26 de novembro de 2019

Uma levou tudo, a outra devolveu tudo

As mulheres jamais serão compreendidas, isso é incontestável. E imprevisíveis também.

Numa separação, coisa sempre dolorida, de muitas perdas para os envolvidos, tudo pode acontecer.

Mas mágoas, rancores, vinganças, malquereres, lamúrias e humilhações sempre fazem parte do espólio que restou.

Palavra de advogado. Já os poetas têm visões românticas e até de viés humorístico.

Chico Buarque e Adelino Moreira, dois consagrados letristas, narram separações nas quais o retrato, o sorriso e o amor desapareceram com o rompimento da vida em comum. 

A Rita

Chico Buarque

A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela
Meu assunto
Levou junto com ela
E o que me é de direito
Arrancou-me do peito
E tem mais
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel!
Uma imagem de são Francisco
E um bom disco de Noel

A Rita matou nosso amor
De vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
Um violão

Esta levou tudo.
Ouçam clicando sobre a imagem abaixo:




Esta outra a seguir devolveu tudo.
Ouçam clicando sobre a imagem abaixo.

Devolvi

Autor: Adelino Moreira

Injterprete: Nubia Lafayette

Devolvi o cordão e a medalha de ouro,
E tudo que ele me presenteou
Devolvi suas cartas amorosas,
E as juras mentirosas,
Com que ele me enganou.
Devolvi a aliança e também seu retrato
Para não ver seu sorriso
no silencio do meu quarto.
Nada quis guardar como lembrança,
Prá não aumentar meu padecer.
Devolvi tudo
Só não pude devolver
A saudade cruciante
Que amargura meu viver.

Devolvi a aliança e também seu retrato.
Para não ver seu sorriso
No silencio do meu quarto.
Nada quis guardar como lembrança.
Para não aumentar meu padecer.
Devolvi tudo,
Sá não pude devolver,
A saudade cruciante,
Que amargura meu viver.......






Nenhum comentário: