21 de fevereiro de 2015

Mais do mesmo, ano após ano ...

Acho que foi o Tom Jobim - estou quase convicto - que fez um comentário irretocável: “New York é uma cidade para se visitar de maca”. Claro, deitado, a fim de poder contemplar os altos edifícios. É uma cidade vertical.


Assim será também a melhor maneira de assistir aos desfiles das escolas de samba. Já é, na verdade.

O gigantismo dos carros alegóricos, com destaques lá no topo, já nos obrigam a ficar olhando para o céu. Na terceira escola você já está com torcicolo.


Em 2001, com Joãozinho Trinta, na escola Grande Rio, colocou em seu enredo um astronauta sobrevoando o Sambódromo.


Agora outros carnavalescos resolveram colocar paraquedistas, drones e o diabo sobrevoando a pista de desfiles.

Há anos, quando as escolas de samba substituíram as grandes sociedades carnavalescas, como grandes atrações, o que contava mesmo era o pé-no-chão.  Eram os e as  passistas, dizendo no pé, para utilizar a expressão dos comentaristas d'antanho.

Agora que o visual virou quesito, na concepção destes sambeiros (vejam a letra do samba interpretado por Beth Carvalho  em http://letras.mus.br/beth-carvalho/426636/),  a coisa mudou muito estando mais para Cirque du Soleil, como definiu o confrade Riva num inspirado comentário aqui no blog.

Hoje é dia de mais do mesmo. Desfile “das campeãs”. Quem aguenta?

Só mesmo os parentes dos participantes dos desfiles das escolas (agora recheadissimas de estrangeiros que podem comprar a fantasia), assim como eu ia assistir meus filhos jogando futebol no colégio ou lutando karate na academia. Por noblesse oblige. Ou fanatismo dos membros da comunidade.

Parafraseando o Gerson, ex-jogador e agora comentarista esportivo: "prefiro ver pela oitava vez o filme O poderoso chefão".

Convido-o a acessar o link acima e ler a íntegra da letra do samba (e ouvir, se quiser) pois ali está tudo que eu queria dizer, só que de forma mais poética. 

6 comentários:

Riva disse...

Exato, meu caro. Um Circle du Soleil à brasileira, sem ética, com valores abomináveis de um outro mundo ao qual não pertenço, graças aos céus !

Seu antepenúltimo parágrafo resume o estágio a que chegou - na minha leitura também.

Quando abri seu post, como meu equipamento é um netbook com tela pequena, vi o comentário sobre NY e uma foto da Big Apple ... pensei que seria o tema, tendo em vista o retorno do seu filho .... kkkkkkk .... não era.

Quem sabe ele escreve sobre a vg ?

Freddy disse...

Perfeito, o samba.
É isso.

Jorge Carrano disse...

Não deixem de ler. Acessem selecionando e colando o endereço abaixo na barra do navegador:
http://www.redeangola.info/especiais/carta-de-um-escritor-da-guine-equatorial-aos-cariocas/

Jorge Carrano disse...

Faz-me rir:
http://oglobo.globo.com/rio/carnaval/2015/embaixador-da-guine-equatorial-nega-que-empresas-brasileiras-tenham-patrocinado-beija-flor-15405894

Freddy disse...

Bom, depois que ele, em nota oficial, afirmou que não esteve no Brasil com a família porque estava em Camarões, pode tudo. A Polícia Federal seguiu o cara onde ele esteve desde que chegou, tem fotos da família no Sambódromo, etc...
=8-(

Riva disse...

BRASIL BANDIDO ......