26 de março de 2019

Fontaine, Platini, Zidane, Henry e Mbappé


Qual o melhor francês? Sei, sei que não dá para comparar jogadores de diferentes épocas. No passado a velocidade do jogo era menor e não havia tanta imposição física.

Mas a técnica não tem geração. Uma matada de bola hoje, é igual a de meados do século passado. Não? Alguém está dizendo que não porque a bola não é mais a mesma. Cadê o capotão com costura?

A qualidade do gramado influi na parte técnica. Os gramados de hoje raramente têm montinhos artilheiros, não têm touceiras de capim. Hoje é mais fácil dominar a bola, deixa-la submissa, escravizada aos pés do jogador hábil.

Está acerto, darei o desconto quanto a bola e ao gramado.

Just Fontaine
Vi todos jogando. Just Fontaine em filmes da Copa de 1958, da qual foi o artilheiro com 13 gols. Aliás que nenhum outro conseguiu alcançar esta marca de 13 gols numa mesma edição.

Michel Platini

Michel Platini, que se tornou dirigente, foi um bom meio-campista. De origem italiana. Ajudou a eliminar o Brasil da Copa de 1986. Diz a lenda que quando ele se aposentou, a seu pedido a largura do estádio Parc de Pinces, em Paris,  foi reduzida em 2 metros. Quem, depois dele, aproveitaria aquele espaço para lançamentos?

Zinedine Zidane
Zinedine Zidane, carrasco do Brasil, foi um dos melhores jogadores que vi atuando. Campeão mundial em 1998. Virou técnico vitorioso. De origem argelina. Contemporâneo do Henry. Melhor do mundo, pela FIFA,  em 1998, 2000 e 2003.

Thierry Henry
Thierry Henry, grande artilheiro, um dos jogadores mais importantes do Arsenal, da Inglaterra (onde jogou por oito anos), atuava no time que conquistou de forma invicta o título da Premier League, na temporada 2002/2003. Duas vezes escolhido o segundo melhor do mundo.Campeão mundial pela França em 1998.

Kylian Mbappé
Kylian Mbappé, a despeito do nome, é francês e é o astro do momento. Disputado pelos maiores clubes do mundo. Joga muito. Reúne qualidades do Messi e do Cristiano Ronaldo. Posso queimar os dedos, mas acho que ganha a bola de ouro antes do Neymar (se é que este algum dia ganhará o troféu). Origem camaronesa.

9 comentários:

Jorge Carrano disse...


O cai-cai um dia será eleito o melhor do mundo?

Riva disse...

O interessante desse repositório de craques franceses e de conquistas recentes é que o campeonato francês é horrível, times ruins, jogos ruins ... não consigo assistir.

Como explicar isso ? Como dá liga, quando se juntam numa seleção ? Será consequência da mediocridade dos outros, ou é virtude deles ?

Estou falando e assistindo a uma seleção brasileira ridícula, com Paquetá com a camisa 10 ..... inacreditável ! E Galvão Bueno esmerdalhando a empáfia da verborragia do Tite .... 1x0 Rep. Tcheca.

Não, o CaiCai não chega lá, pq craque inclui caráter além da magia no futebol.

Jorge Carrano disse...


Riva,
O canal 39 - SportTV - embora seja Globo não tem Galvão Bueno. Já é um ganho.

Em três copas fomos eliminados pelos franceses: 1986, 1998 e 2006.

No confronto de 1958 ganhamos de 5X2, mas aí o buraco era mais embaixo: Pelé e Garrincha.

Riva disse...

Futebol é F.......... !!! kkkk

Dois golaços depois do empate, e ganhamos de 3x1
(pano rápido)

Jorge Carrano disse...


Vamos analisar, Riva.

A República Tcheca já havia feito cinco substituições colocando reservas, muito mais fracos.

Riva disse...

Não quero mais falar sobre futebol por um bom tempo.

Não dá pra assistir um imbecil derrubar um cara aos 49 do 2º tempo, quando o cara estava saindo da área pela lateral. Muito estranho ..... levantem a vida desse rapaz .....

Vou voltar pra caverna, pra me reciclar, pq ontem foi demais pra mim.

Jorge Carrano disse...


Imbecil é um adjetivo adequado.

Riva disse...

Enquanto isso, na Inglaterra ......

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/campo-movel-cervejaria-propria-e-paredao-estilo-borussia-confira-o-estadio-bilionario-do-tottenham.ghtml

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...


Enquanto isso, na Espanha ....

https://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/real-madrid-quer-santiago-bernabeu-como-melhor-estadio-do-mundo_36777.html

Serão mais de dois bilhões de reais.