7 de setembro de 2014

Avisos, alertas, recomendações, instruções

Já escrevi aqui sobre palavras inusuais,  que não estão presentes em nosso cotidiano, na chamada linguagem coloquial.

Citei exemplos, como esgargalado e glabro, utilizadas na literatura em língua portuguesa contemporânea (Saramago e Chico Buarque, respectivamente).

Brinquei com as frases de efeito, frases prontas, algumas empregadas à larga nos discursos, nas conversas de botequim, nos encontros sociais. Também usadas em crônicas do cotidiano.

Algumas são clássicas porque da lavra de renomados cientistas, ou célebres escritores, como Shakespeare, pela boca de  Ricardo III,  “Um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo”.

Ou aquele famoso ditado: “quem dá aos pobres  empresta... adeus”. (na versão irreverente, jocosa).

As frases ditas de propaganda, os jingles e slogans também já foram objeto de postagens, seja para demonstrar como nosso cérebro registra para todo o sempre alguns bordões comerciais, tão inúteis depois de certo tempo, como saber os afluentes do Amazonas na margem esquerda.

As Casas Pernambucanas consagraram  um jingle próprio para vendas no  inverno. Quem não lembra, tendo mais de 50 anos? E o Bamerindus?

“Não adianta bater que eu não deixo você entrar. As Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar, etc...”.

“O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa...”

Observem que ambas as organizações (Bamerindus e Pernambucanas) desapareceram, mas suas propaganda ficaram na memória.

Aqui e agora, quero comentar os avisos, alertas, recomendações e mensagens em geral, que se tornaram clássicos.

As primeiras que me vêm à mente seriam as proibições: “É proibido pisar na grama” ; “É proibido fumar”; “Em caso de incêndio não use o elevador”.


E nos aeroportos? Quem viajou ou viaja  ouve os avisos: “Atenção senhores passageiros com destino a Maragogi, portadores de fichas verdes, embarque pelo portão “A”. Boa viagem!”.  Maragogi é uma licença poética, homenagem ao Freddy (leiam os posts).

Já que falei de passageiros não posso deixar de mencionar os cartazes e avisos sonoros que ouvi durante anos nas estações de embarque das barcas e lanchas que fazem a travessia da Guanabara, no tempo em que, morando aqui em Niterói trabalhava no Rio de Janeiro.

Um cartaz estampava a frase: “Perca um minuto da vida, mas não perca a vida num minuto”. Muito pertinente por causa da afobação, empurra-empurra, na hora do embarque, e a falta de atenção decorrente. Algumas pessoas caiam no mar no espaço entre a embarcação e o cais.

Ainda na estação marítima, ouvia-se, antes da abertura dos portões de embarque, dois avisos muito importantes:
“Senhores passageiros, certifiquem-se de que não esqueceram seus pertences no interior da estação”. Esta servia também  para a hora de desembarque, e anunciado no sistema de som da própria lancha, com a adaptação: certifiquem-se de que não esqueceram seus pertences no interior da embarcação".

O outro alerta que acho formidável, não exatamente no sentido em que era dado na estação, mas na própria vida, dizia o seguinte: “A permanência na proa dificulta o embarque dos demais passageiros e atrasa a saída da embarcação”.

Óbvio,  se as os primeiros a embarcar fossem se acomodando ali próximos à proa, objetivando o desembarque mais rápido do outro lado da baia (a lancha manobrava, para virar para o outro lado), atrapalhava o embarque dos que estavam por último. E, lógico, atrasava a partida da embarcação.

Na vida em geral, as pessoas que param no caminho atrapalham o acesso e passagem dos que estão com mais vigor, mais apetite. Acontece no local de trabalho, com aquele morrinha que não progride e não te deixa progredir.

Tipo nem trepa e nem sai de cima. Entenderam?

Entre outros  avisos e/ou recomendações  de uso corrente, poderia citar: “Permanecendo os sintomas o médico deverá ser procurado”. Em relação ao uso de produtos farmacêuticos não éticos, populares, tipo fitoterápicos.

Ou este outro: “Energia, sabendo usar não vai faltar”. Este serve para a água também.

No exterior também encontramos avisos e recomendações clássicos. A mais interessante, e que não vi no Brasil, foi numa loja de Viena: "Não pegue na mercadoria, a menos que vá compra-la". Ou algo parecido. Era uma loja, bacaninha, que vendia biscoitos em latas lindamente decoradas, e cafés em pó de diferentes origens, Brasil inclusive.

Para encerrar, contando que eventuais leitores possam, em comentários, acrescentar outros alertas clássicos, fico com o

OBRIGADO, VOLTE SEMPRE!
  

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Aguardem "Impressões de Viajante -Maragogi", em duas partes, que serão publicadas no decurso da semana.

Jorge Carrano disse...

Aviso aos navegantes notívagos:
A versão deste post que entrou no ar na madrugada, era a draft, que por erro de programação foi publicada. Já substituída.

Depois de pronto o post, ocorreram-me outros avisos, tais como:
- Cuidado com o cão.
- Entre sem bater.
- Não buzine, apague os faróis e acenda a luz interna.
- Piso escorregadio.
- Não converse com o motorista.
- Praia imprópria para banho.
- Altura máxima 2,70 m

Acrescente outros, querendo.

Freddy disse...

Tava inspirado!
Cada frase que você lembrou, hein?
O final foi ótimo!
Dom bomingo, quero dizer, mom bodingo, não!!
Bom domingo!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

A frase que eu gostaria de ver repetida de norte a sul do país é:
FORA DILMA!!!

Entraria para a história.