13 de março de 2020

ÁGUA & SABÃO


Tenho recebido algumas piadas, memes, charges e assemelhados sobre o coronavírus. Fiquei tentado a publicar porque alguns, sem sombra de dúvida, são bem espirituosos, criativos.

Mas este não é um assunto para brincadeira. Assim como não é simular um Cristo viado, gay ou que nome queiram dar, mesmo que inserido em critica social ou trabalho "artístico".

Não que Jesus não pudesse ter sido um gay. Sei lá eu. Mas pelo fato de não ser esta a imagem projetada e venerada dele ao longo de pelo menos dois milênios, não cabe especular, insinuar em contrário.

Aceitaria se houvesse uma evidência, uma dúvida razoável, assim como aceito a virgindade de Maria, por falta de prova em contrário.

Mas convenhamos que tudo deve ter um limite, inclusive o humor e a critica.

Há que respeitar a crença e os valores das pessoas, terceiras quaisquer, porque se pregamos a filosofia de  aceitação da diversidade precisamos respeitar para nos vermos respeitados.

Este blog esta desinfectado. Garanto! Já o seu teclado, do computador, do smartphone ou tablet, não sei, depende de você.

Lave as mãos com água e sabão e não deixe de seca-las bem posto que o atrito com a toalha, de pano ou papel, ajuda na eliminação dos vírus.

Há uma tese, ainda não validada, de que o corona fica envolto numa camada de gelatina e que a lavagem com água e sabão, dissolvendo esta camada ajuda a sua eliminação.

Se non é vero é bene trovato.

Bem, depois do strike nas bolsas de valores em todo o planeta; o dólar atingindo aqui a histórica marca de R$ 5,00; nos USA a suspensão de todos os espetáculos na Broadway, suspensão das partidas da NBA; na Europa suspensão das competições de futebol sejam de âmbito continental, sejam das competições nacionais, quando não suspensas as partidas são realizadas sem a presença de público; museus e teatros fechados, a despeito do prejuízo para o turismo, importante fonte e renda para França e Itália, por exemplo; ainda assim tem gente que não está levando a sério.

Comecei escrevendo que não faria blague sobre este tema porque acho-o sério demais para piadas, e já ia colocando ponto final neste texto, quando recebo, por ZAP, de uma amiga paulista, empresária, bem postada socialmente, com situação econômica consolidada, o seguinte recado:
"A maior fonte de propagação do coronavírus são as cédulas de dinheiro. Portanto recomendo que coloque todas as que você tiver em casa  numa embalagem plástica, bem lacrada, e agende comigo a retirada em seu domicílio. Estou fazendo isto de forma voluntária como uma pequena contribuição para sustar a propagação do vírus."

Até tu M... fazendo chiste?

                                                      UTILIDADE PÚBLICA



11 comentários:

Jorge Carrano disse...


A UFF acaba de adiar, por uma semana, o início do ano letivo.

Jorge Carrano disse...


O nome Covid-19 foi anunciado em 11 de fevereiro pela Organização Mundial da Saúde . O diretor geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse: “Tivemos que encontrar um nome que não se referisse a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou grupo de pessoas, e que também seja pronunciado e relacionado à doença. Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizadores.”

O chefe da OMS, anunciou o nome oficial da doença, que passaria a ser chamada de COVID-19, porque a palavra coronavírus refere-se ao grupo que o vírus pertence, e não à última cepa descoberta, sendo que o vírus em si foi designado por SARS-CoV-2.

Informações colhidas na rede em geral e na Wikipedia.

Jorge Carrano disse...


Longe de mim qualquer ranço de alarmismo.

O que prego é respeito, precaução, pois a melhor forma de combater a doença, até agora, é evita-la.

Jorge Carrano disse...


Estou no grupo de risco dos idosos. Somos mais vulneráveis.

Assim como s diabéticos pela baixa imunidade.

Jorge Carrano disse...


A pluralidade que enaltecemos precisa de um regime de freios e contrapesos, como as democracias têm entre os poderes.

Maria Cecília disse...

Tenho recebido extenso material sobre a dita pandemia. Vídeos, áudios, notas de esclarecimento e outras.
Pelo que consta o vírus e fraco, mas oportunista. A letalidade está nas comodidades. Certo também que das crianças acometidas, a mortalidade e perto de zero.
Sobra realmente para nós, idosos.
Recomenda-se isolamento social. Home office, água gel e água e sabão.
Quem usa transportes coletivos devem higienizar as mãos ao descer pois o vírus mantem-se vivo por pelo menos 12 horas em metais e tecidos.

Jorge Carrano disse...


Valeu, Maria Cecília.

Maria Cecília disse...

Errata :1) o vírus é fraco
2) a letalidade está nas comorbidades...
3) álcool gel
4) quem usa transporte coletivo deve..

A culpa pelos erros é, em parte pelo corretor e em igual importância pela falta de revisão. Peço desculpas.

Jorge Carrano disse...


Nós idosos, vítimas deste avanço tecnológico que não encontra limites, podemos cometer deslizes, mesmo quando podem ser imputados a nós mesmos e não aos gênios Steve Jobs, Mark Zuckerberg ou Bill Gates.

Esses corretores militam contra nós, em nosso desfavor.

Riva disse...

A CHINA atingiu, mais uma vez, seus objetivos.

Os esquerdopatas também.

#simplesassim

Maria Cecília disse...

Obrigada pelo apoio, compreensão e gentileza. Administrador, escritores colaboradores e comentaristas que respeitam tradições e a gramática. E é isso que torna esse blog indispensável.