7 de janeiro de 2021

Você sabe distinguir?

 

Sabe distinguir uma marca de automóvel de outra observando o fluxo de veículos na estrada?

Eu não, e modelos então nem por sorte.

Você consegue identificar uma raça de cachorro de outras? Parabéns, acho que consigo identificar um pastor manto negro, porque tive um.

Você sabe quais são as diferenças entre as diferentes Igrejas protestantes ou evangélicas? Batistas de Presbiterianos; Assembleia de Deus dos Adventistas do Sétimo Dia; Pentecostal de Calvinista ?

Para facilitar, o que difere a Igreja Católica da Ortodoxa? A Umbanda do Candomblé?

Eu não! Não sei.

Você sabe em que regiões, basicamente, nasceram e se desenvolveram as nações Inca, Maia e Asteca?

Tenho vagas noções.

E sobre os reis de nome Luís, na França? Não precisa dizer as dinastias, ou quantos adotaram este nome até o fim da monarquia,  porque seria exigir demais, basta saber qual deles é: 1) o santo; 2) o da guilhotina, 3) o intitulado sol, 4) o chegado à moda e 5) o dos mosqueteiros.

Agora para dificultar: reconhece um  cabernet sauvignon numa degustação as cegas?  Percebe as nuances que diferem as cepas: Sangiovese e Nebbiolo, a Barbera da Corvina, a Merlot da Malbec; a Pinot Noir da Syrah ou a Gamay da Grenache?

Quais são as mais característica da França, da Itália, da Alemanha ou de Portugal? Já nem me refiro das regiões de cada país, pois seria para experts, bastam as dos países citados como um todo. Incluir Portugal foi sacanagem porque se trata do país das uvas autóctones e se você as conhece (pelo menos 6) tiro o meu chapéu.

De minha parte distingo os vinhos tintos dos brancos, os espumantes dos tranquilos. E o verde do rosé, o que é complicado para um leigo como eu, porque o verde não se distingue pela cor.

Você sabe a diferença entre Trump e Bolsonaro? KKKK

Isto é pegadinha, pois não há diferença. 

Espero que você saiba, pelo menos, quais são os afluentes do Amazonas na margem esquerda.

Nenhum comentário: