17 de fevereiro de 2015

LISTA DE GRATIDÃO

Por
Riva

Ouço a CBN RJ diariamente no carro, indo para o trabalho. Um dos programas da manhã chama-se Caderninho da Bel, onde ela dá dicas simples para melhorar ou aproveitar melhor nosso dia a dia, nosso relacionamento, nosso tratamento das prioridades, etc.

Recentemente ela mencionou uma Lista de Gratidão, que nada mais é do que fazermos uma lista com todos aqueles que passaram por nossas vidas, deixando algum tipo de ensinamento em atitudes, ações, lições, muito importantes, relevante para nós e/ou para aqueles com quem convivemos. Aqueles que nos tatuaram ao longo das nossas caminhadas, que nos ajudaram a crescer, a sermos o que somos.


Gostei da idéia e resolvi escrever a minha lista de gratidão por ensinamentos recebidos diretamente ou por convívio ou por observação (com receio de esquecer algo).

E como um bom engenheiro, com O&M no DNA, serei objetivo, sintético, sem muitas delongas, sem os detalhes que talvez fossem necessários .... mas deixando um pouco para a reflexão individual de todos que lerem o texto, e que queiram comentar.

Meu pai, Fred – além da sua dedicação com tantos ensinamentos pontuais, creio que os que mais me marcaram foram a justiça, a generosidade e o exercício da empatia.

Minha mãe, Flora – eficiência (não é eficácia, ok ?), superação, a música em minha vida.

Minha avó, Carolina – amor filial. Simples assim.

Carlos, meu irmão – o significado e o valor da individualidade.

Boy, meu cão – companheirismo incondicional.

Meu sogros – família, justiça, bondade.

Minha esposa e meus filhos – me mostraram o significado da minha existência por aqui, em todo e qualquer sentido. Amor e aprendizado constante, eterno.

Sérgio Antunes, meu superior por 18 anos – amor pela profissão, profissionalismo, gestão. Casos e mais casos de estudo na vida profissional. E tentou me ensinar a ser paciente.

Como deixar o futebol de fora dessa ? De jeito nenhum. Meu único ídolo no futebol, por sua dedicação ao clube, à sua profissão, por sua eficácia e eficiência : Castilho, goleiro do Fluminense.

Carlos Castilho
Reparem que a lista é pequena, sintetizada ao máximo. Pode ser que aos poucos vá complementando junto aos comentários que surjam.






5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Legal, Riva. O reconhecimento da importância da família e os amores filial e fraterno, são condições que dignificam e humanizam o bicho homem.

Alessandra Tappes disse...

Riva

Uau! que ideia genial!!! Dizer um "muito obrigado" a todos que passaram em nossa vida e fizeram a diferença realmente não tem preço.

Parabéns pela ideia e pelas pessoas.

A lista pode ser pequena, mas foi bem direta, sem rodeios. Muito bom mesmo.

Ana Maria disse...

Riva, adorei o tema. Me reportou a momentos da minha vida e a algumas pessoas a quem gostaria de ter agradecido. Escrevi sobre isso. Vamos ver se o blog manager aprova.

Jorge Carrano disse...

Esta aprovado, já foi editado e será publicado logo mais aos 30 minutos do dia 19. Na chamada meia-noite e meia, Ana Maria.

RIVA disse...

Retorno ao post mais de 7 anos depois, motivado por uma publicação de hoje do meu amigo BM (Blog Manager). E acrescento à minha pequena mas valiosa lista alguns mestres/professores que cruzaram a minha vida.

Difícil enumerar, nomear, muito difícil, mas alguns realmente muito marcantes, como o Prof. Malker, do ABEL.

Enfim, minha eterna gratidão a quem me alfabetizou no Marilia Matoso, aos meus mestres da Faculdade, mas principalmente, novamente devo mencionar meu grande mestre, meu pai JOSÉ FREDERICO MARCH.