19 de fevereiro de 2015

Favorecimento e torcida da Globo

Muitas pessoas, muitas mesmo, acham que a Rede Globo, aliás todo o sistema Globo, de rádio e televisão, promove, torce e influencia nos resultados, em favor da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.
 
Elenco da Globo no desfile de 2014 - Beija-Flor

E isso não é de hoje. Não brotou espontaneamente na cabeça das pessoas neste ano de 2015. É que este ano, com o patrocínio de um país onde impera a ditadura, a escola chamou mais atenção.

Já em 2011 esta colaboração, esta promoção que a Globo faz foi alvo de matéria jornalística.



Neste último blog (link acima), entre outras coisas consta:

“A Beija-Flor apenas pegou essa rebarba e foi vaiada, porque no imaginário do povo brasileiro, querendo ou não, a Beija-Flor é vinculada à Globo. Ponto! E pagou com o sentimento de antipatia por grande parte do público.”

No ano passado a vaia comeu solta, por causa da homenagem ao Boni.

Leiam em:

Da matéria encontrável no link acima, destaco:

“Desde junho de 2013, a emissora também foi um importante alvo da revolta popular nas manifestações, devido à manipulação e o claro apoio dado ao governo.

A voz do povo é a voz de Deus. É ou não é?

Dizem também, os torcedores de futebol, que a Globo tem uma inclinação pelo Flamengo. Mal disfarçada! Porque é o clube de maior torcida, portanto maior audiência? Seria burrice porque o somatório das outras seria maior.

Existem outros vínculos. Ou seria só o coração?

Não duvido nem de uma coisa e nem de outra. Nem sei se sou contra um veículo de comunicação ter alma, ter preferências, fazer opções por bandeiras, brasões, estandartes ou flâmulas, de quaisquer que  sejam as agremiação que simbolizem.

O que, com absoluta certeza, não aceito e acho um escárnio, uma covardia, uma conveniência, ou o adjetivo pejorativo que queiram dar, é que venham apregoar que politicamente não têm cor, não têm preferência.

É claro que têm. E a opção é pelo dinheiro ou facilidades para ganha-lo.


A Rede do plim-plim deveria assumir que torce e ajuda o Flamengo, a Beija-Flor e o PT.

E pelo visto não sou o único a ver favorecimento, apoio, ajuda promocional da Globo em favor da Beija-Flor. A internet está cheia de matérias sobre isso. Os links que coloquei neste post são apenas alguns dos muitos que abordam esta tese.

Mas cuidado porque eles mudarão a casaca ao primeiro sinal de decadência ou perda de prestígio de uma destas agremiações.

Foi assim com os militares revolucionários, que tiveram todo apoio e cobertura e agora estão rejeitados. Os noticiários falam de ditadura militar, ou invés de movimento social espontâneo, apoiado por autoridades  civis  e militares.

E  agora recentemente deram e continuam dando toda cobertura àquela parcial e encomendada comissão da verdade. 

Já falei e repito. As produções da Globo são do melhor nível internacional. Eles têm corpo técnico profissional de primeira e elenco estelar.

Falta caráter, falta dignidade. Falta uma identidade ética e moral, e não apenas o símbolo (logomarca) criado pelo Hans.  


7 comentários:

Freddy disse...

A preferência da Globo pela Beija-Flor foi clara desde o início do desfile. Posso acrescentar que há também algo contra a Portela, que pude notar não só na transmissão, como no programa que mostrou os melhores momentos das escolas, na 3ª feira à tarde.

A Portela começou com 4 paraquedistas descendo na avenida de parapente. Teve 3 bolas-drone que ficaram orbitando um carro relacionado ao futebol, vez por outra se aproximando dos espectadores. Tinha uma pequena águia-drone que, numa imagem fantástica, aproximou-se do aquário montado pela Globo para transmitir o desfile e ficou olhando lá dentro, para espanto dos comentaristas. E tinha a imensa águia-cristo, que protagonizou (pra mim) o momento mais marcante dos desfiles, que foi quando se abaixou para passar pela torre de controle e, num movimento aplaudido apoteoticamente, ergueu-se novamente em seu esplendor.

Claro que eu sei disso tudo porque assisti ao desfile da Portela, porque nada foi mostrado nos melhores momentos da escola! Mostraram por segundos um dos paraquedistas, sem nenhuma menção a eles, e depois comentaram de uma das bolas-drone, por alto. E foi só. Só? Não!

Foi praxe desses melhores momentos apresentar o samba-enredo todo, mesclando imagens. O da Portela ficou mostrando os puxadores e parte da plateia. No da Beija-Flor e outras escolas, aproveitaram o tempo em que rolavam os captions da letra para já ir mostrando detalhes das alas e carros.

Tudo isso eu testemunhei, mas Mary ainda acrescentou que o replay da Beija-Flor foi mais longo que o da Portela, mostrando muito mais da escola preferida da Globo. Acredito.

Jurados tendenciosos, patrocínio nefasto (puxando o fio da meada irá longe, como mostrou o Carrano) e apadrinhamento visível. Como não admitir que o resultado foi armação?

Jorge Carrano disse...

Concordo com você num ponto, Freddy. A imagem do Cristo, fundida com a águia (símbolo da escola), foi muito criativa e muito bem executada. Ficará na história do carnaval.
Todavia, a manobra de abaixar para passar debaixo da "torre de controle", como você se referiu, provavelmente (não vi) criou um problema para a escola no quesito evolução. É natural que a paralisação para executar a manobra tenha criado buracos ou embolado alas.
Enfim, paraquedistas e drones não contribuem para um desfile de escola de samba. Mesmo sendo na escola de minha predileção há anos, como já confessei reiteradas vezes no blog. Alias este amor foi declarado num dos primeiros posts, em 2009.
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2009/11/portela.html

Ana Maria disse...

E daí? O voto veio de jurados que deveriam ser independentes. O povo não estava com a Beija Flor e a opinião da Globo não fez a menor diferença. Mas quem escolhe os jurados?
Outro ponto que me incomoda: não havia uma regra que os temas teriam que ser brasileiros?

Freddy disse...

Como assim a opinião da Globo não influencia os jurados? Os caras querem voltar no ano seguinte. Se desagradarem o "patrão", ferrou!

Bom, sobre a manobra atrapalhar a evolução da Portela, pode ter tirado dela alguns décimos. Que não foram tirados da Beija-Flor, que apresentou o maior "buraco" do carnaval. Mas era a escola do "patrão"! Assistam:

https://www.youtube.com/watch?v=76MYKnZ5tEQ&app=desktop

Jorge Carrano disse...

Acessem selecionando e colando o link abaixo na barra do navegador:
http://www.redeangola.info/especiais/carta-de-um-escritor-da-guine-equatorial-aos-cariocas/

Jorge Carrano disse...

Faz-me rir:
http://oglobo.globo.com/rio/carnaval/2015/embaixador-da-guine-equatorial-nega-que-empresas-brasileiras-tenham-patrocinado-beija-flor-15405894

Jorge Carrano disse...

Rede Globo tem queda acentuada de receita oriunda do governo federal:

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/07/06/governo-cortou-r-206-milhoes-em-publicidade-da-tv-globo-em-2015/