19 de fevereiro de 2019

Às favas as tradições




Não está escrito em nenhum lugar que o Brasil deva abrir, todos os anos, a Assembleia Geral da ONU, com discurso de seu presidente.

Entretanto é assim que ocorre dede 1955.

A isso  chamamos  TRADIÇÃO.

As tradições são pilares que sustentam famílias, sociedades e países.

A troca da guarda no palácio de Buckingham tem uma cerimônia, um ritual, que é mantido tradicionalmente há anos e atrai diariamente turistas de todo o mundo.



Não vou ficar aqui desfilando outras tradições nacionais e institucionais. Todo mundo conhece ou já ouviu falar de várias delas.

Mas vou lembrar à torcida tricolor que eles bateram às portas do Judiciário, em  2015, para garantir o direito de uso do TRADICIONAL pó de arroz nos jogos de seu time. A 10ª câmara cível do Tribunal de Justiça, por unanimidade, garantiu esse direito.


Tem muita gente, inclusive na imprensa, afirmando que o Vasco não tem mais direito de invocar a seu favor a tradição de ter sua torcida postada no lado direito das tribunas sociais e cabines de rádio e TV, agora chamado de Setor Sul, porque aquele Maracanã não mais existe.

Foi reconstruído em 2013.

Mas o Vasco ocupou aquele espaço, sem questionamentos, por 63 anos. Desde 1950. Direito conquistado numa competição.

O imbróglio, criado pelo Fluminense, e lamentavelmente endossado pelo tal Consórcio Maracanã, que admitiu incluir no malsinado contrato a cláusula violadora de uma tradição de 63 anos, foi afrontoso. Cláusula que, de resto, nem é bem clara, a ponto de suscitar interpretações divergentes.

Segundo a interpretação agora trazida a luz, o Fluminense só teria direito de ocupar o Setor Sul quando mandante do jogo.

Ora, pergunto eu: como é o nome oficial do estádio? É Mario Filho, como era até 2013? Seu nome popularmente escolhido  ainda é Maracanã? Sim é!

O endereço do estádio ainda é o mesmo?

Então não tem amparo o argumento de que a tradição não poderia prevalecer em função das obras realizadas no estádio.

O Flamengo, clube de maior torcida na cidade e no Estado, nunca criou problemas nos jogos entre os dois clubes, com mais de 100.000  torcedores no estádio. Sua torcida ocupava o lado esquerdo e a do Vasco o lado direito.

Querem saber mais? Estes dois clubes eram os únicos cujas torcidas organizadas tinha sala especial (privada) no estádio, para guarda de instrumentos de bateria, bandeiras, etc.

3 comentários:

Riva disse...

Meu caro, a partir do momento em que a CBF - e as torcidas todas - aceitaram o projeto FIFA de extinção dos geraldinos, das bandeiras e da bandinha nas arquibancadas, me desculpe, mas a TRADIÇÃO foi para o c....... !!

O Maracanã não existe mais. O que existe ali é um elefante branco, para peças de teatro, em que os espetáculos de futebol ainda se permite gritar GOL.

Quanto ao contrato com a Odebrecht, é assunto para advogados. Se alguma coisa está escrita ali, tem que valer. Não sei o que está escrito.

PS: hoje dizem que GANSO vai jogar ..... hope so !

Jorge Carrano disse...



O Flamengo é penta ou hexa? Oficialmente, a CBF considera o Sport campeão de 1987. Também o STF. O Supremo Tribunal Federal bateu o martelo: o Sport continua sendo o único campeão brasileiro de 1987.

Você tem razão, Riva. É assunto para advogados.

O Direito é relativo e dinâmico. O Direito dos Contratos (obrigações) tem estas características.

Já foi inquestionável a teoria do PACTA SUNT SERVANDA. Agora a teoria predominante é a REBUS SIC STANTIBUS.

Vida que segue. Sou um apaixonado pelas tradições: homem come mulher, feijão com a arroz é uma combinação bem balanceada, São Jorge matou a dragão, etc.

Riva disse...

Eu seria hipócrita se dissesse que não concordava com seu último parágrafo.

Mas hoje parece ser crime pensar dessa forma ......