25 de setembro de 2014

Comissões disso e daquilo

Vocês já ouviram falar de “comissão dos deveres humanos" ?  Certamente que não. Salvo engano.

Ora, se a cada direito corresponde uma obrigação, havendo comissões que defendem os direitos humanos deveria haver umas quantas  que policiassem os deveres.

Não me venham com alegações de que as legislações dos estados democráticos de direito já penalizam  os que descumprem com seus deveres humanos, porque por outro lado existem leis que asseguram e reforçam os direitos humanos.

São comissões e ou organizações nacionais e internacionais, tais como, por exemplo, a “Human Rights Watch”, a “Comissão Interamericana de Direitos Humanos” e, entre outras, aqui no Brasil, a “Comissão de Direitos Humanos e de Minorias”, da Câmara dos Deputados.

O que me leva a escrever sobre isso é a tal “comissão da verdade”. Sem querer entrar no terreno filosófico, no qual me atolaria, mas não podendo esquecer da crítica nitzscheriana  ao conceito de verdade,  que se pretende universal e calcada em investigação cognitiva NEUTRA  e  ISENTA.

Ora, essa "Comissão da Verdade", da verdade de um lado, está levando Nietzsche a fazer cambalhotas em seu túmulo.

O que se constata, desde sua criação, com os objetivos e participantes escolhidos, é que a tal comissão quer legitimar procedimentos e valores de ativistas políticos, condenando outros, não analisando claramente  a razão, sem a qual não se chega a verdade e ao bem. Trata-se de exemplo claro do que  Nietzsche  chamou de “vontade da verdade”. Parcial.

Não vejo a vontade de apurar a verdade sobre a atuação politica de grupos armados, e dos que sequestraram e até mataram  em nome de uma ideologia ocasional, utópica e contrária a índole de nossa sociedade. Que nós repelimos.

Não vejo a analise da razão. A busca e entendimento da razão.

No caso, na outra ponta, estavam (então) jovens, rebeldes manipulados, embriagados com a fama e sucesso de Fidel Castro, e, ainda, outros tantos trabalhadores braçais de instrução limitada, sem perspectiva para competirem numa sociedade que valoriza a qualificação e o mérito individual. Ou seja, nada a perder.

Sonhavam transformar nosso país numa Cuba continental. A qualquer preço. Até de vidas humanas. E praticando TAMBÉM outros atos criminosos tais como assaltos a bancos e sequestros.

Os paredões de Fidel seriam modelo a ser utilizado caso, hipoteticamente, tivessem saído vencedores?

Perdedores, pela vontade popular manifestada nas ruas, alimentada por editoriais da imprensa livre, e reação de iniciativa de lideranças civis, com apoio das forças armadas, a ideologia se transformou em fisiologia.  Esta tal comissão caolha, que só enxerga um lado, promove uma caça as bruxas fora de contexto e intempestiva. As absurdas indenizações e pensões hoje pagas a alguns ativistas e/ou seus familiares são uma excrecência estarrecedora.

Algumas pensões têm valores tão discrepantes que fica impossível aceitar como direito. Mesmo com a boa vontade de admitir, só para argumentar, reparação pecuniária para derrotados políticos.

Um estivador, engajado no movimento populista de esquerda, teria que trabalhar mais de mil anos para ganhar o montante arbitrado a titulo de pensão em alguns casos.

Longe de mim defender a tortura, embora a prática não seja novidade em conflitos e usada à larga pelos absolutistas desde priscar eras na busca de confissões.

E por contendores dos dois lados do balcão. Os que venceram e os que perderam em conflitos domésticos ou internacionais. É parte das guerras. 

Mas e os crimes praticados por esta esquerda fisiológica? Estão anistiados? Vale o que está na lei? A lei de anistia que querem revista, para punir os militares ?

A sociedade que rejeitou a ideologia que pretendiam impor na força e não nas urnas, agora paga uma salgada conta de indenizações e pensões. Na contramão, o cidadão que trabalhou 35 anos, contribuindo para a previdência social e com seu esforço físico e/ou mental para o enriquecimento do país, tem que viver com benefício de aposentadoria sujeito a uma regra odiosa como a aplicação do tal  “fator previdenciário”.

Enquanto as indenizações e pensões dos guerrilheiros e que tais atingem cifras astronômicas, as aposentadorias dos trabalhadores encolhem. Quem recebia o equivalente a cinco ou seis salários-mínimos, está recebendo o correspondente a dois ou três no máximo. E sem nenhuma “comissão” levantando as condições de vida deles, as dificuldades que enfrentam para se alimentar e cuidar da saúde. A “verdade” dos aposentados é que estão entregues a própria sorte.

Voltando aos aventureiros perdedores, não são levados  em consideração os atos ilícitos, imorais e antiéticos praticados por estes mesmos beneficiários destas benesses instituídas pelo governo de orientação socialista.

Na história da humanidade sempre houve vencedores e perdedores, escravos e senhores, sempre com verdades confrontando verdades. 

Dependendo do lado de colocação de cada qual, com resultado justo ou injusto. Com quem estava a razão? Falta a esta comissão o viés da analise da razão, que conduz ao bem e a verdade.

As guerras religiosas, ou decorrentes de disputa territorial ou politico-ideológica já resultaram em milhões de mortes e continuam fazendo vítimas aos milhares. Os noticiários televisivos e as manchetes na imprensa dão a dimensão da estupidez humana.

Cairia bem  uma  “comissão da estupidez humana”.




Nota do editor: Andei lendo, mesmo sem penetrar fundo, por falta de fôlego:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/09/se-virem-nao-colaboro-com-inimigo-diz-militar-comissao-da-verdade.html
http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/senior/RESUMOS/resumo_3135.html
http://revistas.ufg.br/index.php/philosophos/article/view/9084#.VAYZBfldWu8
http://pauloqueiroz.net/critica-da-vontade-de-verdade/
http://www.humanrights.com/pt/voices-for-human-rights/human-rights-organizations/non-governmental.html

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Recebi videos que estão no Facebook:

https://www.facebook.com/video.php?v=1485247828396644

https://www.facebook.com/video.php?v=806550532698401

Selecione e cole na barra do navegador.

Riva Repensando disse...

Follow up apenas : meu netbook está no Centro Cirúrgico nesse momento. Somente amanhã saberei se a cirurgia foi bem sucedida ou não.

Assistindo ao tenebroso jogo Botafogo x Goiás. Triste ....

Marmita de amanhã terá bifes a milanesa by Isa .... retorno às origens .... aos 62 anos !

Jorge Carrano disse...

Que inveja, Riva!
Bife a milanesa, com pure de banana da terra e arroz branco fresquinho é tudo de bom.
Se fosse pôquer eu diria, repicando, seus 62 mais 12 (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

No Estadão, em 29 de agosto. Forum dos Leitores:

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,forum-dos-leitores-imp-,1568312

Jorge Carrano disse...

Não deixem de ler:

http://blogdemirianmacedo.blogspot.com.br/2011/06/verdade-eu-menti_05.html