16 de julho de 2019

Um fim de semana na ILHA de PAQUETÁ – Rio de Janeiro

Por
RIVA

Nunca tinha ido a Paquetá. A Matriarca Vascaína (MV) foi há muito tempo. Meu primogênito Rodrigo e sua esposa Fernanda nos convidaram para um fim de semana por lá, e topamos. A reserva foi feita numa residência com apenas 2 suítes, chamada SOLAR dos LIMOEIROS.

Solar dos Limoeiros

Pegamos a barca das 10h da manhã de sábado na Praça XV e chegamos em Paquetá às 11h10m. Uma viagem tranquila, com muitos vendedores dentro da barca. Um deles vendia produtos da MUSTAFÁ, e atesto a delícia que estavam os quibes e as esfirras, a R$ 5 cada.

Barca Praça XV - Paquetá

Trecho da ponte Rio-Niterói

Fomos a pé para a pousada (350 m das Barcas) e fomos muito bem recebidos pela proprietária Eveli Ficher. Quartos confortáveis com ar condicionado, ventilador de teto em um deles, TV com SKY, banheiro com um bom chuveiro, piscina no terraço, e dois gatos – o Otelo e o Zé. O café da manhã no dia seguinte foi simples e muito bom – pães deliciosos, geléia, queijo Minas, ovos mexidos, bolinhos de maçã, café e leite.

Otelo

Não existem automóveis na ilha. Caminhões apenas para recolhimento de lixo e distribuição de gás. As formas de deslocamento são a pé, de bicicletas e quadriciclos de pedalada. Os táxis são triciclos de pedalada para 2 passageiros. As charretes não são mais puxadas por cavalos ; são carrinhos elétricos para 5 pessoas, tipo os de campos de golfe.

Quadriciclo
Os preços são muito bons. O aluguel de bicicletas foi R$ 10 para umas 6 horas. O quadriciclo, que eu e a MV usamos, foi R$ 25 para o mesmo período. As corridas de táxi pela ilha custam R$ 5 por pessoa para qualquer lugar. Existem também tours nos carrinhos elétricos, com o motorista explicando tudo sobre os locais visitados.

Eco-taxi

Uma característica na ilha : TODOS são muito gentis no atendimento, nas orientações, qualquer morador que passa por você te cumprimenta !

Agora um resumo da nossa estada até domingo, quando pegamos a barca das 16h para voltar para a Praça XV no Rio :
Percorremos quase toda a ilha no sábado, com o quadriciclo e bicicletas.

É realmente muito bonita, paisagens deslumbrantes, casas muito bonitas. Estivemos em quase todos os pontos turísticos principais da ilha, deixando apenas a costa sudeste para o domingo.

Pedra da Moreninha

Parol Mesbla

Tunel do Eco
A ilha é absolutamente plana, super tranquila fazer de bicicleta. No quadriciclo sofremos um pouco, mais pela nossa idade, digamos, mas mesmo assim não fizemos feio e pedalamos juntos por horas acompanhando o Rodrigo e a Fernanda.

Família reunida
Em apenas 1 dia tiramos quase 300 fotos das belas paisagens, e do magnífico pôr do sol !! O dia estava lindo, e foi realmente um grande espetáculo do nosso Astro Rei !!

Tínhamos indicações de bons restaurantes, então no sábado almoçamos na CASA das ARTES, no norte da ilha. Simplesmente excelente – pastéis de jiló, bolinhos de bacalhau, bobó de camarão e costelinhas de porco. Ótimas cervejas. Bem ao lado, tem a CASINHA AMARELA, que deixamos para o almoço do domingo.
Jantamos no QUINTAL, da Dona Regina, esposa do ex-cracaço de bola Afonsinho, médico na ilha, que veio até nossa mesa bater um rápido papo sobre futebol e tirar fotos, a meu pedido. Fomos de queijo coalho melado, pastéis de bobó de camarão, feijão amigo, arroz do mar, linguini ao sugo e carne de porco com maionese e farofa. Comida tipo caseira de muito boa qualidade, com ótimo atendimento do Paulo, que trabalha há muitos anos na ilha.

Arroz do mar
A indicação principal para o jantar era na CASA de NOCA, mas não tinha jantar, eram somente petiscos e com música ao vivo. Preferimos ir jantar em outro local recomendado, que era o QUINTAL.

No domingo, Rodrigo e Fernanda, que são maratonistas, acordaram cedo e foram fazer a volta na ilha, que dá aproximadamente uns 7 km.

Nos encontramos às 9h para o café da manhã na varanda da pousada, fizemos o nosso check out e nos despedimos da Eveli, agradecendo a hospedagem show de bola.

Deixamos nossa bagagem (mala pequena e mochilas) num guarda-volumes, que também aluga bicicletas, tem banheiros e chuveiros pagos, de boa qualidade. E saímos a pé em direção ao sudeste da ilha, para vermos o que faltava de pontos turísticos principais – basicamente a Casa da Moreninha, o Orquídea Bistrô e o Farol da Mesbla ( uma miniatura do relógio da Mesbla da Cinelândia, mas na verdade um pequeno farol dentro do mar).

Como pretendíamos almoçar na CASINHA AMARELA no norte da ilha, pegamos uma charrete (carro elétrico) que nos levou até lá, por R$ 20.

Meus caros clientes do Pub da Berê .... comemos um camarão com molho de manga pra comer ajoelhado !!! Simplesmente maravilhoso ! Antes fomos de pastéis de camarão e .... casquinha de vatapá ! Tudo isso regado a caipivodkas de laranja e cervejas.

Camarão com manga
E a carruagem começou a virar abóbora ... hora de partir. Chamamos por telefone uma charrete para nos levar até o centrinho, pegamos nossa bagagem e a barca das 16h para a Praça XV.

Observações muito importantes :
   VIVO pega bem na ilha. A Oi é uma tragédia lá.
   Só tem uma agência bancária por lá : ITAÚ
    Todos esses serviços de aluguel de bicicleta, táxis, devem ser pagos em dinheiro. Leve grana !
 Os restaurantes aceitam cartões de débito e crédito, exceto o American Express – não sei porque.
   Apenas uma farmácia e um hospital.
   Visitar a ilha de 2ª a 6ª feira é tranquilo porque tem poucos turistas.
  Fim de semana vem bastante gente. Mas não nos atrapalhou, não sentimos dificuldade em conseguir tudo que queríamos. Acredito que no verão deva ser complicado em fins de semana.

Venham conhecer Paquetá, vale a pena. É só alegria, música, boa comida, lugares bonitos, pessoas muito educadas e gentis por toda parte. Quem quiser pode fazer um bate-volta de 1 dia. Tem barcas até 23h para a Praça XV.

Riva, bom dia!

Reproduzo aqui o comentário que fiz via e-mail.
Vou revisitar Paquetá depois de longos anos.
Depois que casei e trouxe milha mulher para Niterói (ela morava em Cachoeiro de Itapemirim - ES ), fizemos alguns passeios pelo Rio de Janeiro, que ela pouco conhecia.
Um dos primeiros lugares visitados foi a ilha, por causa do romance do Joaquim Manuel de Macedo "A Moreninha".
A diferença é que ao longo de tantos anos (estou com 54 de casamento) a ilha mudou muito, a julgar pelo seu relato.
Devo voltar? Ela mantém seu bucolismo? Segurança? Tranquilidade? De novo por suas observações parece que sim.

Rodrigo March disse...

A ilha mantém tudo isso sim.

Acho mais tranquilo passar a noite do que voltar no mesmo dia.

Foi um excelente fim de semana.

Caro Riva,
Já não é a primeira vez que potagem sua (sobre passeio) bate recorde de acessos.
Considerado o pouco tempo em que está "no ar", publicado, está sendo o post mais acessado. Note que falo de visitas com leitura, e não comentários.
Tal fato me leva às seguintes reflexões:
1) você tem uma família muito grande (rsrsrs)
2) Paquetá é um local muito apreciado;
3) Você deveria ser secretário de turismo da ilha (rsrsrs).
4) Você usou redes sociais para promover o post, solicitando visitas.

A sério, valeu!

CHIRLE disse...

Boa tarde, Paulo!
Estou maravilhada com suas informações turísticas sobre a Ilha de Paquetá. Há alguns anos visitei a Ilha, porém, não havia muita novidade,por isso não retornei mais. Com suas informações valiosíssimas estou bastante animada.

Valeu muito !

Riva disse...

Well, vamos por partes rsrsrs ...

- A família não é grande
- mandei para 2 grupos no WhatsApp - tricolores e ex-alunos da turma de 66 do Abel
- mandei para umas 5 pessoas aqui no trabalho
- ainda não coloquei no Facebook

Pode ter sido isso, não sei a quantidade de acessos.

Grato pela bela edição da matéria.

Abração e que vença o menos pior sábado em São Janú !!

Jorge Carrano disse...

Para quem não sabe "Generalidades Especializadas" é a "razão social" do blog, digamos assim. E "Pub da Berê" o nome fantasia, utilizado por frequentadores (seguidores) e simpatizantes.

Porque aqui debatemos, trocamos experiências, ideias e conceitos, como se estivéssemos numa conversa de botequim.

Só que nosso nível de sofisticação exigia um ambiente mais elitista, daí um pub. rsrsrs

Riva disse...

Meu caro amigo Carrano, seu comentário me lembra um fato marcante na minha banda de rock REINO DE MAGOG, em 1983 ou 1984. Foi o seguinte :

Gravamos nossa 1ª música, Edifício Saint Martin, e enviamos a fita para a Rádio MALDITA FM, que na época era a top na divulgação de bandas.

Por lá nasceram Kid Abelha e seus Abóboras Selvagens, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Marisa Monte que na época era cantora da banda Rumo, Ultraje a Rigor, e tantas outras.

Eles tinham um programa diário às 18 horas, chamado RUSH, que tocava as músicas mais pedidas durante o dia. E acredite, nossa música EDIFÍCIO SAINT MARTIN bombou num dia !!

Mas a rádio achou que era "jabá", tipo a mesma ou mesmas pessoas ligando o dia inteiro, o que não era verdade.

Para nossa frustração, ouvimos na rádio às 18h a crooner Monika Venerabili falar : Edifício Saint Martin, com pedidos do cachorro ao jardineiro, uma prática manjada ....e pela ingenuidade da banda, vamos tocar pela última vez a música Edifício Saint Martin.

Foi uma DUCHA de água fria em cima de todos nós da banda, que acabou meses depois, sem força para continuar sem o apoio do público da MALDITA FM.

Foi cruel demais, não era fato, não era verdade. Quem ligou durante o dia, ligou porque gostou realmente da música.

Hoje em dia, com a web, é muito mais fácil a pulverização de links e fatos, haja vista a FAKE NEWS. Não sei avaliar se foi por meu intermédio ou não.

Jorge Carrano disse...

Não poderia deixar passar a oportunidade de fazer uma blague. Provocar o autor.

Vejam as origens de tráfego, desde as 7 horas da manhã.

Comprova, pela dispersão, que não foram as mesmas pessoas. Não foi caso de "jaba".

É impressionante o efeito multiplicador. Se alguém gosta encaminha o link para os de sua lista. E assim sucessivamente.

Sem contar a pesquisa Google. Hoje nem tanto, mas no passado (o blog vai completara 10 anos em novembro) o tema como o deste post, por exemplo "Paquetá", colocado na barra de pesquisa remeteria ao blog.

A estatística abaixo (copy and paste) não fica bem editada, mas dá ideia do universo.

Ademais disto, coincidência, ou não, o blog ganhou mais um seguidor, de ontem para hoje: Willians Sousa.

Sites de referência
Entrada Visualizações de página
www.google.com

www.google.com.br

m.facebook.com

www.bing.com

yandex.ru

Caramba, que legal !!

PS: Willians é meu funcionário, adora caminhadas e viagens rsrsrsrsrs.
(pano rápido)

Bem-vindo, Willians.

Grato pela visita e cometário.

Como concitado num cartaz no botequim do "Seu Henrique", na década de 1940: "Obrigado. Volte sempre"