30 de novembro de 2019

As voltas que o mundo dá


"A Lusitana" é uma empresa transportadora. Especializada em mudanças. Tem (ou tinha) como slogan "O mundo gira e a Lusitana roda".

Com efeito o mundo dá muitas voltas. Confiram nestas duas histórias abaixo, extraídas da vida real:

Primeira história:
Há muitos anos Al Capone dominava a cidade de Chicago-EUA, e a maioria dos  crimes como homicídios, contrabando, bebidas, drogas e prostituição, tinha a sua participação. Capone tinha um advogado apelidado de "Easy Edie", que por seu notório saber jurídico e alto envolvimento com a banda podre da polícia, mantinha o seu cliente bem distante da prisão.O advogado ganhava muito e tinha uma mansão tão grande que ocupava um quarteirão inteiro numa das ruas principais de Chicago. Possuía uma grande fortuna e mostrava pouca preocupação com as atrocidades cometidas por Al Capone. No entanto "Easy Edie" tinha um filho que amava muito e apesar do seu envolvimento com o crime organizado tentou lhe ensinar o que era certo e o que era errado. Queria que seu filho se tornasse um homem de bem, melhor do que ele. Apesar de toda a riqueza ele não podia transmitir ao filho um nome honrado e um bom exemplo.Um dia "Easy" chegou a uma difícil decisão. Tentou corrigir as injustiças que tinha praticado em favor do seu cliente. Decidiu que iria às autoridades, e contaria tudo o que sabia sobre Al Capone e sua quadrilha. Com essa atitude limparia o seu nome manchado e ofereceria ao filho, um bom exemplo. E assim procedeu.Dias após foi metralhado e morto pela quadrilha de Al Capone. A polícia recolheu em seus bolsos um rosário, um crucifixo, uma medalha religiosa e um poema, recortado de uma revista e transcrito abaixo:
"O relógio da vida recebe corda uma vez e nenhum homem tem o poder de decidir quando os ponteiros pararão, se mais cedo ou mais tarde. Agora é o único tempo que você possui. Viva, ame e trabalhe com vontade e honestidade . Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento"

Segunda história:           
A Segunda Guerra Mundial produziu muitos heróis. Um deles foi o Cmt Butch O' Hare. Ele era um piloto de caça operando no porta-aviões Lexington, no Pacífico Sul.

Edward (Butch) O'Hare
Um dia a sua esquadrilha foi enviada para uma missão. Quando já estava voando, notou pelo medidor de combustível que alguém tinha esquecido de encher os tanques. Ele não teria condições de cumprir a missão, e comunicou ao chefe da esquadrilha, recebendo de imediato ordem para voltar para o porta-aviões, e assim procedeu. Quase chegando ao seu destino, observou que uma esquadrilha de aviões japoneses se aproximava do navio para afundá-lo. E que não teria tempo de avisar a sua esquadrilha para ajudá-lo. E sozinho O'Hare investiu contra os caças japoneses. Após intensa batalha conseguiu afugentá-los. Tudo foi documentado pela máquina fotográfica do seu avião. Ao chegar no porta-aviões comunicou de imediato o que ocorrera, ao Comandante do navio. Isso ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1942. Por essa ação recebeu a Medalha Congressional de Honra, a mais alta condecoração de bravura na Guerra.No ano seguinte morreu em combate aéreo, aos 29 anos de idade. A cidade de Chicago homenageou um dos seus principais heróis, colocando o seu nome no mais importante aeroporto da cidade: Aeroporto Butch O' Hara.

Epílogo: O que tem a ver a primeira história com a segunda ? Tudo a ver: Butch O' Hare era o filho de Easy Eddie.


Nota: confira a história na Wikipédia.
https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_O%27Hare

Um comentário:

Riva Série A disse...

Não conhecia nenhuma das 2 histórias .... fantásticas !