2 de março de 2020

DIVIDINDO NOSSA CASA COM MARITACAS






Por 
RIVA






Nosso condomínio em Friburgo tem uma enorme área de Mata Atlântica, lotada de pássaros diversos, que encantam qualquer um que lá resida ou descanse por alguns dias.



Nossa frequência lá é baixa, em média uma vez a cada 45 dias. Já foi quinzenal quando nossos filhos eram menores e iam conosco. Atualmente vivemos aquela Síndrome do Ninho Vazio ... filhos também voam como os pássaros.

Como vocês devem saber, bichos e insetos adoram residências vazias. E assim foi com as maritacas, que decidiram morar no forro da nossa casa, desde novembro do ano passado. Na verdade nossa casa é um chalé com três pavimentos e seis apartamentos, onde o 3º pavimento é um duplex, com um telhadão em cima, formando um forro. O nosso.

Maritacas acordam cedo e fazem muito barulho, gritam mesmo. É muito bonito vê-las voando e gritando, mas não dentro do seu forro às 6 horas da manhã. A gente espantava batendo com uma vassoura no forro de lambris, mas elas sempre voltavam.

Chegamos em Friburgo no sábado de Carnaval, mais ou menos às 18h, para uma semana sabática. Sempre deixamos todos os circuitos elétricos da casa desligados, pois isso evita surpresas desagradáveis e gastos desnecessários. Acho que o único desconforto disso é a geladeira ficar desligada, ou seja, não tenho gelo quando chegamos – compro a 1ª leva na padaria, rsrsrsrs.

Quando a Matriarca Vascaína ligou os circuitos, um deles (o de nº 6) “explodiu” e desarmou não só nossa casa, mas o chalé todo. Alvoroço imediato dos moradores locais, o que houve !! isso e aquilo .... Uma das moradoras desceu gritando : “Quem fez merda ?” (deve ser torcedora daquele Time do Mal).

Meu procedimento foi :
- desligar novamente todos os meus 6 circuitos
- desci e religuei o disjuntor geral do chalé, para alívio dos moradores
- subi e religuei o disjuntor geral da minha casa
- religuei os meus 5 circuitos dentro de casa, deixando desligado o de nº 6

Esse circuito nº 6 alimenta o chuveiro elétrico do meu andar de cima (uma mansarda) e o forno de micro-ondas ( tem hífen, Profª Rachel? ) da cozinha.

No dia seguinte, domingo, fomos almoçar no maravilhoso restaurante VIVA RÔ, da nossa amiga Rosane. Perguntamos a ela quem era o eletricista que a atendia nas emergências, e ela nos indicou o Sr. Gilberto.


Viva Rô
Viva Rô


















Fizemos contato e na 2ª feira ele veio nos atender. Além de tricolor, o Gilberto é um eletricista aposentado da companhia de energia elétrica local, com muita experiência em instalações.

Começou a fazer medições no quadro de energia, mas quando eu por acaso contei a ele que no andar de cima (a mansarda com banheiro) eu tenho um casal de maritacas enfurnado no forro há uns 2 meses, ele arregalou os olhos. Fomos lá para o andar de cima, ele abriu o alçapão para o forro e falou :

“Meu amigo, as maritacas comeram a instalação do seu chuveiro elétrico (eletroduto flexível e fios), e fecharam um curto circuito. Tem 2 filhotes aqui, mas um morreu aparentemente eletrocutado.”


Forro

Bom, resumindo ... ele fez o reparo na instalação e levou o filhote morto.

Ficamos em Friburgo a semana inteira e voltamos para Niterói hoje (sábado), mas as maritacas não saem de lá. Estão com o filhote que ainda não sabe voar. Nossa expectativa é :
- falta muito para o filhote aprender a voar e sair de lá ?
- vão sair mesmo, ou vão querer continuar por lá ?



Mansarda acima
No telhado

















Consultamos a internet sobre o assunto. Entre fazerem seu ninho , ter e criar os filhotes, leva uns 5 meses !! E a única solução é fechar os vãos do telhado com uma tela. Além disso, na internet informam dezenas de casos de incêndios causados exatamente pela destruição de instalações elétricas. 

Estamos pensando também, caso estejam ainda lá na próxima vez que formos, chamar ou os Bombeiros ou a Polícia Ambiental, para tirá-las de lá.

Bonitinhas, mas depredadoras
São bonitas as maritacas, mas podiam ficar na mata, não é ?

E respondendo a minha vizinha : quem fez merda foram as maritacas !

13 comentários:

Jorge Carrano disse...


Riva,
Fui reclamar de sapo levei uma espinafração de um biólogo de nome Valmir, a quem a gradeço a visita virtual e o ensinamento.
Está em
https://jorgecarrano.blogspot.com/2011/05/mosquitos-carrapatos-e-sapos.html
Se ele estiver na linha certamente não ficará contente quanto ao destino que você quer dar às maritacas (rsrsrs).

Riva disse...

Já recompus a instalação.

Não posso fazer nada até o filhote sair com elas, ou então alguém tirá-las todas de lá, pois não podem ficar.

Aguardemos ......

PS: alguém conhece alguma outra solução sem ser o fechamento dos vãos do telhado ? Algum tipo de cheiro que elas odeiam ? rsrsrsrs


Jorge Carrano disse...


Enviei o link do post para uma sobrinha que viveu situação semelhante em São Tomé das Letras - MG.

Vamos ver se ele se manifesta.

Jorge Carrano disse...


A sobrinha não se manifestou, por alguma razão - estou seguro - justificável.

Mas deu-se que ela tem uma pousada na citada cidade de São Tomé das Letras e o forro foi igualmente invadido por maritacas.

A curiosidade, única parte divertida na história, foi que uma delas colocou a cabeça num buraco existente no forro e causou susto em quem dormia no aposento.

A parte ruim da história é que foi necessária a realização de uma obra interminável, tipo uma coisa puxa a outra.

Com dois casos agora conhecidos, vou equiparar as maritacas aos famigerados sem-terra que não respeitam a propriedade alheia (rsrrs).

Riva disse...

Soube hoje pelo síndico lá de Friburgo que outros 5 moradores já tiveram problema no condomínio com os bichinhos ......

"Maritacas, seu lugar é no mato!!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Kayla disse...

Algum inconveniente para vocês a colocação de telas nos vãos?
Quem sabe as maritacas "vãos". 🙄🙄
Ashuashuashua

Flávia March disse...

O final do post é sensacional! kkkk
Me deu uma saudade de Friburgo ao olhar a primeira foto... Fiquei nostálgica.

Riva disse...

Oi Kayla !

Sim, o inconveniente na verdade são dois :

1) Fazer por fora exige andaimes, e os meus queridos vizinhos dizem que o problema é meu, não querem participar do $$.

2) Para fazer por dentro de casa, terei que desmontar meus forros de Madepan e de lambris.

Estou pensando em colocar eletrodutos de metal nas instalações elétricas existentes no forro, e não fazer nada .... conviver com elas rsrsrs

Bj !! Apareça mais ...

Ana Maria disse...

Existem telas externas ou internas, fixadas por velcro. Não seriam viáveis?

Riva disse...

O problema é a instalação - por fora com andaime$$$ e por dentro tem que desmontar meus forro$$$.

Ana Maria disse...

Xiii! Assim fica muito complicado. Fico torcendo para que as aves resolvam procurar outros ares.

Ana Maria disse...

Continuo preocupada com sua casa e com as maritacas. Tenho uma real simpatia por vocês. 😟🐦
Portanto saí em busca de soluções viáveis, e me deparei com um site que ensina a afasta-las tornando o local desagradável para montar um ninho.

Segue o link. Espero que seja útil.

https://animais.umcomo.com.br/artigo/repelente-caseiro-para-maritacas-aprenda-a-fazer-28499.html

Riva disse...

Olá, Ana.

Super grato pela preocupação e pela pesquisa.
Eu e a MV andamos pesquisando quando estávamos lá em Friburgo, e tentamos 3 coisas :

1) Colocamos um grande chumaço com água sanitária no forro, próximo de onde elas estão. Esperamos 1 dia. Não adiantou.

2) Compramos canela e pimenta do reino, fizemos alguns sachês e os jogamos no forro. Esperamos 2 dias. Não adiantou.

3) Compramos naftalina em boa quantidade, e jogamos no forro. Viemos embora, mas pelo menos por 1 dia , não adiantou.

Creio que a existência do filhote é mais forte que isso tudo. Vamos saber da próxima vez que lá formos.

Grato, Ana.