26 de agosto de 2010

Virtudes e defeitos

Parecer título de filme de Woody Allen. Mas não é não. No caso, são as minhas qualidades e meus defeitos.

Já falei, à exaustão, em posts publicados, das minhas excelsas virtudes, meus feitos gloriosos, minhas conquistas, minha inteligência, meu reto caráter e minha lealdade.

É óbvio que não falei, ou pelo menos não dei destaque, de meus fracassos, de meus defeitos e idiossincrasias.

Como pretendo que neste blog fique registrado um perfil tão próximo quanto possível de quem sou, ou fui, para os pósteros, peço ajuda de meus parcos leitores, para que façam seus comentários sobre o meu lado, digamos, negativo.

Vale ironia, acidez, crítica contundente, verdade nua e crua, como queiram. Só não garanto publicar (rsrsrs).

Para facilitar e refrescar a memória, vou dar algumas pistas.

Sou chegado ao ócio. Entretanto, por sentimento de culpa, não consigo ficar a toa se tenho obrigações a cumprir. Então, para poder me liberar dos meus encargos, entrego-me de corpo e alma aos mesmos, procurando resolver da melhor maneira possível, no mais curto espaço de tempo.

Todavia, como os compromissos, obrigações, encargos, são muitos e constantes, nunca consigo dar conta, acabando com eles. Vence-los. Para poder me deliciar com o dolce far niente.

Quem me vê sempre trabalhando, pensa que sou um workaholic, mas não sou não. Estou sempre em ação para poder me livrar das obrigações. Para poder vagabundear.

Outro defeito é que sou muito apegado às tradições. Em geral rejeito as inovações. Sou conservador ao extremo.

A menos que sejam inevitáveis, os modismos não me seduzem. Coisas como fazer tatuagem e usar brinco, por exemplo, nem pensar. Se um dia me virem tatuado ou de brinquinho, me internem; pelo amor de Deus!

Ligado a isto, tem também o aspecto de não gostar de arriscar. Sou medroso e covarde. Porque detesto perder. Como sou de touro, que dizem ser signo ligado a terra, gosto sempre de sentir meus pés no chão. Isto pode ser um defeito, na medida em que posso ter perdido oportunidades. Ou posso vir a perder.

Sou herege, herético, o já declinado ímpio da apresentação no blog. Será um defeito? Por certo será para algumas pessoas que conheço.

Para quem disser que isto é um contrasenso, muito pior ainda declara-me agnóstico, na medida em que me proclamei um devoto de São Jorge, contesto dizendo que se pode ser agnóstico teísta ou ateísta. Como não sou filósofo e nem tampouco teólogo, recomendo a quem se interesse pelo tema, que busque se informar sobre a divisão que existe no agnosticismo.

Não consigo gostar de funk, punk et caterva. Desculpem-me este defeito, mas a questão é de sensibilidade auditiva. Meus ouvidos doem como os dos cães quando ouvem agudos penetrantes. O efeito é o mesmo nos meus ouvidos, ou seja, de desespero. Se me ouvirem ganindo, pode ser por causa de um bate estaca deste gênero funqueiro.

Podem me imputar o defeito de não ser solidário. Mas cá entre nós, acho uma babaquice alguns movimentos sociais. É outro tipo de situação na qual eu sendo flagrado, devo ser imediatamente internado. Gente, abraçar um prédio para que não seja demolido; fincar cruzes na praia de Copacabana para chamar atenção das autoridades contra a violência urbana; bater panelas em protesto contra qualquer coisa, estou fora.

A menos que seja contra o Flamengo (rsrsrs). Aí talvez seja capaz de aderir. E isto, não gostar do time que tem o urubu como símbolo, para alguns amigos, certamente, é um defeito meu. Perdão, mas como diria o Paulo Francis, sou a favor da causa dos menos favorecidos, mas não quero nenhuma proximidade com eles. Não me venha dizer que existem torcedores do Flamengo que são abastados e bem sucedidos. Eu estou me referindo, também, ao desfavorecimento mental.

Em família, sou tido e havido como teimoso. Pode ser. Eu, todavia, me acho persistente. O que está à alguns passos da teimosia. Como sou fiel aos meus princípios, em geral mando as favas a incongruência e a contradição que são apregoadas como virtudes humanas. Até o poeta popular endeusou que é melhor ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Bem, dei pistas. Agora é com vocês. Critiquem, apontem erros, defeitos, manias. Se as criticas forem honestas e bem intencionadas eu publico.

Nenhum comentário: