22 de novembro de 2019

EUFORIA x JÁ GANHOU !





Por
RIVA






                          EUFORIA x JÁ GANHOU !
(escrevo antes da grande final da Libertadores da América)

Respiro futebol desde criança, Copa de 58 em diante. Cresci numa família com torcedores de vários clubes, mais tarde amigos e colegas também torcedores diversos, até do Bangu, que na época sempre tinha um bom time. As brincadeiras e gozações raramente ultrapassavam as arquibancadas dos estádios de futebol, polarização e ódio não faziam parte das torcidas de futebol.

Só que “evoluíram” para “torcidas organizadas” bancadas pelos próprios clubes, e daí em diante chegamos ao HOJE, onde não se pode levar a família a qualquer estádio ou até barzinho pra assistir seu time jogar. Pancadaria antes e depois e até assassinatos de torcedores.

Hoje vou chamar Aquele Time do Mal de Flamengo. O que assistimos ontem no embarque dos jogadores para Lima foi um total absurdo em termos de segurança pública. Não dá para imaginar que as autoridades não soubessem que aquilo ia acontecer.



Ainda bem que nada de grave ocorreu (que eu saiba), mas o despreparo contra uma multidão apaixonada e eufórica não pode ser controlado.

Os jogadores deveriam ter sido transportados de helicópteros para o aeroporto – que se encontrasse outro meio de fazer a despedida deles da sua torcida.

Um dos meus filhos é Flamengo apaixonado. Não sei para quem vou torcer na final, só na hora do jogo meu coração vai sinalizar isso. Por trás dessa rivalidade toda existe um Brasil x Argentina.

Mas meu foco mesmo no post é o tal do “já ganhou”.


Copa do Mundo 1950

Meu pai me falou como foi isso na final do mundial de 50 no Maracanã. Com o meu FLU em 2008 era somente euforia, não havia o “já ganhou” porque tínhamos perdido feio o primeiro jogo das finais da Libertadores em Quito por 4x2. Então era muita esperança misturada com euforia, e foi uma linda festa naquele maldito 2 de julho de 2008.


Libertadores 2008

Sofri mesmo, mas muito mesmo, foi com o “já ganhou” quando perdemos para a Itália na Copa de 82.

Filhos fantasiados, timaço do Telê em campo jogando muito, e o que aconteceu …. o time só sabia jogar atacando, e não precisava nem da vitória.

Mas atacou, atacou, e levou 3 gols de contra ataque em falhas ridículas da defesa. Acabou tudo ali … foi simplesmente inacreditável o que aconteceu. Perdemos !!

Vejo semelhança nesse jogo do Flamengo na sábado.

Esse time só sabe atacar, e será contra argentinos cascudos, campeões de 2018 da mesma Libertadores, com uma baita tradição em conquistas continentais. Só o Boca Juniors acho que já levou 7 campeonatos.

Espero que o tal do “Mister”, o Jesus, saiba controlar o time nesse aspecto, bem como o emocional de 3 esquentadinhos do seu elenco, porque argentino passa a mão na bunda, dá dedada, dá porrada, é final !!

Quem viver verá!
E que domingo, as autoridades tenham sabedoria pra controlar a chegada da delegação do Flamengo no Rio de Janeiro – independente de resultado, porque essa torcida vai abraçar o time de qualquer maneira.

11 comentários:

Jorge Carrano disse...



Vou torcer MUUUUIIIINTO.

Riva Z4 disse...

Saindo do trabalho.

Aqui no Centro do Rio é clima de final de Copa do Mundo ... sabe aquela euforia, fogos pipocando a toda hora, pessoal agitado nas ruas, está assim.

Festa já está planejada na Presidente Vargas no domingo, e a GLOBO, acreditem, no programa Globo Esporte, colocou no ar e na mídia que a programação de domingo na telinha será :

FLAUSTÃO
FLANTÁSTICO

Se assim for, 2ª feira será feriado.
Quem viver, verá !

FLUi

Jorge Carrano disse...


Vou torcer mais ainda.

Jorge Carrano disse...


As mulheres embarcaram para Lima.

https://extra.globo.com/famosos/retratos-da-bola/mulheres-dos-jogadores-do-flamengo-embarcam-para-final-da-libertadores-em-lima-24094276.html

Procurei mas não vi informação sobre Zico. Será que ele foi?

Jorge Carrano disse...


Os torcedores do Boca Juniors não são hipócritas. Torcerão pelo Flamengo.

E os vascaínos, tricolores e alvinegros? E todo o resto do país? Seriam os corintianos nacionalistas?

Ana Maria disse...

Não pretendo assistir pois, se o Flamengo jogar bem, vou morrer de inveja. Faz tempo o Fluminense não nos empolga.
Mesmo não assistindo não tem como ficar de fora.
Os fogos já estouram meus ouvidos desde de manhã e as camisas vermelho e preto chegam a causar poluição visual.
Balanço entre dois desejos. Por um lado gostaria que o Flamengo ganhasse...
Mas por outro, se perder, preferentemente sem fazer nem um gol, minha alegria será maior.
Só assim não soltarão fogos que assustam os pets e me causam taquicardia.

Jorge Carrano disse...



# SI SE PUEDE!

O Club Atlético River Plate, simplesmente conhecido como River Plate, é um clube de futebol da Argentina, com milhões de torcedores aqui no Brasil

Jorge Carrano disse...


Tá 1 X 0 para NÓS.

Jorge Carrano disse...


FINAL:

2 X 1 para ELES.

Jorge Carrano disse...


Como diz o Perlingeiro, torcer pelo Flamengo é falta de imaginação.

Riva Z4 disse...

Escrevi que não sabia para quem ia torcer, qua na hora meu coração definiria. E definiu ..... fui de River, apesar do filho mengão.

Mas futebol é imprevisível. Inacreditável o que aconteceu numa decisão após os 43 do 2º tempo.

A MV torceu muito pelo filho.

Enfim, está mais que provado que justiça divina inexiste em futebol ... é cada um por si.

Aguardemos agora como ficam as famílias dos "10 Meninos do Ninho" !