22 de setembro de 2014

Papo de Astronomia: Sobre Marte e marcianos




Por
Carlos Frederoco March
(Freddy)








Faz tempo que Marte povoa a imaginação dos terráqueos. Tudo começou em 1877 quando o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli desenhou um mapa da superfície marciana conforme o enxergava nos toscos telescópios daquela época.

Não demorou e achou um defensor entusiasmado dessa ideia, o renomado astrônomo americano Percival Lowell, o homem que instigou a procura do planeta que calculou existir além da órbita de Netuno, então o mais distante conhecido. Lowell publicou 3 livros no início do séc. XX defendendo a tese de Schiaparelli e acrescentando até elaboradas especulações sobre como seria o trabalho dos marcianos para escoar a água dos polos para terras mais áridas.          
 Mapa de Lowell
                
Mapa plano de Schiaparelli  
                                                     






Baseados nesses conceitos, ao longo das décadas em que floresceu a ficção científica (a partir dos anos 30), uma grande gama de autores começou a usar esse cenário em seus enredos envolvendo o planeta Marte. Alternaram-se estórias em que os desesperados marcianos lutavam contra as intempéries usando os canais para guiar a escassa água em direção às cidades mais ao longe e aquelas que afirmavam que Marte era povoado por seres espirituais, remanescentes de grandes civilizações do glorioso passado marciano e que portanto não mais precisavam de corpos para se comunicar, desprezando portanto a  inóspita condição superficial.

O tempo passa, o tempo voa e hoje em dia temos sondas espaciais orbitando Marte e percorrendo seu solo, transmitindo para a Terra milhares de fotos do Planeta Vermelho, como Marte é conhecido por seu aspecto visual. Temos mapas admiravelmente detalhados de sua superfície, além de fotos tiradas aqui mesmo da Terra com telescópios de óptica mais acurada, incluindo o Hubble em órbita, originais esses que ainda podem ser melhorados por poderoso processamento digital.

Imagem atual de metade do globo marciano

A explicação que se dá para tantos enganos cometidos outrora são ilusões de ótica provocadas pela conjugação da imagem imprecisa dos telescópios usados outrora com a fisiologia humana: visão de certos padrões repetitivos pelo olho e sua enganosa interpretação pelo cérebro. Posso lembrar aqui que inúmeras brincadeiras são publicadas nas redes sociais esse fenômeno biológico.

No entanto, a raça humana continua a mesma, sedenta de mitos e mistérios. Se constatamos que a superfície de Marte é formada exclusivamente de areia avermelhada, que suas cambiantes calotas polares são formadas por CO2 (gelo seco) e não por água (gelo) e que sua atmosfera é rarefeita ao ponto de inviabilizar a vida como a conhecemos, por outro lado as fotos recentes revelaram novas ilusões de ótica para acirrar nossa imaginação.

A primeira delas foi a "Face de Marte", resultante de imagens tiradas pelas sondas Viking 1 e 2 na década de 70.  Da mesma época, mais ou menos, seria a "Face coroada", que segundo consta foi fotografada tanto pela Viking 1 como pela Mariner 9, sua antecessora. A interpretação dada às mesmas coincide com aquela que fazemos ao admirar nuvens ao acaso. Observando as caóticas formações contra um imaculado céu azul, ali identificamos de tudo: cães, gatos, coelhos, cavalos, dragões, objetos diversos, pessoas...Até Jesus Cristo já foi fotografado da janela de um avião!

A Face de Marte

A Face Coroada
Recentemente outras imagens geraram frisson nas redes, apesar de haver argumentação científica para todas elas. Exemplificarei com a "Figura humanoide", a "Formação Rochosa" e o "Monolito", sendo que este, a meu ver, é o mais cavernoso de todos (opinião pessoal). Pode ser apenas uma rocha fincada no solo marciano, esculpida pela Natureza por mero acaso numa forma perfeitamente retangular. Contudo sua semelhança com os monolitos alienígenas de "2001 - Odisseia no Espaço" e suas sequências 2010, 2061 e 3061 gera inevitáveis fantasias.

O monolito

O que você, leitor, acha?


Créditos:
- Mapas: Wikipedia, a Enciclopédia Livre e Google
- Curiosidades marcianas: site "The Stupid Station", especializado em bizarrices mundo afora.
http://www.thestupidstation.com/home/image/434/4816/Five-Bizarre-things-Spotted-On-Mars#sthash.GZgdhv6a.dpuf

15 comentários:

Freddy disse...

O interesse em Marte continua em alta. Na noite deste domingo (21/09/14) mais uma sonda americana entrou em órbita marciana, a Maven. Lançada há cerca de 1 ano, a Maven se junta a outras 3 que lá estão circulando o planeta vermelho (uma delas europeia). O objetivo da atual missão é estudar o que aconteceu com a atmosfera marciana para que ela tenha escapado do planeta, tornando-o árido, inóspito.

Esse conhecimento pode ajudar a reverter o processo. O interesse dos terráqueos em transformar Marte em sua segunda morada no Sistema Solar se torna cada vez mais evidente.
=8-) Freddy

Jorge Carrano disse...

Ainda prefiro Londres (rs)

Ana Maria disse...

Vai ver que nós,os terráqueos, éramos marcianos e estragamos o planeta vermelho. Agora estamos acabando com a Terra e precisamos de uma futura morada.

Jorge Carrano disse...

É uma teoria que precisa ser comprovada, Ana Maria.
Mas não descarto in limine.

Jorge Carrano disse...

Não conseguimos contato, sequer, com todos os povos aqui no Brasil. Ainda temos humanos para conhecer.
Indígenas do povo Korubo, que habitam o norte do Amazonas, quase fronteira com o Peru, agora é que estão aparecendo.

Freddy disse...

Apesar de se astrônomo amador, por achar bacana estudar o céu e a origem do Universo, até hoje ainda não me desceu bem o fato de que se gasta bilhões de dólares para construir artefatos terrestres e espaciais de pesquisa (sondas, telescópios, aceleradores de partículas, etc) quando apenas uma fração disso poderia, por exemplo, erradicar a fome na África.
Não dá para entender a raça humana.
Que venham os marcianos!
=8-)
Freddy

Freddy disse...

Mas que alguma coisa tem lá, sobre isso não resta dúvida: ontem (domingo) chegou a MAVEN, dos EUA. Na próxima 4ª feira chega a MOM, da Índia.
Segundo o site abaixo, da NASA, já temos 6 sondas por lá, com a da Índia serão 7: 5 em órbita, 2 passeando no solo lunar.
=8-)

http://solarsystem.nasa.gov/missions/profile.cfm?Sort=Target&Target=Mars&Era=Present&FIELDNAMES=&Admin=0

Jorge Carrano disse...

Vou dar um pitaco a sério.
Acho que para nós, habitantes deste planeta, nada seria mais importante do que o contato com seres de outros corpos celestes. Principalmente se fossem mais evoluídos do que nós e se tivessem ambições de conquista.
Isso obrigaria a união de todos, independentemente de credos, cor de pele ou formação política, na defesa de nosso habitat.
Um "inimigo" comum talvez nos levasse a paz interna.

Freddy disse...

Carrano, admiro sua hipótese, mas acontecerá conosco o que aconteceu com maias, astecas e incas...
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

Acho que tem tudo a ver:

[O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira (23) aos líderes mundiais para estabelecer um "novo rumo" ante os perigos do aquecimento global.
Ele discursou na abertura da Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Nova York.
"A mudança climática é a questão crucial de nossa era. Está definindo nosso presente. Nossa resposta definirá nosso futuro", afirmou Ban no discurso de abertura da reunião em Nova York, onde são esperados anúncios de compromissos que facilitem a conclusão de um acordo na conferência internacional de 2015 em Paris."]

Jorge Carrano disse...

O diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, disse em entrevista ao G1 na tarde desta terça-feira (23) que a nascente do Rio São Francisco, situada em São Roque de Minas, secou. Segundo Castanheira, essa nascente é a principal de toda a extensão do rio. Ainda de acordo com ele, o motivo é a estiagem. "Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, afirmou.

Matéria em:
http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/09/diretor-de-parque-diz-que-principal-nascente-do-rio-sao-francisco-secou.html


Marte não tem água, portanto não resolve nossos problema.
E ai, Freddy? Onde, no espaço sideral, podemos buscar água? Ou para onde mudaremos quando o torneira secar de vez?

Freddy disse...

Água há, e de monte. Pode não ter onde se quer e vice-versa. As estiagens e épocas de enchentes são periódicas, têm a ver com ciclos solares. Falta-nos, como brasileiros, uma previsão científica que nos livre dessa periodicidade da natureza.

Fato: está havendo estiagem.
Fato: não nos preparamos para tal.
Fato: acontecerá outras vezes, mais ou menos de 11,5 em 11,5 anos, um pouco mais, um pouco menos, já que o Sol não é um relógio exato.

Solução pra água potável: buscá-la onde tem e usá-la com responsabilidade, pois ficará cada vez mais cara. Estamos poluindo o planeta - e isso não tem a ver com aquecimento global ou estiagens periódicas.

Assunto longo e complexo, esse...
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Frisson nos meios científicos da India (e do mundo) com a chegada hoje da MOM em Marte e amanhã início da manobra que a colocará em órbita para estudo contínuo do planeta:

https://www.facebook.com/ISRO

Como sabemos, a India é um celeiro de matemáticos e cientistas, que em sua maioria vão estudar nos EUA, muitos depois voltam. É mais um dos integrantes do bloco BRICS que se junta à comunidade científica internacional com um feito astronômico de vulto. Rússia tá lá. China tá chegando. Brasil e África do Sul?... Loooonge ainda...

=8-) Freddy
PS: não demora e o bloco será denominado de RICS. Vão expulsar o Brasil por incompetência...

Freddy disse...

Em tempo: o astrônomo brasileiro Felipe Braga-Ribas e sua equipe fizeram uma descoberta de alcance internacional neste ano: detectaram dois anéis em torno de um pequeno asteroide, o Chariklo. A descoberta foi surpreendente e abriu novos caminhos de pesquisa na física dos anéis planetários.

No entanto, é um esforço quase que pessoal, não chega a ser resultado de uma política científica nacional, ao menos no meu ponto de vista.
=8-/
Freddy

Freddy disse...

As recorrentes afirmativas minhas e de comentaristas (a reboque) sobre a inexistência de água em Marte já são passado. Recentemente se descobriu a existência de água no planeta vermelho e os americanos já estudam a sério estabelecer uma colônia humana em Marte, do tipo "sem volta".
Prazo? Ano 2030, ou seja, logo ali adiante.
Detalhes em
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/nasa-detalha-seu-projeto-para-colonizar-marte-ate-2030-17733437