2 de novembro de 2019

Sic Transit Gloria Mundi



Latim e inglês combinados. De qualquer forma seria pouco mais ou menos como "a gloria do mundo é transitória". Assim como nas usuais siglas abreviatórias, onde RIP, pode tanto ser rest in peace quanto pode ser requiescat in pace.

Não irei ao cemitério Parque da Colina neste dia dedicado aos mortos.

Mas estive no outro dia, para verificar o estado de conservação do jazigo. Isto porque há algum tempo um larápio, ou um bando deles (são muitos desocupados no local oferecendo serviços), subtraiu a pequena lápide, onde estavam gravados com letras forjadas em liga metálica, os nomes de meus pais.

A própria lápide era em granito negro, e também levaram. Quando questionei na administração, comunicando o furto, prontificaram-se a recolocar a peça e os dizeres nela gravados.

Só que o fizeram desta maneira vista nas fotos.

Não vou brigar por isto, não compensa. Aliás, pela minha mulher, nós venderíamos o jazigo e manifestaríamos junto aos filhos, desde já, o desejo de cremação de nossos corpos. É uma hipótese ...

Sei que meus pais não estão ali, nem em matéria e nem em espírito, posto que estes não podem ficar aprisionados em uma cova, rasa ou profunda. No próximo ano (2020), meu pai terá de desencarnado o mesmo tempo de vida terrena, 57 anos, eis que nasceu em 1906 e o óbito ocorreu em 1963.

Mas tem o simbolismo e a facilidade de, na data do óbito, a gente "ter onde cair morto", para utilizar ditado popular que significa, no sentido inverso, estar na pindaíba, sem um mísero tostão.

Vista parcial da fachado do Parque da Colina, em Niterói, e vista do gramado defronte a entrada, onde na quadra 45 temos o jazigo, minha última morada.  Ou não!






Notas: 
1) Comprei o jazigo quando venceu o prazo de ocupação do carneiro no cemitério do Maruí e as cinzas de meu pai foram colocadas em pequena urna, trasladada para o Parque da Colina, onde alguns anos depois foi sepultada minha mãe.

2) Estou melhorando a média de longevidade da família. Meu viveu apenas 57 anos e minha mãe 65.

3) Desde 1987 o local permanece intocado, sem sepultamento e sem exumação.

3 comentários:

Jorge Carrano disse...


O local é aprazível, bucólico e ao amanhecer tem a trilha sonora de um coro de pássaros: são sanhaçus, sabiás e outros não identificados.

Os bem-te-vis pontuam com estridência.

Riva disse...

Realmente um cemitério diferenciado. Agradável.

Aqui, como negócio, bem que poderiam melhorar os serviços, com coisas legais durante o velório/homenagem.

E os preços ???

Ana Maria disse...

Pretendo, ou melhor, prefiro ser cremada, embora ainda nãotenha providenciado o documento oficial no Cartório.
A família já foi avisada deste meu desejo, assim como foi orientada sobre a destinação das cinzas. Estas poderão ser depositadas em qualquer lugar, desde que não haja restrição sanitária.
Não estarei mais naquele equipamento que necessitava para viver na Terra.