4 de julho de 2010

Seleções dos sonhos (ou pesadelos)

Se pegarem os cadernos de esportes dos maiores jornais, das maiores capitais mundo afora, e as revistas especializadas, nos últimos quatro anos, sem falar, para os que têm boa memória, dos comentários da crítica em rádios e TVs, poderão verificar e rememorar que os jogadores que integrarão as duas seleções abaixo, formadas unicamente por jogadores louvados e laureados como melhores do mundo, artilheiros das principais competições européias, envolvidos em transações de direitos federativos (passes) com cifras absurdas e festejados em seus países como fenômenos, estão todos fora das semi finais da Copa FIFA. Em outras palavras, não estão nas quatro equipes melhor qualificadas. E, no entanto, as duas seleções que com eles se poderiam formar, seriam qualificadas como dos sonhos. Senão vejamos:
Seleção A
Goleiro: Julio Cesar (Inter de Milão)
Zegueiros: Lucio (Brasil) e Terry (Inglaterra)
Laterais: Zambrotta (Inter de Milão) e Evra (Chelsa)
Meio campo: Gerrard (Liverpool),  De Rossi (Roma), Tevez (Manchester City) e Messi (Barcelona)
Atacantes: Rooney (Manchester United), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Drogba (Chelsea).

Obs.: quero lembrar que o Chelsea foi o campeão inglês da última temporada, ganhando também a Copa da Inglaterra; e a Inter foi tríplice coroada, pois ganhou o campeonato italiano, a Copa da Itália e o Copa dos Campeões da Europa.

Para quem não conhece, identifico por país: Julio Cesar (Brasil), Lúcio (Brasil), Terry (Inglaterra), Zambrotta (Itália), Evra (França), Gerrard (Inglaterra), De Rossi (Itália), Tevez e Messi (Argentina), Rooney (Inglaterra), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Drogba (Costa do Marfim)

Seleção B
Goleiro: Buffon (Juventus)
Zagueiros: Gallas (Arsenal) e Cannavaro (Juventus)
Laterais: Ivanovic (Chelsea) e Ashley Cole (Manchester United)
Meio campo: Lampard (Chelsea), Pirlo (Milan),  Yaya Touré (Barcelona) e Kaká (Real Madrid)
Ataque: Ribèry (Bayer Munich), Eto’o (Inter de Milão) e Henry (Barcelona)

Obs.: Nota-se a presença de muitos jogadores de equipes inglesas. É natural que assim seja. O futebol mais rico importa bons talentos, de todo o mundo. A justificar, é bem de ver que nas duas últimas temporadas, a Liga dos Campeões da Europa, o mais seleto e competitivo torneio de equipes, teve na penúltima edição três equipes inglesas entre as semi finalistas e na última, teve duas.

Para quem não acompanha futebol, identifico por pais de origem: Buffon (Itália), Gallas (França), Cannavaro (Itália), Ivanovic (Sérvia), Ashley Cole (Inglaterra), Lampard (Inglaterra), Pirlo (Itália), Yaya Touré (Costa do Marfim), Kaká (você sabe), Ribèry (França), Eto’o (Camarões) e Henry (França).

Nota explicativa 1) Os italianos citados, há quatro anos, na última copa, foram campeões mundiais e os franceses vice-campeões. Não esqueçam. Cannavaro está uma caricatura do jogador que foi eleito (lembram?) o melhor da Copa de 2006.

Nota explicativa 2) Juan, do Brasil, é disparado um dos melhores zagueiros que vi jogar. Está fora das listas como homenagem, pois não decepcionou.

Nota explicativa 3) Robinho é foca adestrada.

Nenhum comentário: