29 de setembro de 2014

Escolhas dolorosas

Hoje é segunda feira. Parêntese: não é não, hoje é domingo, mas quando este post for publicado já será segunda. Fecha parêntese.

E porque é segunda-feira, que é o dia da ressaca, da cabeça inchada pela derrota do time, da preguiça de atravessar a ponte Rio-Niterói congestionada, de pagar o boleto do cartão de crédito e outras coisas desagradáveis, vou aproveitar e repassar situações estressantes, desgastantes, irritantes, que nos deixam fulos da vida.

Ao invés de enumerar as que mais me irritam ou irritaram, ou a clientes que, já sem paciência, resolveram ir ao Judiciário, vou fazer uma espécie de comparação.

O que é pior, reclamar com a provedora/operadora, que seu sinal de internet está muito instável a velocidade não está no padrão contratado, ou, pior ainda, que você perdeu a conexão no pior momento.

Ou ser informado que seu pai, mãe, filho ou irmão está  internado, no leito do hospital, e recebe a notícia que o procedimento está fora da cobertura do plano e precisa de autorização especial para a operação?

O que é mais complicado? Ser atendido pela provedora, depois de muitos disque o número tal se for aquilo, disque o número qual se você já tentou de tudo, etc, para ter o problema resolvido, ou obter uma autorização do plano de saúde, sem que tenha que brigar, levar relatório do médico, diagnóstico e exames de imagem, os quais, por sinal, ainda não foram feitos porque ao tentar marcar foi informado que só tinha data disponível para daqui a dois meses?

O que te tira mais do sério, atravessar a ponte Rio-Niterói, na direção da Região dos Lagos, numa sexta-feira, às 17:30 h, depois de um dia e semana de trabalho cansativo e aquele trânsito quase parado, fluindo a passo de tartaruga paraplégica, ou enfrentar uma fila na prefeitura ou no INSS para resolver uma pendência que por sinal tem origem num erro deles?

É pior viajar na classe econômica em direção a Paris, sem poder se mexer, sem opção de alimentação (tem frango ou nada) e fila no WC logo ao amanhecer, pouco antes da chagada, ou pegar o metrô na Estação da Praça da Sé, em direção a Barra Funda, em São Paulo, às 17 horas? Ou, aqui no Rio, pegar um trem para Deodoro?

Você está mais triste porque o Vasco está na segunda divisão, ou porque esperava assistir à final Brasil e Argentina, no Maracanã, e aqueles 7X1 contra a Alemanha nunca mais sairão de sua memória?

O que é pior? Você morar de frente para o mar, em Icaraí, e ter que conviver com alguns eventos ruidosos, como os festejos de ano novo, ou competições como a recente do circuito nacional de vôlei, ou morar no Alcântara e trabalhar no Rio de Janeiro ?

Tá certo, sei que aqui nem sempre é caso de escolha, é de falta de alternativa mesmo, falta de opção, mas ponha-se na situação de poder escolher e opte pelo que representa menos transtorno. 

Escolheu morar em apartamento de frente  para o mar? Prepare-se para momentos de desilusão e dissabor. Janela aberta nem pensar, pois a menor brisa vira um tufão; as paradas de ônibus diante de seu edifício provocam um terrível problema de ruído, nas freadas e arrancadas. Os impostos são mais caros e o laudêmio e foro oneram muito as despesas.

Decida aí. É mais complicado receber uma indenização de seguro, ou cancelar uma assinatura de jornal ou revista? 

Quem é mais desonesto ou impontual, ou as duas coisas, o técnico que viria resolver o problema da máquina de lavar, ou o mecânico de seu automóvel? Ambos poderão diagnosticar problema irreal, e substituir peças desnecessárias, e não o atenderão no prazo estipulado.

O que é mais complicado? Conseguir um bom encanador (aqui em Niterói bombeiro hidráulico), um pedreiro caprichoso, ou um pintor competente?  A opção é desistir da obra (rs).

Qual a pior decisão, votar em Aécio, Marina ou Dilma?

Essa escolha a que me refiro acima  já é sacanagem, admito.

Enumere, você  mesmo, as agruras da vida urbana, numa sociedade egoísta, com uma economia de mercado selvagem, a ganância desmedida de empresários, profissionais liberais e autônomos, trânsito caótico com tendência a piorar, criminalidade elevada, brigas no condomínio por causa do cachorro do vizinho, do carro arranhado no estacionamento e coisas que tais. 

12 comentários:

Freddy disse...

No G1 deu que o governo vai dar apenas 5,56% de reajuste às aposentadorias maiores que o SM.
Esperem os reajustes oficiais de outras áreas, mais especificamente medicamentos e previdência privada, todos baseados em "planilhas de custos" dos respectivos setores.

Isso é lento genocídio arquitetado nos corredores do Planalto, para diminuir os gastos do governo (apesar de termos contribuído por décadas).
=8-(

Jorge Carrano disse...

Esta questão das aposentadorias foi abordada, por oportuna, no post http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/09/comissoes-disso-e-daquilo.html

(Selecionar o endereço e colar na barra do navegador).

Riva disse...

Caramba, Carrano, arrasador esse post para uma 2ª feira.

Ontem estava "navegando" e a minha esposa estava vendo a Dança dos Famosos no Faustão .... gente, a voz desse cara me faz muito mal ... porque o programa dele é um cocô (na minha opinião), e porque ele me lembra que o dia seguinte é uma 2ª feira.

Porém, isso não me incomodava tanto há umas semanas atrás, quando estava desempregado, porque para mim domingos eram iguais a 4as. feiras ou sábados ou 2as feiras, e tanto fazia.

Mas agora estou trabalhando em Barros Filho (Fazenda Botafogo), levando marmita todo dia para não ter que sair para almoçar (local perigoso), e estressado pelos engarrafamentos da ida e da volta. E meu horário de trabalho é de 7 às 17h !!

Um forte indicador de que tudo isso está me fazendo muito mal é que fui dar uma caminhada ontem com a matriarca, e voltei ... cansado .... cansado de ver tanta falta de educação e de respeito nas ruas, tanta sujeira ...até o horizonte estava feio (ou eu estava feio) ...

Hora de repensar e analisar muita coisa .......

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva, esta sensação de final do domingo e desânimo com a perspectiva da chegada da segunda-feira, há alguns anos, acontecia com os acordes das vinhetas do "Fantástico", antes do advento e propagação da TV por assinatura.
Tinha os gols da rodada, a zebrinha (da Loteria Esportiva) e aqueles acordes melancólicos encerravam o domingo.
Coragem!

Anônimo disse...

Está posto um bom dilema. Faustão ou Silvio Santos, qual é mais insuportável?

Freddy disse...

Abordagem por oportunismo é pouco. Assim como acabei de fazer em meu comentário acima, não deixou de ser uma mera declaração do óbvio.

Gostaria de um dia ver debatida a tese do lento genocídio arquitetado nos corredores do Planalto - e não está ligado apenas ao governo atual. Este é programa antigo de extinção de uma parte da sociedade que incomoda o sistema por ser improdutiva num cenário eminentemente competitivo e capitalista.
É isso.
Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Com todas as vênias não falei em oportunismo e sim em oportuno. Os vocábulos e seus significados são distintos.

Freddy disse...

"Adoro" jargão de advogados. Lembra-me muito minha mãe, que para se manter à frente do debate, ficava me espetando onde eu eventualmente errava, fugindo ao assunto. Não lhe interessava (como parece também não lhe interessa) o cerne da questão, e sim a dinâmica do mesmo. Terminar à frente.
Como de fato não me interessa se é oportuno ou se foi por oportunismo, fica o dito pelo não dito.
;-) Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Carlos Frederico,
Tenho como deformação profissional dar a cada palavra seu peso e significado adequado no contexto.
Ademais, minha mente, embora pouco brilhante, reconheço, foi treinada para o debate.
Perdão mas acho desigual debater com você o que chamou de jargão de advogado.
Por outro lado não seria louco de discutir com você o que acontece quando, por exemplo, o comando ativar altera o estado do conector de inativo para ativo; e no estado ativo, o conector executa a entrega de eventos e o processamento.
Nem sei se o que escrevi acima faz algum sentido, mas a ideia é apenas deixar limitados os terrenos onde pisamos com mais segurança.
Fica o dito pelo não dito. Combinado!

Nota para o Riva: não venha tirar ilações por causa do Carlos Frederico ao invés do usual Freddy (rsrsrs).
Carlos Frederico fica melhor para um engenheiro de telecomunicações.

Riva Repensando disse...

kkkkkkk ...... muito bom o debate !

E para fechar minha 2ª feira, vejam .... tirei a 2ª feira (hoje) para ir trabalhar com xerox caseiras do doc do carro e da minha habilitação (carta, para os paulistanos), pois minha esposa ia no cartório providenciar as cópias autenticadas.

Fui pego numa blitz da PM na Fazenda Botafogo agora às 17:30. Multa e reboque do carro, por não portar documentos obrigatórios.

O Cara Lá de Cima me ajudou a convencer os PMs a apenas multar, sem rebocar o carro (colocando na infração que apresentei os docs posteriormente). Foi 1 hora de conversa com eles ! Que sufoco !

Imaginem chegar em casa sem o carro, ter que trabalhar sem o mesmo, e ter que providenciar a liberação em algum depósito do DETRAN.

Haja Red Label !!

Jorge Carrano disse...

Você me deu um gancho para fazer publicidade do post de amanhã, que tratará de negócios rendosos. E um deles, certamente e o cartorário.

Jorge Carrano disse...

Sobre a blitz, ainda bem que você não havia tomado o seu Red Label. Poderia ter sido pior!
Viu como você deu sorte (rs)?