11 de setembro de 2014

Impressões de viajante: Maragogi 2




Por
Carlos Frederico March
(Freddy)









Como disse no post anterior sobre nossa viagem a Salinas do Maragogi, minha motivação maior foi estar junto ao mar, curtir o vai e vem das marés, ver o crepúsculo delinear os coqueiros em aquarelas naturais fantásticas.

Fotografei muito! Passeei bastante na orla, alternando minhas 2 Sony: a HX300, que tem um zoom cavernoso (50 vezes) e a que eu chamo de “pequena notável”, minha branquinha WX80, responsável pelas fotos crepusculares mais bonitas. Nossos smartphones e a Sony H20 de Renata, já antiga e encapsulada num case à prova d’água, também foram usados amiúde, sendo responsáveis por muitas das belíssimas fotos que tiramos. 

Por não serem de minha conta, as do passeio de Renata às piscinas naturais com a H20 não serão objeto deste post.

As maioria das fotos que serão mostradas abaixo foram alvo de alguma manipulação por um excelente programa de computador que, como tudo que é bom na vida, não existe mais nas novas versões de Windows. É uma forma diferente de arte: alterar a realidade. Gosto muito. E lá vamos nós!



Na maré alta, a orla quase desaparece

Pessoal local catando mariscos





Stand-up paddles e algas, muitas algas!





Essa foi com um smartphone



Iluminação multicolorida na piscina, ao anoitecer


Créditos: fotos do acervo pessoal do autor
Impressões de viajante: Maragogi 1, 
em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/09/impressoes-de-viajante-maragogi-1.html


19 comentários:

Jorge Carrano disse...

Há anos, muitos anos, fomos assistir, no Teatro da Lagoa, ao "Chico Anysio Show", primeiro stand up do grande humorista.
Fez muito sucesso e passado algum tempo ele produziu novo show nos mesmos moldes. O nome era "Gostei mais do outro".
Essa preliminar é para dizer que gostei mais do outro post sobre Maragogi.
A sexta foto, no primeiro post, é muito bacana, com a canoa num marzão que se curva lá no infinito.
Daria uma bela tela.

Freddy disse...

O set de fotos do post 1 mostrou mais como é o local, já o post 2 foi uma coleção de fotos manipuladas, escolhidas por mim num critério tipo "em quais as alterações ficaram mais cavernosas". De repente ficou uma overdose de efeitos especiais, acabou cansando.

A que você gostou foi tirada numa tarde em que saí na praia procurando "assuntos fotográficos", inspirando-me apenas no meu olho clínico. Também gostei dela - e de muitas outras (rs rs).

<:o) Freddy

Ana Maria disse...

Concordo com o Jorge. Neste post o enfoque foram as fotos, e a tecnologia utilizada para produzi-las. Não me despertou desejo de conhecer o lugar, como o post anterior, embora não tire o valor do registro da viagem.

Jorge Carrano disse...

Não aqui no blog, mas em mensagens pessoais aos amigos que colaboram, já manifestei ponto de vista que não é legal encher o post com fotos. Vira um álbum de fotografias, tira o interesse pelo texto, que seria o conteúdo principal. As fotos devem apenas ilustrar o que está dito.
Não conheço porque não participo, mas pelo que ouço, o local mais indicado pera postar fotos, pelas fotos, seria o Instagran.
Fui ao Google:
"Instagram é uma linha móvel de compartilhamento de fotos , compartilhamento de vídeo e redes sociais serviço que permite aos seus usuários para tirar fotos e vídeos, e compartilhá-los em uma variedade de plataformas de redes sociais, como Facebook , Twitter , Tumblr e Flickr . [ 7 ] Uma característica distintiva é que ele limita fotos para uma forma quadrada, semelhante a Kodak Instamatic e Polaroid imagens, em contraste com o 4: 3 relação de aspecto tipicamente usado por câmeras de dispositivos móveis. Os usuários também podem aplicar digitais filtros às suas imagens. A duração máxima para vídeos Instagram é de 15 segundos"

Não estou vetando ou censurando fotos, nunca o fiz, mas a minha tese é a que acima esposei.

Obs. Já postei quase que exclusivamente fotos, admito, mas os temas eram : árvores frutíferas, mata atlântica, nas quais as imagens falavam por si.
Meu filho, com quase 50 anos, nunca tinha visto um pé de tamarindo (rsrsrs).

Riva disse...

Voltando ao tema - resort no Nordeste.

Cada um é cada um, e parece claro que Freddy e família curtiram o local. Eu não curtiria, e explico porque.

A maioria das praias do Nordeste são iguais - aquela linha infinitesimal de areia, e o marzão verde. Coqueiros, bugres para passear, crianças correndo atrás de você pedindo dinheiro u pedindo para te ajudar.

No resort, comer frutos do mar (não sei o que o Freddy come por lá, se não curte frutos do mar), beber (whisky não pode nem pedir), dormir.

Eu prefiro locais com acidentes geográficos, com uma infraestrutura de pequenas comprinhas por perto, com muitos restaurantes e barzinhos, e principalmente, com gente em volta, mar AZUL (e não o nosso verde) de fundo de corais.

Claro que para namorar ou jiboiar, deve ser bom, para um máximo de 2 dias.

Minha opinião, meu jeito de curtir um local assim .... e realmente não curto. Prefiro um Morro de São Paulo, uma exploração da ilha de Florianópolis e arredores, ficando 1 noite em cada lugar.

Mas a conclusão mesmo é a seguinte, novamente : quando faço as contas, acabo pegando um avião para a AMERICA.

Obs.: ainda não fui a Fernando de Noronha, que é bem caro. Falam maravilhas do lugar, mas, para ficar 3 dias no máximo.

Obs.2: as fotos estão belíssimas, mas como disse a Ana Maria, não me inspiram a conhecer o local, pelo que expus acima.

Jorge Carrano disse...

As fotos, indiscutivelmente, são excelentes. Coisa de profissional.

Para quem está de passagem no blog, só "flolheando", como se fazia com as revistas "O Cruzeiro", "Manchete" e "Fatos & Fotos", é um prato cheio.

Freddy disse...

Só para assentar o papo: no Salinas de Maragogi tem comida para todos os gostos. Moquecas (peixe, bacalhau, siri), bacalhau em várias preparações, frutos do mar (incluindo camarões à vontade), salmão, linguado, alcatra, filé, siri, massas, acarajé, e mil outras coisas. Claro que cada dia um cardápio diferente, mas não havia como não atender a todos os gostos: por isso ele é o melhor "all inclusive" do Brasil.

Eu não queria fazer propaganda, mas no caso se tornou inevitável.

Whisky escocês até 8 anos liberado: tomei muito JW Red Label e Black & White, meus preferidos nessa classe. Querendo pagar à parte, teria bebidas mais sofisticadas.

Não tinha pedintes na praia. Não briguei com nenhum atendente nem prestador de serviços em 7 dias => pra quem em conhece, é um indicador e tanto.
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Vou mandar a Fatura deste merchandising lá para o Salinas de Maragogi.

Riva disse...

Captei, captei .... meu whisky distribuído gratuitamente ..... estou mal mesmo .... rsrs ...qqer coisa melhor que isso tem que pagar ....

Se não tinha pedintes, é porque a praia devia ser "tipo particular", e o acesso dos pedintes deve ser controlado. Muito usual.Ou estava deserto mesmo .... poucas pessoas nas fotos.

Por falar nisso, vi muita gente "estranha ao ambiente" dentro do Terminal 1 do Galeão. Nitidamente "passeando" (só faltava o cachorro com o barbantinho amarrado no pscoço), meninos engraxates sendo perseguidos por seguranças, gente estranha próximo a filas de check in ... um ambiente estranhamente perigoso.

Riva disse...

... senti falta das tradicionais fotos de pratos dos restaurantes, para babarmos ....

Jorge Carrano disse...

Quem sabe no final da série que iremos começar, sobre gastronomia/culinária, o Freddy nos envia as fotos, com comentários sobre os pratos, para publicarmos.
Seria o fecho da série.
Mas precisaria ter comentário sobre os pratos, como por exemplo temperos principais, guarnição, etc.
Se forem da culinária típica alagoana melhor ainda.

Jorge Carrano disse...

Pena que a Helga tenha abandonado o blog. Logo ela tão critica de falarmos sempre dos mesmo lugares e roteiros turísticos, talvez apreciasse esta praia nordestina.
Cadê você, Helga?

Freddy disse...

Sobre receitas...
Diversos colaboradores do blog postam receitas, incluindo o blog manager com seu bacalhau degustado às margens do Douro. Eu já o fiz em algumas oportunidades:

http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/06/goiabada-com-queijo.html
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/06/bolo-de-mel.html
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/10/pasta-de-atum.html

Portanto, a expectativa atual só pode ser provocação. Não há a mínima chance de dicas sobre culinária e temperos alagoanos em meu post sobre preferências à mesa. Escolhi Maragogi para curtir uma praia isolada e diferente das que já conhecia, de preferência atendido por uma ótima estrutura hoteleira. Não foi pela culinária nem pela cultura local, já que minha preferência nesse sentido, como já devem saber, é o sul do Brasil.

=8-) Freddy

Freddy disse...

Sobre post com fotos...
No post Maragogi-1 (8º parágrafo) eu disse que se fosse para ver fotos de Maragogi como destino turístico, o Google tem centenas, milhares. Meus 2 posts são apenas uma visão pessoal, fotográfica. Fui bem explícito, não?

A propósito, por favor releiam comentários no meu post de 2011 abaixo, em especial o primeiro, de nosso blog manager:

http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/12/macro-foto.html

A velada (nem tanto) rejeição atual seria mudança de orientação do Generalidades Especializadas? O conceito de generalidades pode ter ficado mais estreito, eliminando algumas especialidades (como fotos pelo simples prazer de admirá-las ou debater sobre elas como expressão artística) e dando ênfase a outras, como discussões políticas recorrentes, que são mais atuais...

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Pelo visto o Freddy ficou magoado. Mas não tem motivos.
Não vou replicar e peço aos demais participantes fieis que respeitem o desabafo dele.
Trata-se de uma reação emocional...

Freddy disse...

Sniff...

<:o)

Jorge Carrano disse...

Lenços de papel, por favor!

Riva disse...

.... mas faz sentido o desabafo do Freddy ..... rs

Sds TETRAcolores

Riva disse...

Freddy, essa do nosso manager está me lembrando aquela máxima da adolescência :
- A bola é minha ... se eu não jogar, ninguém joga !!

kkkkkkkkkkkkkk

(pano rápido)

PS : e vc, Freddy, me chama de tirano musical ! rsrs