20 de março de 2019

MESSI & CRISTIANO RONALDO


Mas poderia ser Cristiano Ronaldo e Messi, porque a ordem dos fatores aqui, até este momento, e na minha visão, não altera o produto.

São disparados, depois de Pelé, os dois melhores jogadores de futebol que estou tendo o privilégio de ver jogar.

Seus estilos de jogo não são exatamente iguais. Fisicamente também não. Mas são decisivos.

Vi Zizinho e Di Stefano, mas estes se destacaram antes de Pelé. Vi Maradona, vi Romário, vi Zidane, vi Ronaldo (o fenômeno), vi Puskas e outros bons jogadores brasileiros e estrangeiros.

Mas estes dois têm dominado o cenário internacional na última década, sem sequer uma sombra de concorrência.



O português, em recente partida pela  Champions League, entrou em campo defendendo a Juventus, com um placar adverso. O adversário, o Atlético de Madrid, vencera o primeiro jogo por 2X0. Tinha, portanto, uma considerável vantagem. Só seria eliminado se perdesse o jogo por 3X0.

Pois perdeu. E quem foi o autor dos três gols que garantiram à  la vecchia signora a permanência na competição? Ninguém senão ele: Cristiano Ronaldo.


Neste último final de semana, em Sevilha, jogaram Barcelona e Betis.



Os catalães venceram por 4X1 e Messi foi autor de três gols. Foi aplaudido de pé calorosamente pela torcida adversária.

Aconteceu, no passado, de pararem uma guerra regional por causa de um jogo de futebol no qual estaria presente o melhor jogador do mundo. Ele foi unanimidade. Mas desde a aposentadoria do Rei nenhum outro jogador foi tão respeitado e aplaudido até por adversários.

Claro que a o movimento de independência da Catalunha impede que madrilenhos reconheçam a aplaudam o talento do argentino, mas apenas esta razão política impede que tal não aconteça, mesmo ele não sendo catalão.

O português é vaiado e hostilizado, mas por seu ego, sua vaidade, digamos assim, sua mascara. Mas joga demais.



4 comentários:

Jorge Carrano disse...



KKKKKKK

Nem o Neymar, que estaria mais perto do feito, conseguirá. Esse Vinicius Junior terá futuro igual ao do Robinho, que saiu do Brasil para ser o número 1 do mundo e não deu em nada no exterior.

Selecione cole o endereço abaixo na barra do navegador.

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/em-espanhol-vinicius-junior-diz-admirar-zidane-em-videos-e-se-ve-na-briga-pela-bola-de-ouro-aos-25.ghtml

Antes destes brasisleiros, coloco o francês Mbappé.

Riva disse...

Eu não gosto do futebol do CR7, não mesmo. É um robot com um baita preparo físico, desprovido de calor humano. Não comemora gols que não os seus.

É eficiente ? Sim, mas craque é muito mais que correr e fazer gols. Craque alia preparo físico com criatividade, com inteligência, com servidão, e o resultado é genialidade.

Messi é craque. Se coloca muito bem em campo (Romário era mestre nisso), joga com inteligência - sabe tudo de trajetória de bola, de colocação de goleiro.

Meu conceito de craque é muito seletivo, como é o de ídolo (só tive um - Castilho).

Vi grandes jogadores de futebol atuarem, ótimos jogadores mesmo, mas craque ... Maradona, Pelé, Garrincha, Beckenbauer, Ronaldinho Gaucho.

Jorge Carrano disse...


Separo o jogador habilidoso, artista da bola, do eficiente. Numa competição oficial interessa é ganhar, com todo o respeito ao Barão de Coubertin.

Num jogo de futebol soçaite (society, se prefere),cabem Özil, Pastore, Ganso e cabia o Ipojucã, que você não viu jogar, manino que é (rsrsrs). O Ronaldinho Gaúcho também sabe brincar, com aquela repetida bobagem de olhar para um lado e jogar a bola para o outro.

Na pelada a irreverência fica legal, mas futebol é bola na rede, como definiu o cronista.

Futebol competição é outra coisa. Romário sempre avisou que não entrava em campo para jogar e sim para fazer gols.

O Cristiano Ronaldo é assim, entra para fazer gols que, ao fim e ao cabo, é o que decide uma partida. Eu o admiro desde o Manchester United, pois como sabem acompanho desde há muito a Premier League.

Mesi é mais genial, mais cerebral, mas também tem faro de gol.

Jorge Carrano disse...


Nenê e Ganso no mesmo time? Huuuuummm!