19 de janeiro de 2021

NATUREZA VI

 


Trilha no Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Estamos diante de uma vista pouco convencional do Parque Nacional Torres del Paine. Com razão, a maioria das fotos tiradas nesta enorme reserva natural é de picos de montanhas majestosas. Torres del Paine são três picos distintos da cordilheira Paine, parte do maciço homônimo, um afloramento rochoso a leste da cordilheira dos Andes. E, embora seja difícil não notar a presença imponente desses picos, este parque nacional chileno também tem suas áreas de beleza tranquila, como esta trilha que atravessa um rio na floresta.

Abaixo dos majestosos picos Paine está a borda oeste do deserto da Patagônia. Apesar da designação, a porção chilena não é propriamente um "deserto", mas sim uma grande bacia que funciona como drenagem para inúmeros lagos e rios formados por geleiras. Aqui no parque, as florestas subpolares magalhânicas, as mais meridionais da Terra, dão ao cenário um toque de tranquilidade.



Loch Leven, nas terras altas da Escócia

Os picos das montanhas das terras altas escocesas, por si sós, já são dramáticos. Mas se você juntar a eles um reflexivo loch, o quadro se completa. Aqui na acidentada costa oeste da Escócia, o mar encontra as montanhas no loch Leven, um braço de mar cujas margens são testemunhas do declínio da indústria pesada e da ascensão do turismo. No início do século 20, uma fundição de alumínio (hoje fechada) instalou-se nestas imediações. Na vila em que a foto foi tirada, Ballachulish, havia grandes pedreiras de ardósia que funcionaram desde o fim do século 17 até 1955. Agora, os principais atrativos do lago Leven são sua beleza natural e sua tranquilidade.



Península de Le Morne Brabant, Maurício
O monólito basáltico ao longe debruça-se sobre Le Morne Brabant, península da extremidade sudoeste da ilha de Maurício, no oceano Índico. Originalmente desabitada, por volta do século 18 Maurício havia se tornado uma importante escala no tráfico de escravos. Alguns escravos conseguiam fugir enquanto estavam na ilha e refugiavam-se nas muitas cavernas e marquises naturais das encostas íngremes de Le Morne. Lá, esses "escravos fugidos" esconderam-se dos negreiros e criaram tantos assentamentos que Maurício acabou ficando conhecida como "a república dos fugidos".

Imagens aéreas da área permitem avistar a extraordinária "cachoeira submersa", ilusão de ótica formada, segundo algumas teorias, por uma mistura de depósitos de limo e areia, possivelmente movendo-se de uma plataforma continental mais rasa para outra mais profunda.




Vista do Parque Nacional do Sutjeska, Bósnia e Herzegovina

Ursos, javalis, lobos e cabras-montesas, também chamadas de camurças, perambulam por uma vasta e impressionante região de florestas primárias e escarpadas montanhas de calcário. E área para passear é o que não lhes falta: o parque do rio Sutjeska ocupa quase 175.000 quilômetros quadrados no sul da Bósnia e Herzegovina. Criado em 1962, ele é o parque nacional mais antigo do país e protege Perućica, uma das mais antigas florestas nativas remanescentes na Europa. (Um abeto-falso daqui tem mais de 60 metros de altura é considerado o mais alto do mundo.)

A criação do parque do Sutjeska foi inspirada tanto pela preocupação com a preservação ambiental quanto por uma questão histórica. Uma das batalhas decisivas da Segunda Guerra Mundial foi travada aqui em 1943, quando um pequeno exército iugoslavo derrotou as forças invasoras alemãs, que eram bem mais numerosas. No parque há um enorme monumento de pedra em memória dessa batalha.


Parque Nacional de Biogradska Gora, Montenegro
Da meia dúzia de lagos glaciais deste parque nacional, o lago Biograd é o maior, e sua superfície reflete a densa floresta que faz a fama de Biogradska Gora. Considerada uma das três grandes florestas primárias remanescentes na Europa, ela tem faias, bordos, freixos e abetos, alguns dos quais com mais de 500 anos. Aninhado entre as verdes montanhas da cordilheira de Bjelasica, no norte de Montenegro, há muito o parque é um dos lugares preferidos dos habitantes da região graças à sua beleza natural e a seu clima ameno: durante o verão, ele é sempre mais fresco que nas muitas praias do país.


HOUT BAY
Hout Bay (Afrikaans: Houtbaai, meaning "Wood Bay") is a seaside suburb of Cape Town in the Western Cape province of South Africa. It is situated in a valley on the Atlantic seaboard of the Cape Peninsula, twenty kilometres south of the Central Business District.



Vista do Königssee, um lago na Baviera, Alemanha
competição é acirrada, mas muitos dirão que o Königssee é o lago mais bonito da Alemanha. Nossa imagem mostra uma parte do lago de quase 8 km de extensão depois que a neve cobriu a paisagem alpina ao redor. Há uma sensação definitiva de fiorde nos arredores, principalmente quando os imponentes Alpes Bávaros elevam-se acima da água em ambos os lados. Königssee é um lago de rifte localizado no extremo sudeste do país e não fica longe da fronteira da Áustria e de Salzburgo.

O terceiro lago mais profundo da Alemanha talvez seja também o mais limpo. A qualidade da água é tão valorizada que, desde 1909, apenas barcos elétricos ou a remo podem navegar nele. Isso também mantém as coisas relativamente calmas, o que ajuda quando queremos ouvir os ecos extraordinários produzidos pelas falésias ao redor.

2 comentários:

Jorge Carrano disse...


Tem gente que prefere Nova Yorque, fazer o quê?

Riva disse...

Pra viajar, independente da escolha do local, tem que estar de bem com a vida, bem acompanhado (embora muitos prefiram ir sozinhos), deixar as contas em dia para o telefone não tocar, e levar algum para pelo menos uma boa gastronomia local.

O resto é escolher um voo sem escalas (se puder) e uma boa companhia aérea.

Mas o principal mesmo é ...estar de bem com a vida !!!!!!! Sem raiva represada, que faz muito mal para a saúde e para a alma.