22 de julho de 2019

Internet das Coisas ou Coisas da Internet – IoT ou ToI





Por
RIVA






IoT = Internet das coisas (em inglês: Internet of Things , abreviadamente, IoT, sendo IdC o acrônimo equivalente em português) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. É a conexão dos objetos, mais do que das pessoas, à internet.

É o conceito de conectar qualquer device à internet e a outros equipamentos   conectados. É uma rede gigantesca de conexões entre coisas e pessoas, que coleta e compartilha dados sobre a forma como os aparelhos são usados e também sobre os ambientes em que estão. Os dispositivos são capazes de interagir uns com os outros e não necessariamente precisam de uma intervenção humana para se comunicarem.



Alguns exemplos :

Smart TVs
Um dos exemplos mais comuns atualmente são as smart TVs. Elas podem acessar a web por meio de uma rede Wi-Fi ou também por cabos de rede. Se a sua televisão acessa a Netflix sem estar conectada ao computador, por exemplo, ela é uma smart TV. Lembrando que as televisões não têm uma rede própria.

Wearables
Todos os dispositivos tecnológicos “vestíveis” (usados como peças de vestuário) também são um exemplo de internet das coisas. São objetos do dia a dia, como óculos, pulseiras, relógios, camisas, etc, que têm uma tecnologia móvel embutida. Os smartwatches, como o Apple Watch e o Samsung Gear S2, são wearables e, consequentemente, exemplos de IoT. Isso, pois têm acesso à internet e podem ser conectados aos smartphones.

E por aí vai, e pra onde vamos ? Carácoles !

Outro dia pesquisei num site o preço de passagens para Londres. No dia seguinte recebi um tsumani de mensagens sobre viagens para Londres de vários sites e mídias ! Ainda recebo ....

A MV foi pesquisar preço uma nova TV para o “quarto dos meninos” que nos abandonaram (rsrsrs), pois a TV se foi com o último que levantou voo (não tem mais acento circunflexo, certo, Profª Rachel ? ). Putz, outro tsunami até hoje de ofertas sobre TV exatamente com a especificação desejada.

Não temos mais sossego. Como impedir isso ? Uma inimaginável invasão de privacidade, descontrolada e sem qualquer algoritmo de defesa. Um especialista americano em computadores, certa vez numa daquelas entrevistas das páginas amarelas da VEJA (nem sei se ainda existem), disse que para se livrar disso tudo, somente desligando o computador da tomada !

O problema é que hoje todos tem que usar a maquininha, até os que não sabem usar ; que peçam a um amigo ou paguem para preencher os diversos formulários obrigatórios pela web.

Lendo os bons livros do Yuval Noah Harari – Sapiens, Homo Deus e 21 Lições – percebe-se onde vamos chegar – não estarei por aqui para atestar os fatos. E como eram geniais os desenhos animados de Hannah e Barbera, hein ?

Nesse ponto do post, recordo o último do Carrano, nosso Blog Manager e Owner do PUB da BERÊ :


  
Temos que considerar o quanto estamos dependentes desses processos todos. Lembro um fim de semana que fomos passar próximos de São Paulo na casa de um sobrinho. Não tinha sinal de internet no local. QUASE ENLOUQUECI !!

Sim, sou addicted to web ! Totalmente. Uso demais vários aplicativos de comunicação e de pesquisa, e por isso, não tenho defesas contra a invasão em minha privacidade.



Internet das Coisas, ou Coisas da Internet ?

No último fim de semana passamos 2 dias maravilhosos em Paquetá. Sim, foi “duca”, mas se não fosse a VIVO do meu filho ....minha Oi não funcionou bem. Olha só como essa m..... afeta tudo no nosso dia a dia ......

Ou é comigo ?
Ou é conosco ?
Ou é global ?

Quem viver, verá ! 

3 comentários:

Jorge Carrano disse...


Já vi coisas incríveis acontecidas com pessoas que não desgrudam os olhos da telinhas de seus smartphones.

Tropeços, perder o ponto de ônibus onde deveria desembarcar, esquecer embrulho sobre o balcão, enfim uma enorme gama de contratempos.

É uma boa comodidade poder acionar uma tecla do controle remoto e mudar do canal televisivo para a Netflix - e vice-versa - sem precisar do notebook.

Para mim o grande ganho com a rede mundial, é a possibilidade de pesquisa. Répida e eficiente.

Ana Maria disse...

Não é só com vc, Riva. Eu aos 74 anos estou "quase" dependente da rede, imagine os jovens.
O próprio sistema nós obriga a isso quando exige internet para inscrição em concursos, cadastramento da tele sena, consulta de ipva e uma série de atos da vida diária.
É, pode ser um mal, mas que se faz necessário.

Riva disse...

Ana, não tem volta mais. Será assim e cada vez maior a dependência.
O ser humano vai ter que se reinventar como cidadão.

Bj