das transmissões dos desfiles das escolas de samba. Ninguém está aguentando mais. Tudo pasteurizado, as escolas perderam identidade. E os apresentadores e comentaristas, em geral, são uns chatos.
http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2015/02/16/em-contraste-com-a-sisudez-da-globo-carnaval-da-globo-news-e-so-alegria/

Riva disse...

O cara é um marombeiro, portanto só podia ser coisa de malhar em academia mesmo ..... cada um é cada um, uns mais pobres de espírito do que outros. Tenho que respeitar ... tenho ...

Mas o tema é interessante, parece que desperta coisas na gente ... gostei das perguntas do Carrano rsss !

Infelizmente, pelo menos por aqui, se fosse anunciado algo do tipo, seria uma carnificina, com certeza ! O filme Impacto Profundo mostra um pouquinho sobre isso.

Mas tentemos ser mais nobres, apesar da petralhada e similares :

- com certeza juntar a família, numa celebração à vida. Se possível for e der tempo, num belo lugar no Planeta Azul, e se possível for, com uma boa música.

Freddy, o Titanic não pode servir de parâmetro, porque a grande maioria que ficou no convés do navio ainda achava que sobreviveria nas águas do Atlântico, que seriam resgatados - e desconheciam detalhes de como se morre ali, boiando, em 40 minutos.

Na verdade a certeza da morte só é deixada de lado, diariamente, não é ? Então, basta viver como se não houvesse o amanhã .... mas sem loucuras ou exageros ?

Freddy disse...

A Globo privilegia a forma em detrimento do conteúdo. O que está acontecendo na avenida apenas complementa o aparato que eles montam nos estúdios. Efeitos especiais são superimpostos às imagens e às vezes a gente nem sabe o que é verdade e o que é montagem.

A transmissão dos desfiles só era razoável na época em que passava em vários canais. Se você não gostasse da Globo, ia para a Manchete, ou Band, ou TVE. Bons tempos.

Para fechar o caixão, tem o julgamento. A escola que melhor consegue atender aos quesitos vence, independente da emoção causada na avenida. É um jogo bastante rígido. Não cumpriu a regra, perde ponto.

Aos poucos as escolas foram se formatando para pontuar. A emoção e o samba passaram a ser secundários na hora de projetar o desfile. Afinal, ninguém quer sair do grupo especial, que recebe mais grana e patrocínio.

Capitalismo selvagem até no Carnaval.

Riva disse...

Tenho que voltar ao futebol, para ratificar o comentário do Freddy : sim, o que vale agora são os malditos 3 pontos.
Dane-se a beleza do jogo, dane-se o chuá nas belas redes de antigamente, quebrem quem dá um lençol, dane-se a torcida que hoje paga pra ver 35 minutos de bola rolando.

Um outro mundo, do show business total, com tecnologia aplicada, sem recursos humanos naturais.

Riva disse...

... e para complementar, cadê o Anônimo para tecer seus inteligentes comentários sobre a importância das escolas de samba, como pontuou (abaixo) em 13 de janeiro passado ?

"Não tem nada a ver escola de samba com escola de instrução.
Ambas são necessárias e tem seu papel.
O dinheiro de uma não compromete a outra.
Diversão e cultura popular são necessários também.
Por isso existe Led Zeppelin e outros alucinados."

Provavelmente está passando a ferro as calças jeans, para o vinco ficar perfeito.

E eu, alucinadamente ouvindo meu Zepp, para encobrir as baterias das escolas, que não cessam.

FLUi

Jorge Carrano disse...

Nós praticamente escorraçamos o Anônimo, caro Riva.
Já não é o primeiro dos poucos leitores que eu tinha, que nós implicamos tanto que desistiu do blog. Cadê o Fernandez?
Sem contar os que tiveram outros motivos para sumir: Gusmão, Ricardo dos Anjos, Luvanor Belga, Helga, Rick Carrano, só para citar alguns que eram bem assíduos. Alguns até publicaram posts aqui.
As razões vão da vaidade por não ser a vedete do espetáculo, até divergência religiosa.

Riva disse...

Devemos fazer um mea culpa e tentar resgatá-los ?

Eu, particularmente, não me arrependo de nada, até tenho me contido rsrsrs .... mas estou aberto às críticas.

Só não abro mão de esmerdalhar o governo, os petralhas, a hipocrisia e os gambás seguidores do Sanchez ...

Jorge Carrano disse...

Acho difícil que consigamos resgata-los. Fidelidade a um blog é coisa rara.
Mister quando existe o Facebook, que como alguns deles já me mencionaram, é um universo mais rico e variado.
O primo Rick Carrano, o Ricardo dos Anjos e o Gusmão declaradamente migraram para aquela rede social. Ao contrário, querem que eu me inscreva e participe do Facebook.
A lista que citei não esgota as perdas e nem relacionei as pessoas mais próximas, como Claudia (sobrinha), Erika (nora), Juliana (neta) e meus filhos Jorge e Ricardo. Todos estes participavam inicialmente e até enviaram posts. Minha prima Regina Célia enviou um post e sumiu do mapa. Aliás apareceu de repente e sumiu de repente.
Se fosse o Freddy, que detesta "pneu", já teria desistido do blog.
É dura a vida de blogueiro amador, a menos que você se satisfaça, no prazer solitário, independentemente de parceiros, como numa masturbação no banheiro.

Riva disse...

Eu participo do feicibuqui da minha esposa. Temos mais ou menos uns 150 relacionamentos por lá.

No início você não pára (continuo acentuando a palavra), colecionando assuntos, colegas, amigos, fotografias, etc.

Mas aí, aos poucos, começam a surgir correntes de vários tipos, e gera um tsunami de coisas que você não curte, mas que fica chato bloquear. Eu acesso sim, mas longe de ser como antes.

Gosto muito do Twitter, pois além do meu foco no FLU, é de utilidade pública mesmo .... adoro o aplicativo, onde consigo boas dicas de qqer assunto, em meio aos meus mais de 600 seguidores.

Nosso BLOG já estaria com o prazo de validade vencido não fosse por alguns. A média por aí é 2 anos.

Eu continuo viciado nele. Seria legal se alguns retornassem, mas, fazer o que ....

Jorge Carrano disse...

Nós já estamos no segundo volume morto, Riva (rsrsrs).
Quem sabe começa a chover?

Riva disse...

Aproveito a oportunidade para desejar um FELIZ ANO NOVO a todos !

Que 2015 seja um ano repleto de movimentos fortes para as mudanças radicais necessárias para colocar o navio Brasil no rumo do BEM.

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Riva.
Feliz Ano Novo para você e sua família, também.